Imprensa

12/04/2016

CONSAMU MINISTRA CURSO DE RESGATE TÁTICO A POLICIAIS FEDERAIS DE CASCAVEL.

O Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU realizou nos dias 06 e 07 de abril de 2016, um curso para Policiais Federais da Delegacia, em Cascavel. O cenário registrado nas fotos é fictício, porém ilustra exatamente os objetivos do curso: atuar em situações de emergência em saúde em áreas hostis.
Na cena a vítima encontra-se ao solo, com ferimentos graves resultantes de uma ação de criminosos que ainda se encontram no local. Após a chegada da equipe policial, a segurança da área é estabelecida. A vítima sem condições de buscar ajuda permanece caída necessitando com urgência de atendimento. Entra em ação uma equipe policial treinada, que acessa rapidamente a cena e lançando mão de técnicas específicas, retiram a vítima da “área quente” prestando o primeiro atendimento, e já em local seguro a entregam para as equipes do SAMU.

O treinamento foi dividido em quatro módulos: primeiros socorros, autoatendimento, resgate tático e operações conjuntas de resgate tático.
No transcorrer do curso os policiais colocaram em prática técnicas de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, técnicas de autoproteção e auto curativo, retirada e atendimento de vítimas em locais de risco, além de simular o atendimento em conjunto com o SAMU.
Para o Diretor de Enfermagem do CONSAMU, Carlos Pereira, que atuou como instrutor do curso, o treinamento também propiciou um momento de interação e troca de conhecimentos entre as duas instituições. No atendimento de uma vítima em área hostil, os envolvidos devem falar a mesma língua e estarem extremamente alinhados, para garantir que os riscos serão minimizados e a(s) vítima(s) receberá(ão) o melhor tratamento de acordo com a situação.
Para o policial federal Maurício Voltaire, treinamentos como esse são interessantes e positivos para a educação continuada dos policiais. O conhecimento em primeiros socorros faz parte da doutrina do policial federal e a integração entre a força policial e de emergência em saúde uma necessidade que vem se materializando em trabalhos conjuntos e no desenvolvimento de doutrina técnica. Voltaire lembra o caso em que um policial federal, durante uma das fases da Operação Lava Jato, atuou rapidamente e conseguiu reanimar uma pessoa que teve parada cardiorrespiratória. Ainda segundo Voltaire, o treinamento foi muito bem avaliado pelos demais policiais participantes, que ressaltaram o profissionalismo e a didática empregada pelos instrutores do SAMU regional do oeste do Paraná.