Notícias

Equipes do CONSAMU atendem paciente idoso.
Equipes do CONSAMU atendem paciente idoso.

Na tarde deste domingo (19), a equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU foi acionada para transferir um idoso, 76 anos de idade, que estava na cidade de Guaraniaçu-PR. O paciente estava com bradicardia e precisou ser transferido. Uma ambulância de suporte básico do SAMU de Guaraniaçu fez o transporte do Hospital Santo Antônio de Guaraniaçu até o local de pouso do helicóptero. O paciente foi transferido ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP de Cascavel, onde receberá atendimento especializado. Uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel prestou apoio terrestre, para transportar o paciente do aeroporto até o HUOP.

19/07/2020

Homem é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Homem é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até a área rural de Cascavel, na manhã deste sábado (18), para realizar o atendimento de um homem que ficou ferido após queda de um galho de árvore sobre as pernas. Inicialmente, o SIATE foi acionado, realizou o primeiro atendimento e protocolo de trauma, constatou a gravidade da lesão e solicitou suporte avançado de vida no local. Para otimização do tempo resposta o helicóptero foi acionado. O paciente, 34 anos de idade, teve fratura exposta e foi encaminhado ao Hospital Universitário de Cascavel. A operação contou com o apoio do SAMU de Cascavel.

18/07/2020

Profissionais do CONSAMU atendem mulher desacordada.
Profissionais do CONSAMU atendem mulher desacordada.

Uma ambulância de suporte avançado de vida do SAMU de Cascavel foi acionada, na manhã deste sábado (18), para realizar um atendimento de apoio ao SIATE. A mulher de 19 anos de idade foi encontrada desacordada em domicílio e precisou de atendimento. Foi necessário realizar entubação para ajudar na respiração da paciente, e após a estabilização ela foi encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veneza.

18/07/2020

Equipes do CONSAMU prestam atendimento em acidente,
Equipes do CONSAMU prestam atendimento em acidente,

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU prestou atendimento a uma vítima de acidente moto x caminhão, na rodovia estadual, em Tupãssi-PR. A vítima do sexo feminino tem 27 anos de idade, teve traumatismo cranioencefálico e precisou ser intubada ainda no local. A paciente foi encaminhada ao hospital São Lucas de Cascavel. Em Tupãssi, a equipe de suporte básico do SAMU prestou atendimento e apoio a equipe do helicóptero. Uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel transportou a paciente do local de pouso até a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas, para cuidados especializados.

18/07/2020

CONSAMU ministra treinamento de manejo de vias aéreas de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19.
CONSAMU ministra treinamento de manejo de vias aéreas de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19.

  Com o objetivo de capacitar os profissionais médicos no uso de técnicas específicas para o manejo avançado de via aérea em pacientes suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná-CONSAMU ministrou um treinamento, no dia de ontem (15). A capacitação ficou sob a responsabilidade da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU e foi ministrada por médicos do Consórcio. As vagas foram disponibilizadas aos profissionais dos 43 municípios que integram o Consórcio. Os participantes tiveram a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento em: técnicas específicas para procedimentos de intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea em pacientes portadores de Sars-CoV-2 (causador da atual pandemia da Covid-19), minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais envolvidos. O evento teve a participação de 40 profissionais pertencentes aos municípios de: Palotina, Maripá, Ibema, Diamante do Sul, Cascavel, Tupãssi, Lindoeste, Terra Roxa, Mercedes, Formosa do Oeste, Toledo, Santa Helena e Cafelândia.

16/07/2020

Profissionais do CONSAMU realizam parto.
Profissionais do CONSAMU realizam parto.

No início da madrugada desta quarta-feira (15), uma ambulância de suporte básico do SAMU de Tupãssi foi acionada para realizar a transferência de uma gestante de 40 semanas, em trabalho de parto, para o Hospital Bom Jesus de Toledo. A ambulância de suporte avançado de Toledo foi deslocada para apoio e interceptação da equipe de suporte básico, devido ao risco de nascimento na ambulância. Ao chegarem no Hospital, o bebê nasceu, ainda na maca da ambulância do SAMU, e após ficou aos cuidados do hospital.

15/07/2020

Equipes do CONSAMU transferem criança vítima da COVID-19.
Equipes do CONSAMU transferem criança vítima da COVID-19.

Na noite de ontem (14), uma ambulância de suporte básico pertencente ao município de Cascavel, operacionalizada pelo CONSAMU, realizou o transporte de retorno de uma criança moradora de Cascavel, que estava internada no hospital Policlínica de Pato Branco - referência em leitos de UTI pediátrica para crianças acometidas pela COVID-19. Na ocasião, a menina de apenas nove anos de idade foi encaminhada a Pato Branco por uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel e permaneceu em tratamento por um período de 24 dias, entre unidade de tratamento intensivo e enfermaria. Acompanhada pela mãe, a paciente retornou, portanto, na data de ontem, onde permanece internada no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). O transporte ocorreu sem intercorrências.

15/07/2020

Vítima de queimadura é socorrida pelos profissionais do CONSAMU.
Vítima de queimadura é socorrida pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se a Toledo, na manhã desta quarta-feira (15), para transferir um paciente, masculino, 21 anos de idade, que sofreu  queimaduras por choque elétrico, com lesões em tórax e membros superiores. Após o manejo no hospital Bom Jesus, a vítima foi encaminhada ao Hospital Universitário de Londrina pelo helicóptero.  Uma ambulância de suporte básico do SAMU de Toledo prestou apoio terrestre ao helicóptero até o aeroporto de Toledo e uma equipe do suporte avançado do SAMU de Londrina também foi mobilizada para apoio.

15/07/2020

Bebê engasgado é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Bebê engasgado é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

Na tarde desta quarta-feira (15), a equipe da ambulância de suporte básico e a motolância do SAMU de Cascavel foram acionadas para uma ocorrência de um bebê de 02 meses de vida. A informação é de que ele teria engasgado com chá. A técnica em enfermagem e o condutor socorrista realizaram manobras desengasgando o bebê. Após a avaliação do enfermeiro da motolância, com apoio do médico regulador, o paciente foi liberado no local.

15/07/2020

Equipes do CONSAMU são mobilizadas para atendimento a idoso.
Equipes do CONSAMU são mobilizadas para atendimento a idoso.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até a cidade de Guaíra – PR, na manhã desta terça feira (14), para realizar a transferência de um homem de 77 anos. O paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guaíra, ainda pela manhã, após apresentar crise convulsiva no domicílio, onde fui intubado pela equipe da ambulância de suporte avançado do SAMU local . O pouso da aeronave aconteceu no heliponto da UPA e após o manejo do paciente, ele foi encaminhado ao Hospital Bom Jesus, para assistência especializada. A operação terrestre contou com o apoio da ambulância de suporte avançado do SAMU de Toledo.

14/07/2020

Helicóptero realiza transferência de paciente de Três Barras do Paraná a Cascavel.
Helicóptero realiza transferência de paciente de Três Barras do Paraná a Cascavel.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Três Barras do Paraná, na manhã desta terça feira (14), para realizar a transferência de uma mulher de 77 anos, com hemorragia abdominal.  A paciente recebeu o primeiro atendimento no hospital do município, onde foi medicada e solicitada a transferência. A operação contou com o apoio do SAMU de Três Barras do Paraná e do SAMU de Cascavel. A paciente foi atendida, estabilizada e encaminhada ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) de  Cascavel, para atendimento especializado.

14/07/2020

Vítima de infarto é socorrida pelas equipes do CONSAMU.
Vítima de infarto é socorrida pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se a Cafelândia, na tarde desta terça-feira (14), para transferir um paciente, masculino, 51 anos de idade, que sofreu um infarto e precisou ser transferido ao Hospital São Lucas de Cascavel, para cuidados especializados. Foi necessário o apoio de uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel.

14/07/2020

Profissionais do CONSAMU atendem vítima de queda de mesma altura.
Profissionais do CONSAMU atendem vítima de queda de mesma altura.

Na tarde desta terça-feira (14), a equipe de Suporte Avançado do SAMU de Cascavel foi acionada para transferir um homem, que estava no município de Braganey-PR. O homem de 59 anos de idade foi atingido por um galho e consequentemente sofreu queda de mesma altura. Ele precisou ser transferido para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), para cuidados especializados.

14/07/2020

Agradecimento do Presidente do CONSAMU.
Agradecimento do Presidente do CONSAMU.

Presidente, Sr. Jucenir Leandro Stentzler, agradece o empenho dos gestores municipais, governo do Paraná e a todos os servidores e colaboradores do Consamu.  

14/07/2020

Idoso é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Idoso é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

No final da noite de ontem (12), uma ambulância de suporte básico do SAMU de Cascavel foi acionada para atender um idoso de 76 anos de idade. Chegando no domicílio do paciente, em Cascavel, a equipe o avaliou, e ele estava evoluindo com rebaixamento do nível de consciência, sendo assim, foi deslocada uma ambulância de suporte avançado para apoio. O paciente evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado pelas equipes e apresentou retorno da circulação espontânea. O paciente, com quadro grave, foi encaminhado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

13/07/2020

Homem é socorrido pelo helicóptero.
Homem é socorrido pelo helicóptero.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Terra Roxa, na manhã desta segunda-feira (13), para realizar a transferência de um homem de 50 anos de idade. O paciente estava no Pronto Atendimento do município, com sangramentos, devido a um problema no fígado e pressão baixa, necessitando de medicamentos injetáveis para manter a pressão. O pouso da aeronave aconteceu no Pronto Atendimento e o paciente foi transportado à Uopeccan de Cascavel, para atendimento especializado. A operação contou com apoio terrestre do SAMU de Cascavel.

13/07/2020