Notícias

20/09/2017

Consamu realiza treinamento aos agentes do DEPEN-PR.

 

 O Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) possui uma equipe capacitada em treinamentos e educação continuada. Nos dias 18 e 19 de setembro de 2017, agentes do Setor de Operações Especiais (SOE) do DEPEN-PR receberam um treinamento em atendimento pré-hospitalar, ministrado pelos profissionais do Consamu.

O treinamento foi dividido em quatro módulos: primeiros socorros, autoatendimento, resgate tático e operações conjuntas de resgate tático. No decorrer do curso, os agentes colocaram em prática técnicas de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, técnicas de autoproteção e auto curativo, retirada e atendimento de vítimas em locais de risco, além de simular o atendimento em conjunto com o SAMU.

Para o Diretor de Enfermagem do CONSAMU, Carlos Pereira, que também atuou como instrutor do curso, o treinamento propiciou um momento de interação e troca de conhecimentos entre as duas instituições. No atendimento de uma vítima em área hostil, os envolvidos devem falar a mesma língua e estarem extremamente alinhados, para garantir que os riscos sejam minimizados e a(s) vítima(s) receberá(ão) o melhor tratamento de acordo com a situação. O objetivo dessa instrução foi capacitar o agente de segurança penitenciária para realizar os primeiros atendimentos básicos dos feridos em uma situação de crise.