Notícias

TREINAMENTO DE MANEJO DE VIAS AÉREAS DE PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DA COVID-19.
TREINAMENTO DE MANEJO DE VIAS AÉREAS DE PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DA COVID-19.

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e a 9ª Promotoria do Ministério Público do Estado do Paraná idealizaram um treinamento para atualização dos profissionais de saúde dos municípios pertencentes à 10ª e à 20ª Regional de Saúde, em relação ao uso de técnicas específicas para procedimentos de intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea em pacientes portadores de Sars-CoV-2, minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais envolvidos. O treinamento, dividido em quatro turmas de no máximo 22 profissionais, deu início na manhã de ontem (28) e será finalizado na tarde desta sexta-feira (29). Tem como objetivo capacitar profissionais médicos e enfermeiros, no uso de técnicas específicas para o manejo avançado de via aérea, em pacientes suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), garantindo um procedimento mais seguro para os profissionais. A proposta atendeu 42 municípios consorciados, sendo disponibilizadas 84 vagas aos secretários municipais de saúde. Destas, 42 vagas foram destinadas para médicos (um médico por município) e 42 vagas para enfermeiros (uma vaga por município). A capacitação dos profissionais é de responsabilidade da equipe do Núcleo de Educação Permanente – NEP do CONSAMU e está sendo ministrada por médicos do CONSAMU, no Auditório principal da 10º Regional de Saúde, em Cascavel – PR.  

29/05/2020

Helicóptero realiza transferência de idoso.
Helicóptero realiza transferência de idoso.

Um idoso, 67 anos de idade, com queixa de dor torácica e diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM) foi atendido pelos profissionais do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU, na manhã desta sexta feira (29). A equipe realizou a transferência do paciente de Tupãssi a Cascavel e contou com o apoio da ambulância de suporte básico do SAMU de Tupãssi. O paciente foi transportado ao hospital Nossa Senhora da Salete de Cascavel, para cuidados especializados.

29/05/2020

Profissionais do CONSAMU realizam parto em ambulância.
Profissionais do CONSAMU realizam parto em ambulância.

Uma ambulância de suporte básico do SAMU de Corbélia foi acionada na tarde desta sexta- feira (29) para transportar uma gestante, 27 anos de idade, da cidade de Iguatu, que estava em trabalho de parto. Uma ambulância de suporte avançado de vida do SAMU de Cascavel, com enfermeiro, médico e condutor socorrista foi ao encontro da viatura, para realizar a interceptação e garantir a agilidade e segurança da ocorrência. O parto aconteceu dentro da ambulância, enquanto estavam na estrada. O bebê do sexo feminino nasceu em parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado pela equipe. Após 04 minutos de procedimento, a parada foi revertida.  A mãe e o bebê foram estabilizados e encaminhados ao Hospital Universitário (HUOP) de Cascavel.

29/05/2020

Helicóptero transfere paciente a Umuarama.
Helicóptero transfere paciente a Umuarama.

Na manhã desta quinta-feira (28) o helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se a cidade de Francisco Alves-PR, para realizar a transferência de um paciente do sexo masculino, 29 anos de idade, que sofreu um acidente AUTO X MOTO e encontrava-se internado na Unidade de Pronto Atendimento do município. Com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico grave, ele precisou fazer uso de tubo orotraqueal e ventilação mecânica. Os profissionais da aeronave transferiram o paciente para o hospital Norospar de Umuarama-PR.

28/05/2020

Helicóptero atende vítima de acidente na PR-487.
Helicóptero atende vítima de acidente na PR-487.

No final da manhã desta quarta-feira (27), a equipe do helicóptero do Paraná Urgência/ CONSAMU foi acionada para prestar apoio ao SAMU de Maringá-PR em atendimento as vítimas de um acidente caminhão x caminhão. O acidente aconteceu na PR-487, em Nova Tebas, próximo a Pitanga-PR. O acidente resultou em duas vítimas presas nas ferragens. Uma delas apresentou trauma de quadril e dor na coluna, foi atendida pelos profissionais do helicóptero, que realizaram a estabilização da paciente e a encaminharam ao Hospital Bom Jesus de Ivaiporã-PR.

27/05/2020

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2020 - MÉDICOS.
CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2020 - MÉDICOS.

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU, torna público, que se encontra aberto o CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2020 objetivando o CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS prestadoras de serviços médicos para atuarem no Hospital de Retaguarda de Cascavel – HRC, sito à rua Domiciano Theobaldo Bresolin, 352 – Bairro São Cristóvão, 85808-550 Cascavel – PR e na Unidade De Pronto Atendimento – UPA, localizada no município de Guaíra/PR”. DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO DOS ENVELOPES: Os envelopes serão recebidos até as 17h do dia 09/06/2020, no Setor de Compras e Licitações do CONSAMU, localizado na Rua Uruguai, 283, Bairro Alto Alegre, em Cascavel/PR. Especificações técnicas referentes ao objeto e demais condições nos termos do Edital de Chamamento Público nº 01/2020 poderão ser solicitados por meio do e-mail: licitacao@consamu.com.br, ou pelo telefone (45) 3036-7117.

26/05/2020

Idosa é atendida pelos profissionais do CONSAMU.
Idosa é atendida pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Palotina, na manhã desta segunda-feira (25), para realizar a transferência de uma mulher a Cascavel.  A paciente de 73 anos de idade teve uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida pela equipe do hospital de origem. Uma ambulância de suporte básico do SAMU de Palotina prestou apoio aos profissionais da aeronave. A paciente foi transportada ao Hospital Nossa Senhora da Salete de Cascavel, para cuidados especializados.

25/05/2020

Helicóptero atende vítima de infarto.
Helicóptero atende vítima de infarto.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de São José das Palmeiras, na tarde deste domingo (24), para realizar a transferência de um paciente, vítima de um infarto agudo do miocárdio (IAM). Após três dias sentindo dor no peito, o paciente do sexo masculino procurou o hospital da cidade e recebeu o diagnóstico. A operação contou com o apoio da frota municipal de origem e o homem foi encaminhado ao hospital Nossa Senhora da Salete de Cascavel, para tratamento especializado.

24/05/2020

Profissionais do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória em bebê.
Profissionais do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória em bebê.

Uma equipe da Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA) do SAMU de Cascavel realizou atendimento em domicílio a um bebê de 5 meses, no final da tarde desta sexta-feira (22). Ao acionarem o 192, os familiares informaram que ele estava desmaiado e roxo. O bebê do sexo masculino é portador de uma síndrome rara e estava realizando um tratamento para pneumonia. Na abordagem da equipe, o paciente estava em parada cardiorrespiratória (PCR). Foi realizado protocolo de reanimação cardiopulmonar, e após alguns ciclos, a PCR foi revertida. Os profissionais realizaram o procedimento de intubação orotraqueal (IOT), estabilizaram e o encaminharam ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Parabéns aos profissionais: Djoney (médico), Ana Maria (enfermeira) e Natalino (condutor socorrista), por mais uma vida salva!

22/05/2020

TREINAMENTO DE MANEJO DE VIAS AÉREAS DE PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DA COVID-19.
TREINAMENTO DE MANEJO DE VIAS AÉREAS DE PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DA COVID-19.

 Os pacientes acometidos da COVID-19, na sua forma grave, têm grandes chances de necessitar de ventilação mecânica, sendo imprescindível para isto, o manejo avançado das vias aéreas. O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e a 9ª Promotoria do Ministério Público do Estado do Paraná, idealizaram um treinamento para atualização dos profissionais de saúde dos municípios pertencentes à 10ª e à 20ª Regional de Saúde, em relação ao uso de técnicas específicas para procedimentos de intubação oro traqueal, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea em pacientes portadores de Sars-CoV-2, minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais envolvidos. OBJETIVO: capacitar profissionais médicos e enfermeiros, no uso de técnicas específicas para o manejo avançado de via aérea em pacientes suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), garantindo um procedimento mais seguro para os profissionais. VAGAS E INSCRIÇÕES: a proposta irá atender 42 municípios consorciados ao CONSAMU, sendo disponibilizadas 84 vagas aos secretários municipais de saúde. Destas, 42 vagas serão destinadas para médicos (um médico por município) e 42 vagas serão destinadas para enfermeiros (uma vaga por município). A instrução será realizada em 4 turmas de, no máximo, 22 profissionais cada, conforme cronograma descrito a seguir. As inscrições deverão ser realizadas até 26/05/2020, pelo telefone (45) 3327- 7630, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. EXECUÇÃO: a capacitação dos profissionais ficará sob responsabilidade da equipe do Núcleo de Educação Permanente – NEP do CONSAMU, conforme segue: Local: Auditório principal da 10º Regional de Saúde, Av. Tancredo Neves, nº 1453 - Santo Onofre, Cascavel – PR. Datas: 28 e 29 de maio de 2020. Horário: 08h00min às 12h00min e 13h00min às 17h00min. Palestrantes: - Gustavo Henrique do Nascimento, médico do CONSAMU; - Icaro Bertechini Soler Lopes; médico do CONSAMU; - Marlon Barros Correa, médico do CONSAMU. Equipe de apoio: - CONSAMU.  

21/05/2020

Vítimas de acidente são atendidas pelos profissionais do CONSAMU.
Vítimas de acidente são atendidas pelos profissionais do CONSAMU.

Na manhã desta quinta feira (21), os profissionais da ambulância de suporte básico do SAMU de Palotina foram acionados para atender um acidente auto x anteparo – uma caminhonete atingiu uma loja. Dentro da loja, uma mulher foi atingida pelos escombros e apresentou escoriações, sem suspeita de fratura. A equipe realizou o protocolo de trauma e encaminhou a paciente para o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri. A motorista da caminhonete não apresentou ferimentos, mas também foi encaminhada ao hospital, por apresentar hipertensão. Imagens: CORREIO DO AR.

21/05/2020

Chamamento público Nº 02/2020.
Chamamento público Nº 02/2020.

Continuam abertas as inscrições para o CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2020 objetivando o “CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS NA ÁREA DA SAÚDE PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA FUNÇÃO DE ENFERMEIRO NEFROLOGISTA PARA ATUAREM NO HOSPITAL DE RETAGUARDA ALLAN BRAME PINHO”. DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO DOS ENVELOPES: Os envelopes serão recebidos até as 17h do dia 26 de maio de 2020, no Setor de Compras e Licitações do CONSAMU, localizado na Rua Uruguai, 283, Bairro Alto Alegre, em Cascavel/PR. Especificações técnicas referentes ao objeto e demais condições nos termos do Edital de Chamamento Público nº 02/2020, poderão ser solicitados por meio do e-mail: licitacao@consamu.com.br, ou pelo telefone (45) 3036-7117.

19/05/2020

Chamamento Público Nº 001/2020
Chamamento Público Nº 001/2020

Encerram nesta quinta-feira as inscrições para o CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2020 objetivando o CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS prestadoras de médicos para atuarem no Hospital de Retaguarda de Cascavel – HRC, sito à rua Domiciano Theobaldo Bresolin, 352 – Bairro São Cristóvão, 85808-550 Cascavel – PR e Unidade De Pronto Atendimento – UPA, localizada no município de Guaíra/PR”. DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO DOS ENVELOPES: Os envelopes serão recebidos até às 17h do dia 21 de maio de 2020, no Setor de Compras e Licitações do CONSAMU, localizado na Rua Uruguai, 283, Bairro Alto Alegre, em Cascavel/PR. Especificações técnicas referentes ao objeto e demais condições nos termos do Edital de Chamamento Público nº 01/2020, poderão ser solicitados por meio do e-mail: licitacao@consamu.com.br, ou pelo telefone (45) 3036-7117.

19/05/2020

Inauguração do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho.
Inauguração do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho.

Na tarde de ontem (18), foi inaugurada a primeira fase do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, uma iniciativa do Município de Cascavel e gestão realizada juntamente com o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU, que também atuou na reforma e na aquisição de equipamentos para a estruturação do serviço, nos termos do Contrato de Rateio nº 137/2020. O Hospital terá capacidade para 68 leitos de atendimento, que serão abertos gradativamente. Destes, 10 leitos de UTI e 05 leitos de enfermaria foram inaugurados, ontem. Inicialmente, o Hospital atenderá a comarca de Cascavel e, após o aporte financeiro do Governo do Estado do Paraná, atenderá a 10º e 20º Regional de Saúde, conforme fluxo a ser estabelecido pela Regulação de Leitos. Com a abertura do Hospital, o intuito do Município de Cascavel e do CONSAMU é diminuir a espera por leito hospitalar de pacientes que necessitam de tratamento hospitalar clínico em enfermaria e UTI, nas UPAS de Cascavel e nos Prontos Atendimentos de Santa Tereza Do Oeste e Lindoeste, uma vez que a estrutura foi montada com equipamentos de tecnologia avançada, equipe de atendimento qualificada, exames laboratoriais e de imagem, prestação de serviços como hemoterapia e hemodiálise à beira leito, conforme exigidos em Resoluções vigentes. Após a reforma e abertura do Centro Cirúrgico, além de pacientes clínicos, o Hospital também terá capacidade para realizar cirurgias de baixa e média complexidade, de casos agudos e crônicos, diminuindo desta forma também, as filas de espera de cirurgias de urgência e eletivas. Para o início da operação destes 15 leitos iniciais, o CONSAMU contratou 65 profissionais que já encontram-se aptos para o início das atividades, sendo eles, 15 médicos, 12 enfermeiros, 24 técnicos em enfermagem, 3 técnicos em farmácia, 1 farmacêutico, 1 assistente social, 2 fisioterapeutas e 7 agentes administrativos. As contratações ocorreram por meio de Concurso Público e Processo Seletivo, além de profissionais médicos, contratados através de Chamamento Público. Para o início das atividades do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, tanto o Município de Cascavel quanto o CONSAMU realizaram diversas adequações na estrutura física do Hospital, bem como realizaram a aquisição de equipamentos, materiais e medicamentos. O Hospital contará com equipamentos de grande importância para a microrregião, como por exemplo, duas máquinas de hemodiálise, uma máquina de osmose, um aparelho de ultrassonografia, um ecodoppler, um aparelho de raio x móvel, uma bomba de vácuo, monitores multiparâmetros, respiradores, entre outros, além de um compressor de ar, doado pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel – ACIC e EUCATUR.

19/05/2020

Profissionais do CONSAMU realizam parto.
Profissionais do CONSAMU realizam parto.

A ambulância de suporte avançado do SAMU de Guaíra foi acionada na madrugada desta segunda-feira (18) para atendimento a uma gestante em trabalho de parto, já em fase ativa, no município de Mercedes. O parto foi realizado pelos profissionais do SAMU, no Pronto Atendimento municipal. A mãe e o bebê foram encaminhados a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP ) de Toledo.

18/05/2020

Helicóptero atende vítima de acidente.
Helicóptero atende vítima de acidente.

Uma equipe de suporte básico de vida do SAMU de Corbélia foi acionada na manhã deste domingo (17) para realizar atendimento pré-hospitalar as vítimas de um acidente, que envolveu um veículo e uma bicicleta. Uma ambulância de suporte avançado do SAMU, da VIAPAR e outra da Defesa Civil prestaram apoio à ocorrência. Duas vítimas foram a óbito no local e uma terceira vítima foi encaminhada ao Hospital Universitário de Cascavel (HUOP), por meio do helicóptero do Paraná Urgência, operacionalizado pelo CONSAMU.

17/05/2020