Notícias

Você sabia?
Você sabia?

A base de Três Barras do Paraná iniciou suas operações em Novembro de 2013. Conta hoje com 8 funcionários, possui uma ambulância (USB) e já atendeu mais de 742 casos desde a sua inauguração.

17/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

A base de Capitão Leônidas Marques iniciou suas operações em Novembro de 2013. Conta hoje com 8 funcionários, possui uma ambulância (USB) e já atendeu mais de 988 casos desde a sua inauguração.

16/12/2020

Socorristas do CONSAMU prestam atendimento em grave acidente.
Socorristas do CONSAMU prestam atendimento em grave acidente.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Santa Lúcia, na tarde de ontem (15), para realizar o atendimento pré-hospitalar de um homem de 47 anos de idade, vítima de acidente automobilístico. Ele ficou enclausurado na cabine quando o caminhão que dirigia capotou. Devido a dificuldade na retirada do paciente das ferragens e a proximidade do pôr do sol, a aeronave retornou para Cascavel. O médico e enfermeira de bordo permaneceram com os equipamentos na cena. Após a retirada do motorista, atendimento e estabilização, ele foi transferido para o Hospital de Capitão Leônidas Marques. A operação contou com o apoio da Defesa Civil de Capitão Leônidas Marques, Corpo de Bombeiros de Cascavel e da unidade de suporte básico do SAMU de Capitão Leônidas Marques.

16/12/2020

Vítima de acidente é socorrida pelas equipes do Consamu.
Vítima de acidente é socorrida pelas equipes do Consamu.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até a zona rural de Marechal Cândido Rondon, na manhã desta terça-feira (15), para realizar o atendimento pré-hospitalar de um homem de 28 anos de idade, vítima de acidente automobilístico. Durante o capotamento do caminhão em que dirigia, ele foi ejetado. Após o atendimento e estabilização, pela equipe do aeromédico, o paciente foi transferido para o Hospital Bom Jesus (HOESP) de Toledo. A operação contou com o apoio do Corpo de bombeiros de Marechal Cândido Rondon e da unidade de suporte avançado do SAMU de Toledo .

15/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

A base de Assis Chateaubriand iniciou suas operações no ano de 2013. Conta hoje com 9 funcionários, possui uma ambulância (USB) e já atendeu mais de 3.160 casos desde a sua inauguração.

15/12/2020

Recém-nascido é socorrido pelas equipes do CONSAMU.
Recém-nascido é socorrido pelas equipes do CONSAMU.

Na manhã deste domingo (13), a equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU realizou a transferência de um recém-nascido de três dias de vida. Ele estava internado na sala de urgência/emergência do Hospital Universitário do Oeste do Paraná ( HUOP), intubado e em ventilação mecânica devido a um quadro infeccioso. Após ser estabilizado pela equipe do aeromédico, ele foi transportado para o Hospital Bom Jesus (HOESP) em Toledo. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Básico dos SAMUs de Cascavel e Toledo.

13/12/2020

Idosa é atendida pelos profissionais do CONSAMU.
Idosa é atendida pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Tres Barras do Paraná, na tarde deste sábado (12), para realizar a transferência de uma mulher de 65 anos. Ela procurou o serviço de atendimento de saúde daquela localidade apresentando dores intensas no peito. Após realização de exames, foi diagnosticado Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), necessitando ser transferida para um centro de saúde de maior complexidade. Após estabilizada pela equipe do aeromédico, ela foi transportada para o Hospital do Coração (Hospital Nossa Senhora da Salete) em Cascavel. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Básico e Avançado dos SAMUs de Três Barras do Paraná e de Cascavel, respectivamente.

12/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

O helicóptero do Programa Paraná Urgência da Secretaria de Estado da Saúde, operacionalizado pelo CONSAMU, é utilizado principalmente em transferências inter-hospitalares de urgência, em busca de locais com maior recurso/complexidade/leitos de UTI, muitas vezes em outras regiões do Estado. É de extrema importância em casos emergenciais, com necessidade de remoção de vítimas graves em locais distantes, onde o socorro terrestre demora a chegar. Esse atendimento traz agilidade e um grande benefício em locais de escassez de meios terrestres, fato que diminui o tempo-resposta aos atendimentos.

11/12/2020

Helicóptero presta atendimento a idoso.
Helicóptero presta atendimento a idoso.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Foz do Iguaçu, na manhã desta sexta feira (11), para realizar a transferência de um homem de 69 anos de idade. Ele havia sido submetido à cirurgia devido a um tumor cerebral. Após estabilizado, o paciente foi transferido para o Hospital do Câncer de Umuarama UOPECCAN. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Básico do SAMU de Foz do Iguaçu e de Umuarama.

11/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

Pensando em garantir um melhor tempo resposta às ocorrências de urgência e emergência, o CONSAMU implantou, em dezembro de 2014, a equipe da Motolância. A rapidez no atendimento pode representar, em muitos casos, a diferença entre salvar e perder uma vida. Dessa forma, a motolância a serviço do SAMU 192 é conduzida por um técnico em enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência, em localidades onde o fluxo de trânsito é muito intenso ou em territórios de difícil acesso, onde as ambulâncias, muitas vezes, não conseguem passar com facilidade. Além disso, reforça a equipe de atendimento no local da ocorrência com mais um profissional treinado, materiais e equipamentos. A motolância SAMU 192 antecede a chegada da ambulância de suporte avançado (USA - UTI Móvel) para adiantar o atendimento e estabilizar a vítima.

10/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

As ambulâncias do SAMU, que prestam atendimento à população, dividem-se em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA), sendo a última popularmente conhecida como UTI móvel. Tripuladas por condutor socorrista e técnico em enfermagem ou enfermeiro, as Unidades de Suporte Básico atendem casos de menor complexidade. Já as viaturas de Suporte Avançado são aquelas que atendem casos mais complexos, sendo que sua equipe assistencial é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

09/12/2020

Homem é atendido pelos profissionais do CONSAMU.
Homem é atendido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Quedas do Iguaçu, na tarde desta quarta feira (09), para realizar a transferência de um homem de 48 anos de idade, apresentando rebaixamento do nível de consciência em decorrência de um traumatismo cranioencefálico. Segundo o histórico do paciente, ele sofreu o trauma há cerca de uma semana. Devido a gravidade de seu quadro clínico, a equipe do aeromédico procedeu à intubação orotraqueal do paciente e iniciou ventilação mecânica. Após estabilizado, ele foi transferido para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná de Cascavel. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Avançado do SAMU de Quedas do Iguaçu e de Cascavel.

09/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

A equipe presta atendimento no menor tempo possível, ainda no local, fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e reduzindo danos ao paciente. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim, a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo-resposta), o que é crucial em situações de emergências. O médico regulador é o profissional que possui atribuição técnica para definir pelo melhor recurso a ser utilizado em cada ocorrência, levando em consideração os meios disponíveis, a segurança e a necessidade do paciente, conforme previsto na Portaria nº 2048/2002, que regulamenta diversas atividades do SAMU e seus processos de regulação.

08/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU 192). Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de ambulância e equipe adequados para cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone para auxílio ao paciente. O SAMU pode ser acionado em diversas situações como: problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena, crises convulsivas, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalho de parto, onde haja risco para mãe ou para o feto, tentativas de suicídio, afogamentos, choques elétricos, entre outros. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde ele estiver.

07/12/2020

Idosa é socorrida pelas equipes do CONSAMU.
Idosa é socorrida pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Marechal Cândido Rondon, na manhã desta segunda feira (07), para realizar a transferência de uma idosa de 82 anos de idade, vítima de acidente auto x caminhão. Ela apresentava traumatismo cranioencefálico (TCE) e várias fraturas. Devido a gravidade de seu quadro clínico, a paciente foi submetida à intubação e transferida ao Hospital Universitário de Cascavel. A operação contou com o apoio das ambulâncias de Suporte Básico do SAMU de Marechal Candido Rondon e também de Cascavel.

07/12/2020

Profissionais do CONSAMU realizam parto.
Profissionais do CONSAMU realizam parto.

Na madrugada deste sábado (05) uma equipe de Suporte Básico de Vida (USB) do SAMU de Cascavel foi acionada para atender uma gestante de 37 anos de idade, grávida de gêmeos. Inicialmente a queixa era de dor abdominal, mas na chegada da equipe identificaram que a paciente estava em trabalho de parto. Os profissionais solicitaram apoio de uma equipe de Suporte Avançado de Vida (USA), mas antes que o apoio chegasse, um dos bebês nasceu. A mãe e o primeiro bebê foram encaminhados ao Hospital Universitário (HUOP), antes que o segundo bebê nascesse, para avaliação e demais procedimentos.

05/12/2020