Notícias

Helicóptero do CONSAMU/Paraná Urgência completa 06 anos de operação.
Helicóptero do CONSAMU/Paraná Urgência completa 06 anos de operação.

Hoje completamos 06 anos de operações aeromédicas na Base de Cascavel, a primeira do Estado, em um modelo operacional inovador, com 100% de disponibilidade para o Sistema Único de Saúde. O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, é o responsável pela disponibilização da aeronave para atendimentos e transferências de urgência aos pacientes gravemente enfermos de toda a macrorregional Oeste, contemplando quase 2 milhões de pessoas com acesso ao serviço. Neste período realizamos 2.425 missões em mais de 3.500 horas de voos exitosos. A equipe é formada por um Piloto, um Médico e um Enfermeiro, além do apoio contínuo de um mecânico e do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, operacionalizado pelo CONSAMU, que realiza a triagem técnica dos casos para acionamento da aeronave, do nascer ao pôr do sol, sete dias por semana. Os principais beneficiados foram as vítimas de eventos cardiovasculares graves (Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral), além de politraumatizados graves em geral, sobretudo vítimas do trânsito.

22/01/2020

Acontecimentos que marcaram a história do CONSAMU em 2019.
Acontecimentos que marcaram a história do CONSAMU em 2019.

Clique aqui: /arquivos/files/RETRO%20CONSAMU%20%28vers%C3%A3o%20final%29.pdf

21/01/2020

Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.
Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.

  As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) iniciaram nesta sexta-feira (10).  Para inscrever-se o candidato deverá comparecer a sede do CONSAMU/Setor de Recursos Humanos, localizada na Rua Uruguai, 283, Bairro Alto Alegre, em Cascavel - PR, ou, via sedex, no mesmo endereço acima, no período de 10/01/2020 a 24/01/2020, das 8h30min às 11h30min e das 14h00min às 17h00min, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). O critério utilizado para a escolha dos candidatos é a análise de currículo. O edital prevê vagas para médicos, com lotação inicial na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na cidade de Guaíra – PR. Confira a relação das vagas e demais informações acessando: https://consamu.com.br/arquivos/20200109_161036_45.pdf Para maiores informações: (45) 3036-7105 e 3036-7106.

10/01/2020

Curso de Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.
Curso de Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.

De 16 a 20/12/2019, um total de 18 funcionários que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo e Cascavel participaram de um curso de capacitação. O curso foi oferecido aos enfermeiros e técnicos em enfermagem e foi ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU.  Esta foi a 46ª turma a receber a capacitação.                Diversos assuntos foram abordados, tais como: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, retirada de veículo, entre outros. Os profissionais participaram de aulas teóricas e práticas sobre os assuntos mencionados anteriormente.

06/01/2020

Feliz Natal!
Feliz Natal!

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste- CONSAMU deseja a todos um Feliz Natal e próspero Ano Novo!  

24/12/2019

Curso de Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.
Curso de Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.

A equipe do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU capacitou mais 26 novos profissionais para atuarem nas bases do SAMU e 02 profissionais para atuarem nas Unidades de Pronto Atendimento-UPA de Marechal Cândido Rondon e Toledo. O treinamento durou 10 dias e foi finalizado no final do mês de novembro de 2019. Foram capacitados profissionais enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas socorristas. Nos treinamentos, a equipe do NEP abordou os seguintes assuntos: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, retirada de veículo, entre outros. Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre os diversos temas abordados.

16/12/2019

Instrutores do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU participam de Congresso e Simulado.
Instrutores do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU participam de Congresso e Simulado.

No último mês, instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU participaram do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem - CBCENF, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. Além da participação no Congresso, ocorreu um simulado de atendimento a múltiplas vítimas no qual foi simulado um acidente entre carro e ônibus. A equipe do Núcleo de Educação Permanente realizou a maquiagem das vítimas deste acidente simulado, além de participar do atendimento, do qual também participaram outras instituições como: SAMU de Foz do Iguaçu, Corpo de bombeiros de Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai, Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, entre outros.  

13/12/2019

Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU -  Inscrições prorrogadas.
Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU - Inscrições prorrogadas.

O prazo para inscrever-se no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) foi prorrogado. As inscrições deverão ser realizadas na sede do CONSAMU/Setor de Recursos Humanos, localizada na Rua Uruguai, 283 – Bairro Alto Alegre, em Cascavel - PR, ou, via sedex, no mesmo endereço acima, até o dia 26/12/2019, das 8h30min às 11h30min e das 14h00min às 17h00min, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). O critério utilizado para a escolha dos candidatos é a análise de currículo. O edital prevê vagas para médicos, com lotação inicial na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na cidade de Guaíra – PR. Confira a relação das vagas e demais informações acessando: https://consamu.com.br/arquivos/20191126_115919_36.pdf Para maiores informações: (45) 3036-7105 e 3036-7106.

10/12/2019

Profissionais do CONSAMU realizam partos no interior das ambulâncias.
Profissionais do CONSAMU realizam partos no interior das ambulâncias.

O primeiro parto foi realizado na madrugada desta sexta-feira (08). Uma equipe de profissionais do SAMU de Cascavel foi até o município de Cafelândia para prestar o atendimento a gestante de 39 semanas, que estava no Pronto Atendimento do município. Durante o deslocamento até um hospital de Cascavel, ela entrou em trabalho de parto, e o bebê, sexo masculino, nasceu no interior da ambulância. No início da manhã de hoje, outra equipe do SAMU de Cascavel realizou o segundo parto. Os profissionais foram até a residência da gestante de 40 semanas de gestação, e durante o trajeto ao Hospital Universitário (HUOP), ela deu à luz a uma menina. Parabéns, aos profissionais envolvidos!

08/11/2019

Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.
Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste). O presente processo destina-se à contratação temporária para o preenchimento de vagas em emprego público, além da formação de cadastro reserva.  As inscrições deverão ser realizadas na sede do CONSAMU/Setor de Recursos Humanos, localizada na Rua Uruguai, 283 – Bairro Alto Alegre, em Cascavel - PR, ou, via sedex, no mesmo endereço acima, no período de 07/11/19 a 21/11/2019, das 8h30min às 11h30min e das 14h00min às 17h00min, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). O critério utilizado para a escolha dos candidatos é a análise de currículo. O edital prevê vagas para Técnico em enfermagem nas cidades de: Capitão Leônidas Marques - PR, Quedas do Iguaçu - PR, Toledo - PR e Tupãssi - PR. Além disso, há vagas para o cargo de Médico, com lotação inicial na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na cidade de Guaíra –PR. Confira a relação das vagas e demais informações acessando: https://consamu.com.br/arquivos/20191107_111611_52.pdf Para maiores informações: (45) 3036-7105 e 3036-7106. Faça já a sua inscrição!

07/11/2019

06 ANOS - CONSAMU
06 ANOS - CONSAMU

Há exatos 06 anos, no dia 01/11/2013, o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste - CONSAMU iniciava suas atividades operacionais, com a finalidade de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimentos pré-hospitalares ligados à Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS, na forma pactuada com os gestores do SUS, dispondo de recursos provenientes da União, Estado e entes consorciados.  Inicialmente, o Consórcio foi presidido pelo Sr. Edgar Bueno e, em março de 2017, o prefeito de Palotina, Sr. Jucenir Leandro Stentzler, foi eleito por unanimidade à Presidente do Consórcio. O Diretor Geral, Sr. José Peixoto da Silva Neto, assumiu o cargo em 2013 e permanece até a presente data. Abrangendo os 43 municípios que integram a 10ª e 20ª Regionais de Saúde da região oeste do Paraná, o CONSAMU totaliza uma população de aproximadamente 945 mil habitantes e mantém sua sede no município de Cascavel-PR, onde está localizada a Central de Regulação Médica das Urgências. Há, ainda, outras 21 bases descentralizadas localizadas nos municípios consorciados de Assis Chateaubriand, Cafelândia, Catanduvas, Capitão Leônidas Marques, Tupãssi, Terra Roxa, Três Barras do Paraná, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Céu azul, Quedas do Iguaçu, Corbélia, São José das Palmeiras e Vera Cruz do Oeste. No dia 05 de setembro de 2019, o CONSAMU realizou o ato de entrega de 29 novas ambulâncias recebidas do Governo Federal e de 02 ambulâncias recebidas pelo Governo Estadual, com a finalidade de ampliação e renovação de frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, para atendimento aos 43 municípios integrantes deste Consórcio. Atualmente, o Consórcio dispõe de 38 unidades móveis de urgência, sendo 27 unidades móveis de suporte básico, 08 unidades móveis de suporte avançado, 02 motolâncias e 01 unidade de serviço aeromédico (helicóptero). Com início das operações em janeiro de 2014, o helicóptero da Rede Paraná Urgência, fruto da parceria entre o Governo Estadual e o Consamu, já realizou 2.224 atendimentos, proporcionando agilidade na prestação de socorro e no deslocamento das vítimas aos hospitais das regiões oeste, sudoeste, fronteira e central do Estado. Como evidência do crescimento do CONSAMU, em março de 2016 suas atividades foram diversificadas, ao assinar o Contrato de Programa com o Município de Guaíra, com a finalidade de celebrar a Gestão Associada da Unidade de Pronto Atendimento do município.  Hoje, além da Gestão Associada da UPA de Guaíra, o CONSAMU também possui Contrato de Programa de Gestão Associada com os municípios de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, além de Contratos de Programa com vários municípios, envolvendo o transporte eletivo e a capacitação de profissionais da saúde. O CONSAMU também conta com a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que atua no treinamento de novos profissionais, na educação continuada das equipes e na capacitação e participação em eventos públicos, objetivando o acesso eficiente aos usuários do serviço 192. Suas atividades são desenvolvidas por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e condutores socorristas, com o intuito de maximizar a interdisciplinaridade necessária ao desenvolvimento das suas atividades. Dentre as ações desenvolvidas pelo NEP, destacam-se as seguintes: capacitação de novos profissionais, treinamento especifico de profissionais do CONSAMU, educação continuada, ação corretiva, assessoria em municípios consorciados, participação em eventos, palestras gerais à população, treinamento à central de regulação, dentre outros. É fato que o número de atendimentos do serviço 192 cresce anualmente. Desde o início das operações até o mês de setembro de 2019 foram realizados 410.844 acionamentos por meio terrestre. Consequentemente, também houve aumento no quadro de profissionais do Consórcio, sendo que hoje contamos com aproximadamente 820 empregados públicos. O CONSAMU também operacionaliza, desde 26 de novembro de 2018, o Complexo Regulador Macrorregional Oeste, que é um projeto entre a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e os municípios, que tem a intenção de integrar a Unidade de Central de Leitos e Regulação do SAMU 192 da 10ª Regional de Saúde e 20ª regional de Saúde, e a Grade de Referência do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, mediante a Deliberação Nº 299 – 24/09/2018 da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná. A Macrorregional Oeste integra a 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde do Estado do Paraná, abrangendo um total de 94 municípios, cuja sede é onde atualmente se encontram as instalações da regulação do CONSAMU. Esta união operacional e logística proporciona um melhor desempenho no processo de regulação, sejam em situações de urgência e emergência ou internações hospitalares. Dados estatísticos demonstram que houve um aumento de 38,76% de pacientes transferidos pela Macrorregulação, no período de dezembro/2018 a setembro/2019, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda, é possível constatar que, desde o início da implantação da Macrorregulação, vem ocorrendo diminuição do tempo de espera de transferências de pacientes, bem como do número de pendências em tela. 

01/11/2019

Novembro Azul
Novembro Azul

O Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste - CONSAMU apoia essa luta contra o câncer de próstata.  

01/11/2019

Voto de Louvor e Congratulações ao CONSAMU.
Voto de Louvor e Congratulações ao CONSAMU.

A Câmara Municipal de Cascavel, por meio de seu presidente, Excelentíssimo Senhor Alécio Espínola, e por proposição dos vereadores, Senhor Parra e Senhor Rafael Brugnerotto realizou uma homenagem ao Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste – CONSAMU, na manhã desta sexta-feira (01), no Plenário da Câmara Municipal de Cascavel. Na ocasião, foi realizada a entrega do Voto de Louvor e Congratulações ao Consórcio, pelo serviço prestado à população. Hoje é uma data festiva para o CONSAMU, pois há exatos 06 anos iniciava suas atividades operacionais. Vários representantes e profissionais do CONSAMU prestigiaram o evento e ficaram enaltecidos com a homenagem.  

01/11/2019

Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória em idoso.
Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória em idoso.

Inicialmente uma equipe da ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel deslocou-se à residência do idoso, 63 anos de idade, para prestar o atendimento. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, na manhã desta sexta-feira (25). Uma equipe de suporte básico também foi deslocada até o local, para prestar o apoio durante a ocorrência. Em cerca de 20 minutos, as equipes reverteram a parada com sucesso. O idoso foi transferido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel, para maiores cuidados.

25/10/2019

Treinamento para profissionais do município de Santa Helena.
Treinamento para profissionais do município de Santa Helena.

Com o objetivo de capacitar os servidores do município de Santa Helena, no dia 10/10/2019, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU ministrou um treinamento sobre Urgências Psiquiátricas. Ao público envolvido, aproximadamente 100 profissionais, entre eles: técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, dentistas, educadores sociais, nutricionista, agentes comunitários de saúde, policiais militares, entre outros, foi abordado diversos assuntos, tais como: avaliação da cena, comunicação terapêutica, contenções física, mecânica e química do paciente com transtorno psiquiátrico. Durante o treinamento, que foi dividido em duas turmas, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre o conteúdo abordado.

24/10/2019

Idosa é socorrida pelas equipes do CONSAMU após sofrer queimaduras pelo corpo.
Idosa é socorrida pelas equipes do CONSAMU após sofrer queimaduras pelo corpo.

Após ter sido vítima de incêndio em residência, na madrugada desta terça-feira, a idosa, 64 anos de idade, foi socorrida pelas equipes de socorristas do SAMU de Quedas do Iguaçu. Após o primeiro atendimento, ela foi encaminhada ao hospital mais próximo. A mulher apresentou vários ferimentos e precisou ser transferida, no início da manhã, por meio do helicóptero do CONSAMU/Paraná Urgência, até o Hospital Universitário (HUOP-Cascavel). Ao chegar em Cascavel, uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel prestou o apoio a aeronave e transportou a paciente até o HUOP.  

22/10/2019