Notícias

Rotina de atendimento dos profissionais do CONSAMU durante a pandemia da COVID-19.
Rotina de atendimento dos profissionais do CONSAMU durante a pandemia da COVID-19.

O vídeo mostra o trabalho realizado pelas equipes do CONSAMU em pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19: https://globoplay.globo.com/v/8635144/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

18/06/2020

Equipes do CONSAMU socorrem vítimas de acidente.
Equipes do CONSAMU socorrem vítimas de acidente.

Profissionais do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU e do SAMU de Vera Cruz do Oeste deslocaram-se à Diamante do Oeste, na PR-488, na tarde desta quarta-feira (17), para atendimento pré-hospitalar a duas vítimas de tombamento de caminhão. A primeira vítima apresentou dor cervical, sem escoriações e foi encaminhada ao hospital de Diamante do Oeste, por meio da ambulância. A segunda, estava presa às ferragens, foi retirada pela Defesa Civil, com dor cervical e suspeita de fraturas. Foi transportada até Toledo pelo helicóptero, onde receberá atendimento em um hospital especializado. Uma equipe de suporte básico do SAMU de Toledo também prestou apoio terrestre. A vítima foi encaminhada ao hospital Bom Jesus de Toledo.

17/06/2020

Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.
Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.

Na madrugada desta segunda-feira (15), uma equipe da Unidade de Suporte Avançado de vida (USA) e da Unidade de Suporte Básico de vida (USB) da cidade de Cascavel foram acionadas para atender uma parada cardiorrespiratória (PCR), em um homem de 50 anos, com histórico de cardiopatia prévia. Populares já haviam iniciado a reanimação cardíaca. Com a chegada da equipe e após 1h30min de reanimação, o paciente voltou à circulação sanguínea espontânea, sendo encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Salete, com sinais de vida.

15/06/2020

Profissionais do CONSAMU atendem paciente idoso.
Profissionais do CONSAMU atendem paciente idoso.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/ CONSAMU deslocou-se a Quedas do Iguaçu, na manhã desta segunda-feira (15), para transferência de um idoso, 74 anos de idade, vítima de queda de aproximadamente 2,5 metros de altura. O paciente apresentou traumatismo crânioencefálico. Uma unidade de suporte avançado do SAMU de Quedas do Iguaçu deu apoio terrestre e encaminhou o paciente do Hospital Bom Jesus da cidade de origem até o local de pouso do helicóptero. O tempo de duração do voo foi de 25 minutos. Outra ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel deu apoio terrestre até o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

15/06/2020

Condutor socorrista do CONSAMU realiza parto.
Condutor socorrista do CONSAMU realiza parto.

A gestante deslocou-se ao hospital São Lucas, por meios próprios, e entrou em trabalho de parto ao chegar em frente ao hospital. O familiar que a acompanhava solicitou auxílio ao condutor socorrista do SAMU de Cascavel, que estava próximo ao local e realizou o parto, no interior do veículo da família. A mulher deu à luz a um bebê do sexo feminino e ambas passam bem. Em seguida, os profissionais do São Lucas deram continuidade ao atendimento. Ao condutor socorrista, Michel, o nosso parabéns!

15/06/2020

Helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU atende vítima de infarto.
Helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU atende vítima de infarto.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Céu Azul, na tarde desta quarta-feira (10), para realizar a transferência de um homem de 57 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio (IAM). O paciente teve o primeiro atendimento no Hospital Bom Samaritano, onde recebeu o diagnóstico. A ocorrência contou com o apoio terrestre do SAMU de Céu Azul e do SAMU de Cascavel. O paciente foi atendido, estabilizado e encaminhado para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital São Lucas de Cascavel, para cuidados especializados em cardiologia.

10/06/2020

Profissionais do CONSAMU realizam parto no interior da ambulância.
Profissionais do CONSAMU realizam parto no interior da ambulância.

Na tarde desta quarta-feira (09), profissionais do SAMU de Cafelândia foram acionados para a transferência de uma gestante, 37 semanas de gestação, ao Hospital Universitário de Cascavel (HUOP). Uma equipe da ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel foi ao encontro e fez a interceptação da gestante. A mulher entrou em trabalho de parto e o bebê nasceu, no interior da ambulância, nas proximidades do HUOP. A mãe e o bebê do sexo feminino foram atendidas pelos profissionais e encaminhadas ao hospital de destino, para maiores cuidados.

09/06/2020

Vítima de infarto é atendida pelos profissionais do helicóptero.
Vítima de infarto é atendida pelos profissionais do helicóptero.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Guaraniaçu, na manhã desta segunda feira (08), para realizar a transferência de uma mulher de 72 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio (IAM). A paciente estava internada no Hospital Santo Antônio do município, onde recebeu os primeiros cuidados e o diagnóstico. A operação contou com o apoio terrestre da ambulância do SAMU de Guaraniaçu. A paciente foi atendida, estabilizada e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Salete de Cascavel, para cuidados especializados em cardiologia.

08/06/2020

Profissionais do SAMU de Assis Chateaubriand atendem vítimas de capotamento.
Profissionais do SAMU de Assis Chateaubriand atendem vítimas de capotamento.

Nesta segunda-feira (08), profissionais do SAMU de Assis Chateubriand realizaram o atendimento de um capotamento, que aconteceu na rodovia-389. Duas mulheres estavam encarceradas no veículo e precisaram de resgate.  A informação recebida pela equipe foi de que o acidente aconteceu ontem, por volta das 21 horas, e as vítimas só foram encontradas hoje pela manhã. A operação contou com o apoio da Defesa Civil do município e da Polícia Militar. As vítimas foram atendidas, estabilizadas e encaminhadas ao hospital Moacir Micheletto, para avaliação.

08/06/2020

Profissionais do SAMU de Toledo revertem parada cardiorrespiratória.
Profissionais do SAMU de Toledo revertem parada cardiorrespiratória.

Na manhã deste domingo (07), a equipe da Unidade de Suporte Avançado de Vida e a Unidade de Suporte Básico de Vida do SAMU de Toledo-PR foram acionadas para atender uma vítima, que após apresentar crise convulsiva, evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. Equipes realizaram o protocolo de atendimento e após cinco minutos a parada cardiorrespiratória foi revertida com sucesso. O paciente, que precisou ser intubado durante o atendimento, foi encaminhado para o Hospital Bom Jesus, para cuidados especializados. Parabéns aos profissionais: Maxilaide (enfermeira), Lindomar (condutor socorrista), Jonatas (médico) Simone ( técnica em enfermagem) e André ( condutor socorrista).

07/06/2020

Helicóptero realiza transporte de fígado.
Helicóptero realiza transporte de fígado.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/ CONSAMU deslocou-se para Guarapuava, na manhã desta sexta-feira (05), para transporte da equipe e órgão para transplante que deve ser realizado na UOPECCAN de Cascavel- PR. O órgão foi coletado em Ponta Grossa e levado até Guarapuava, via terrestre, mas devido fluxo intenso de carros na rodovia e as condições climáticas, foi necessário o apoio do helicóptero, para interceptação no aeroporto de Guarapuava, até o aeroporto de Cascavel, para viabilidade do órgão. O transporte do aeroporto até a UOPECCAN foi providenciado pela equipe de transplante.

05/06/2020

Paciente suspeito e outro confirmado para COVID-19 são transportados com unidades de suporte avançado para Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.
Paciente suspeito e outro confirmado para COVID-19 são transportados com unidades de suporte avançado para Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

Devido ao agravo em seu estado de saúde, moradores de Cascavel e Santa Tereza do Oeste precisaram de transporte com unidades de suporte avançado na última quinta-feira (04). O paciente morador de Santa Tereza do Oeste, masculino, de 81 anos, foi encaminhado ao Pronto Atendimento do município, no final da manhã de ontem (04), onde familiares informaram que os sintomas iniciaram há dois dias evoluindo ainda com rebaixamento do nível de consciência na unidade, sendo necessária a transferência para uma das referências da Macro Regulação, com leito especializado para o tratamento da COVID-19. Outro paciente que precisou de transporte com UTI móvel, morador de Cascavel, o homem de 69 anos procurou a unidade de pronto atendimento do bairro Brasília, no dia 03/05, com relatos de falta de ar e tosse. O paciente positivou para COVID-19 e também foi necessário o encaminhamento a uma unidade com leito especializado na rede. Ambos pacientes apresentam comorbidades o que mobilizou a regulação e acionamento adequados dos recursos para o transporte. Transferências essas, resultado das Estratégias e Planos de Ações do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Saúde - SESA através da Regulação Macrorregional Oeste do Complexo Regulador, operacionalizada pelo CONSAMU, que compreende as Regionais de Saúde de Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.

05/06/2020

Profissionais do CONSAMU atendem vítima de capotamento.
Profissionais do CONSAMU atendem vítima de capotamento.

Na tarde desta quinta -feira (04),  a equipe da ambulância de suporte básico de vida do SAMU de Santa Tereza do Oeste foi acionada para atender uma vítima de capotamento, sexo feminino, 35 anos de idade, que apresentou ferimentos após sofrer o acidente, na BR-163, sentido Santa Maria. O primeiro atendimento foi feito pela equipe do SAMU e posteriormente ela foi transportada ao Hospital São Lucas, pelos profissionais do SIATE, para cuidados especializados.

04/06/2020

Helicóptero realiza transferência de recém-nascido.
Helicóptero realiza transferência de recém-nascido.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Boa Vista da Aparecida, na tarde desta quarta-feira (03), para realizar a transferência de um recém-nascido, sexo masculino, com diagnóstico de pneumonia, e estava em sofrimento intra-uterino. Na origem, uma equipe da frota municipal prestou apoio à ocorrência. Profissionais da ambulância de suporte básico do SAMU de Cascavel também prestaram apoio à aeronave, e o recém-nascido foi encaminhado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

03/06/2020

Profissionais do helicóptero transferem paciente a Guarapuava.
Profissionais do helicóptero transferem paciente a Guarapuava.

Profissionais do helicóptero do Paraná Urgência/Consamu deslocaram-se até o município de Laranjeiras do Sul, na manhã desta terça-feira (02), para realizar a transferência de um homem, 22 anos de idade, com histórico de trauma crânio-encefálico e convulsões. O paciente, que estava internado no hospital São Lucas de Laranjeiras do Sul, foi atendido, entubado, estabilizado e transportado até o local de pouso da aeronave, na cidade de Guarapuava. A transferência contou com apoio terrestre do SAMU de Guarapuava, que encaminhou o paciente até o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.

02/06/2020

CONSAMU realiza treinamento para novos profissionais.
CONSAMU realiza treinamento para novos profissionais.

  De 18 a 29 de maio de 2020, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) ministrou um treinamento para 15 novos profissionais do CONSAMU, que irão atuar nas bases de Cascavel, bases descentralizadas e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo. Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre os seguintes assuntos: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, segurança do paciente, entre outros.

01/06/2020