Notícias

28/06/2017

Equipe do CONSAMU realiza audiências em Santa Tereza do Oeste e Lindoeste.

Presidente do Consórcio e prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, realizou reuniões visando conhecer a demanda de cada município com relação ao atendimento do Samu.

Conhecer a demanda relacionada aos atendimentos feitos pelo Samu nos 43 municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu) é um dos objetivos do presidente e prefeito de Palotina, Jucenir Stenzler, que realizou audiências nas cidades de Santa Tereza do Oeste e Lindoeste, na última quinta-feira, dia 22.

Em Santa Tereza do Oeste, município com pouco mais de 12 mil habitantes, Jucenir manteve audiência com o prefeito Elio Marciniak, popularmente conhecido como “Kabelo” e o secretário de Finanças, Edivan Zen Amaral. Na oportunidade, o chefe do executivo salientou que o maior empecilho em relação ao Consórcio é a forma que estão sendo distribuídas as obrigações entre os entes da federação, onde a maior parte dos recursos aportados é dos municípios que integram o Consamu. Durante a conversa, Kabelo anunciou que em breve a base do Samu será transferida para um local próprio para melhor atender a população e oferecer melhores condições para as equipes de socorristas. Atualmente, a base está anexada à unidade de saúde.

Em Lindoeste, o encontro na prefeitura foi com o prefeito José Romualdo, conhecido como “Zezinho” e a equipe de saúde. O município com cerca de 5.500 habitantes não possui base do Samu, sendo atendido pela ambulância de Capitão Leônidas Marques, e eventualmente, por Santa Tereza. Os pacientes recebem o primeiro atendimento no Hospital Municipal do município que conta com 21 leitos, e quando há casos mais graves são encaminhados para Cascavel. Zezinho relatou que a grande dificuldade muitas vezes está com relação à regulação, ou seja, o fechamento do diagnóstico para deslocamento da ambulância para prestar o atendimento.

Para o diretor geral do Consamu, José Peixoto, essas audiências com os prefeitos, antes inexistentes, permitem conhecer a realidade de cada município e melhorar os serviços do Samu. “Esses encontros são benéficos para o Consórcio, pois assim podemos identificar eventuais problemas. Por isso, é importante que os responsáveis oficializem nossa equipe administrativa sobre o atendimento prestado para que possamos ter uma avaliação sobre o andamento do sistema”, destaca.

O presidente do Consamu, Jucenir Stentzler, avaliou os encontros de maneira positiva e enalteceu o trabalho desempenhado pelos prefeitos em cada município. “Dessa forma poderemos avaliar o atendimento do Samu nos 43 municípios do Consórcio e buscar soluções para melhorar o atendimento a população”, disse.

As audiências foram acompanhadas pelo Diretor geral do Consamu, José Peixoto; Diretor de Enfermagem, Carlos Augusto Pereira, e pela assessora, Nedir Constantin.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Palotina.