Notícias

Equipes do CONSAMU atendem vítima de infarto.
Equipes do CONSAMU atendem vítima de infarto.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Terra Roxa, na tarde deste domingo (12), para transferência de um paciente que sofreu um infarto agudo do miocárdio (IAM). O homem de 56 anos procurou o Pronto Atendimento (PA) da cidade, com queixa de dor no peito, onde foi realizado o primeiro atendimento e realizado o diagnóstico. O helicóptero utilizou o heliponto dentro do PA de Terra Roxa para pouso, e em Cascavel contou com o apoio terrestre da ambulância do SAMU. O paciente foi encaminhado ao Hospital São Lucas de Cascavel, para cuidados especializados em cardiologia.

12/07/2020

CONSAMU capacita novos profissionais.
CONSAMU capacita novos profissionais.

A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná-CONSAMU capacitou 15 novos profissionais para atuarem no SAMU de Cascavel, bases descentralizadas e Unidades de Pronto Atendimento dos municípios de Cascavel, Guaíra, Toledo e Marechal Cândido Rondon. Nos treinamentos, a equipe do NEP abordou os seguintes assuntos: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, segurança do paciente, entre outros. Foram 09 dias de treinamento, em que os profissionais participaram de aulas teóricas e simulação de atendimento.

10/07/2020

Idosa é atendida pelas equipes do CONSAMU.
Idosa é atendida pelas equipes do CONSAMU.

  Na tarde desta sexta-feira (10) a equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU foi acionada para transferir uma idosa, 82 anos de idade, que estava na cidade de Nova Aurora-PR. A paciente sofreu um infarto e precisou ser transferida ao Hospital Nossa Senhora da Salete de Cascavel. Ela foi encaminhada estável ao hospital do coração, para cuidados especializados. Uma ambulância de suporte básico do SAMU de Nova Aurora prestou apoio terrestre, para transportar a paciente até o helicóptero.

10/07/2020

Profissionais do CONSAMU atendem vítima de surto psicótico.
Profissionais do CONSAMU atendem vítima de surto psicótico.

Na madrugada de hoje (09) foi encerrada a ocorrência em Toledo, após cerca de 13 horas de negociação, no qual um paciente do sexo masculino, de aproximadamente 35 anos, em surto psicótico, agressivo, estava trancado em sua residência, armado com facas, com comportamento de autoagressão. Não havia informação de mais vítimas no local. Estavam presentes viaturas da Guarda Municipal, Polícia Militar, Rotam e Polícia Civil. Quando o grupo de negociação e o Comando de Operações Especiais (COE) chegaram de Curitiba, eles arrombaram a porta e adentraram a residência. Foi necessário conter o paciente fisicamente e quimicamente. Ele apresentava escoriações em tórax, abdômen e membro inferior. Profissionais da unidade de suporte avançado (USA) do SAMU de Toledo, bem como supervisores regionais e a diretora de enfermagem do CONSAMU estiveram presente. Foi uma ocorrência complexa, em que todas as ações das equipes do consórcio foram coordenadas em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O paciente foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento de Toledo, pela USA.

09/07/2020

Profissionais do SAMU de Jesuítas são acionados para atender acidente.
Profissionais do SAMU de Jesuítas são acionados para atender acidente.

Na manhã desta quinta-feira (09), a equipe da Unidade de Suporte Básico de Vida do SAMU de Jesuítas-PR foi acionada para atender uma vítima de acidente de trânsito do tipo capotamento, na Rodovia PR -238, próximo a Mundo Novo. No local a equipe realizou o protocolo de atendimento, e após avaliação, a vítima recusou transporte para unidade hospitalar.

09/07/2020

Profissionais do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.
Profissionais do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.

No final da tarde desta quarta-feira (08), equipes da Unidade de Suporte Avançado de vida (USA) e Unidade de Suporte Básico de vida (USB) do SAMU de Cascavel foram acionadas para atender uma paciente, 37 anos de idade, em parada cardiorrespiratória (PCR). Ao chegarem no local, já estava sendo realizada a reanimação por duas pessoas. Os profissionais iniciaram as manobras de ressuscitação, tendo retorno da circulação espontânea (RCE) e a parada foi revertida. Em seguida, a paciente foi encaminhada ao Hospital Universitário (HUOP).

08/07/2020

Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.
Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.

  Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU, para contratação de ENFERMEIRO e MÉDICO, para atuarem nos municípios de Cascavel e Marechal Cândido Rondon. INSCRIÇÕES: o candidato deverá comparecer à sede do CONSAMU/Setor de Recursos Humanos, localizada na Rua Uruguai, 283, Bairro Alto Alegre, em Cascavel - PR, ou, via sedex, para o mesmo endereço acima, no período de 07/07/2020 a 20/07/2020, das 8h30min às 11h30min e das 14h00min às 17h00min, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). O critério utilizado para a escolha dos candidatos será a avaliação curricular de experiência profissional e títulos. Confira a relação das vagas e demais informações acessando: https://consamu.com.br/arquivos/20200707_135253_38.pdf Para maiores informações: (45) 3036-7104 e 3036-7106.

07/07/2020

Equipes do CONSAMU atendem bebê.
Equipes do CONSAMU atendem bebê.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se a Jesuítas, na tarde desta terça-feira (07), para transferir um bebê, sexo feminino, com 01 ano de vida, internado no Hospital e Maternidade Jesuítas, com cetoacidose diabética. A equipe do aeromédico tripulou a ambulância de suporte básico do SAMU de Jesuítas, para buscar o bebê no local do internamento. Em seguida, a criança foi encaminhada ao Hospital São Lucas de Cascavel, por meio do helicóptero. Também foi necessário o apoio de uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel.

07/07/2020

Profissionais do CONSAMU realizam atendimento a vítima de acidente.
Profissionais do CONSAMU realizam atendimento a vítima de acidente.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Capitão Leônidas Marques, na tarde desta segunda-feira (06), para realizar atendimento de uma vítima de colisão auto x moto, sexo masculino, 50 anos de idade, que apresentou politrauma com fratura fechada de fêmur. A transferência foi realizada para o Hospital Universitário de Cascavel (HUOP). A operação contou com o apoio de uma ambulância de suporte básico do SAMU de Capitão Leônidas Marques e de uma equipe de suporte avançado do SAMU de Cascavel. O pouso do helicóptero foi realizado no Atacadão, em Cascavel, e o paciente foi encaminhado ao HUOP, local onde a vítima ficou internada, para cuidados especializados.

06/07/2020

Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Cafelândia, na tarde deste domingo(05), para realizar a transferência de uma paciente, com histórico de hipertensão e diabetes, e dor precordial irradiada para o dorso. A paciente, com 70 anos de idade, foi atendida inicialmente no Pronto Atendimento de Cafelândia, com queixa de dor no peito, onde recebeu o tratamento inicial. A operação contou com o apoio de uma ambulância de suporte básico do SAMU de Cafelândia. O pouso do helicóptero foi realizado no Hospital Nossa Senhora da Salete de Cascavel, local onde a paciente ficou internada, para cuidados especializados.

05/07/2020

Homem é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Homem é atendido pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se a Capitão Leônidas Marques, na tarde desta sexta-feira (03), para transferir um paciente, masculino, 36 anos de idade, em ventilação mecânica, que estava internado no Hospital Nossa Senhora Aparecida e precisou ser transferido a Toledo. Foi necessário o apoio de uma ambulância de suporte básico do SAMU de Capitão Lêonidas Marques. Uma ambulância de suporte básico do SAMU de Toledo, tripulada pela equipe da aeronave, também prestou apoio e o paciente foi encaminhado ao Hospital Bom Jesus (HOESP).

03/07/2020

Helicóptero transfere vítima de infarto.
Helicóptero transfere vítima de infarto.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Quedas do Iguaçu, na manhã desta quinta-feira (02), para realizar a transferência de uma paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). A paciente, com 55 anos de idade, foi atendida inicialmente no Hospital Cristo Rei, com queixa de dor no peito, onde recebeu o diagnóstico e o tratamento inicial. A operação contou com o apoio de uma ambulância de suporte básico do SAMU de Quedas do Iguaçu. O pouso do helicóptero foi realizado no Hospital Nossa Senhora da Salete em Cascavel, local onde a paciente ficou internada, para cuidados especializados em cardiologia.

02/07/2020

Mulher é atendida pelos profissionais do CONSAMU.
Mulher é atendida pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/ CONSAMU deslocou-se à Guaíra, na manhã desta quarta- feira (01), para transferir uma paciente, 56 anos de idade, com bradicardia, que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Guaíra. O pouso da aeronave foi realizado no heliponto da UPA, e a paciente foi encaminhada ao Hospital São Lucas de Cascavel. Foi necessário o apoio de uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel. A paciente foi entregue no hospital de destino, sem intercorrências.

01/07/2020

Utilidade Pública CONSAMU.
Utilidade Pública CONSAMU.

Informamos que estamos com problemas para acionamento do SAMU pelo número 192.   

01/07/2020

Profissionais do CONSAMU realizam parto em ambulância.
Profissionais do CONSAMU realizam parto em ambulância.

Foi aberta ocorrência, no final da manhã deste sábado (27), para interceptação da ambulância do SAMU de Nova Aurora (USB 16), em atendimento a uma gestante, 38 semanas de gestação, em trabalho de parto. A USB 16 foi interceptada pela ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel, na BR-369, próximo a Corbélia. O bebê, sexo feminino, hígido, nasceu no interior da ambulância. A mãe e a filha passam bem e foram encaminhadas ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) de Cascavel. Parabéns aos profissionais: Ana Maria (enfermeira), Rubens (médico), Natalino (condutor socorrista), Júnior (enfermeiro) e Fabrício (condutor socorrista).

27/06/2020

Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.
Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.

Na manhã desta sexta-feira (26), equipes da ambulância de suporte avançado de vida e da ambulância de suporte básico de vida da cidade de Toledo-PR realizaram atendimento a um paciente do sexo masculino de aproximadamente 60 anos de idade. O paciente, que estava em parada cardiorrespiratória (PCR), foi reanimado pelas equipes e a PCR foi revertida com sucesso. O paciente foi encaminhado estável até à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Toledo, para cuidados especializados.

26/06/2020