Imprensa

Jornalista Luciano Barros - Assessor de imprensa
Jornalista Suzi Fernanda Felix de Lira - Assessora de gabinete
E-mail agendaconsamu@gmail.com
Contato (45) 3036-7101
Inauguração do projeto de Gestão Compartilhada: UPA e Consamu em Guaíra-PR.
Inauguração do projeto de Gestão Compartilhada: UPA e Consamu em Guaíra-PR.

Na manhã de hoje, a nova base do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) e a UPA I (Unidade de Pronto Atendimento) foram inauguradas, no município de Guaíra-PR. Esta é a primeira UPA do Paraná, em que os recursos são providos através de uma equipe mista, ou seja, um projeto de Gestão Compartilhada entre servidores do município de Guaíra e do Consamu, mediante contrato de programa e termo de rateio. Desta forma, será possível o acolhimento dos pacientes mediante a classificação de riscos normatizados pelo protocolo de “Manchester”, classificando-se conforme o seu estado de saúde e emergência e com o principal objetivo : “SALVAR VIDAS”. Foi composta por uma equipe de funcionários treinados pelo Consamu. Toda a estrutura foi bem planejada, em anexo, foi construído um “HELIPONTO” para que o helicóptero possa pousar e capturar o paciente o mais breve possível. A aeronave do Paraná Urgência, operacionalizada pelo Consamu, esteve presente no evento inaugurando o Heliponto. O evento contou com a presença do Diretor Geral do Consamu, o Coordenador Clínico, o Coordenador de Enfermagem e demais funcionários da base central do Consamu, localizada em Cascavel-PR.

03/06/2016

Treinamento em Urgências e Emergências para profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Guaíra.
Treinamento em Urgências e Emergências para profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Guaíra.

De 28 a 31 de maio de 2016, a equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) realizou um treinamento em Urgências e Emergências para os profissionais de saúde que atuarão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Guaíra. A realização do treinamento teve como objetivo promover um processo de capacitação e educação permanente dos trabalhadores da saúde, favorecendo um adequado atendimento às urgências e emergências. Durante o treinamento foram abordadas técnicas voltadas às urgências clínicas e traumáticas, com atividades teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 32 horas. O treinamento foi oferecido a 31 profissionais de saúde: 01 médico, 01 condutor, 07 enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem. Na segunda-feira (30) o Diretor Geral e o Coordenador Clínico do Consamu estiveram presentes na Câmara de Vereadores para maiores esclarecimentos sobre a atividade de gestão compartilhada entre a UPA e o Consamu.

02/06/2016

Entrega da viatura avançada de intervenção rápida
Entrega da viatura avançada de intervenção rápida

O CONSAMU recebeu, na data de hoje, uma Viatura Avançada de Intervenção Rápida, entregue pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, por meio do Programa Parana Urgências. O veículo será colocado em operação nos próximos dias, na cidade de Cascavel.

01/06/2016

Ambulâncias do Consamu de Assis Chateaubriand e Jesuítas atendem vítimas em acidente.
Ambulâncias do Consamu de Assis Chateaubriand e Jesuítas atendem vítimas em acidente.

Nesta quinta-feira (26), ocorreu um acidente no trecho que liga Assis Chateaubriand a Bragantina, deixando cinco vítimas feridas. O acidente envolveu um Honda Civic que seguia com destino à Jesuítas, momento em que se deparou com uma motocicleta sem sinalização e após desviá-la, para evitar a colisão, acabou atingindo uma árvore, resultando em ferimentos graves ao motorista e leves nos demais passageiros. As vítimas foram socorridas por duas ambulâncias do Consamu, sendo uma de Assis Chateaubriand e outra de Jesuítas, além de uma ambulância da Secretaria de Saúde do município e Defesa Civil.

27/05/2016

Divulgação sobre a Unidade de Pronto Atendimento de Guaíra
Divulgação sobre a Unidade de Pronto Atendimento de Guaíra

No dia 03 maio de 2016, a coordenadora do NEP (Núcleo de educação permanente) do Consamu realizou atividade de divulgação sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Guaíra. A palestra sobre a estrutura e funcionamento da Unidade aconteceu no Conselho Municipal de Saúde do município, e foi destinada aos conselheiros para maiores esclarecimentos sobre a atividade prevista no projeto de Gestão Compartilhada da UPA-Guaíra. A mesma atividade de divulgação aconteceu no dia 24 maio de 2016. Desta vez foi realizada no auditório da UNIPAR em Guaíra, com a participação de profissionais da atenção básica. Participaram da atividade 87 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, psicólogo, nutricionista, assistente social, pedagogo, professores, agentes comunitários de saúde e agentes administrativos.

25/05/2016

Consamu realiza palestra no município de Nova Santa Rosa.
Consamu realiza palestra no município de Nova Santa Rosa.

A equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) realizou atividade de orientação geral sobre a estrutura, o funcionamento e acionamento do Consamu, no município de Nova Santa Rosa. O objetivo foi informar os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital e Maternidade Beneficente Lar Belém, a respeito do funcionamento do CONSAMU. Informativos foram deixados no local, para posterior entrega à população.

18/05/2016

Curso de capacitação para novos profissionais e atualização de procedimentos - Turma VIII
Curso de capacitação para novos profissionais e atualização de procedimentos - Turma VIII

De 09 a 16 de maio, o Consamu realizou um curso de Capacitação para novos profissionais e atualização de procedimentos - turma VIII, ministrado pela equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente). O curso teve como objetivo promover a capacitação e a educação permanente dos profissionais da saúde favorecendo um adequado atendimento as urgências e emergências.  Foram abordadas técnicas voltadas às urgências clínicas e traumáticas. Além do conteúdo teórico e prático exposto, os profissionais puderam vivenciar simulação de atendimento a múltiplas vítimas em ambiente hostil.

17/05/2016

Detento é atendido pela equipe do Consamu
Detento é atendido pela equipe do Consamu

Na tarde de ontem, os socorristas do Consamu de Cascavel foram acionados para atender um detento da 15ª SDP (Subdivisão Policial). O paciente de 39 anos estava com febre alta. Após o atendimento no presídio, o homem foi encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento do município, com escolta da Polícia militar.

13/05/2016

Consamu atende adolescente que sofreu descarga elétrica
Consamu atende adolescente que sofreu descarga elétrica

Um grave acidente de trabalho foi registrado na manhã de ontem (12) em Guaíra. Um adolescente de 16 anos sofreu uma forte descarga elétrica e teve grande parte do corpo queimado. A equipe do Consamu foi acionada para prestar os primeiros socorros. Devido a gravidade dos ferimentos, o helicóptero operacionalizado pelo Consamu também foi solicitado para encaminhamento do paciente até a cidade de Toledo (Hospital Bom Jesus).

13/05/2016

Paciente com problemas cardiológicos é transferido de Formosa do Oeste a Cascavel.
Paciente com problemas cardiológicos é transferido de Formosa do Oeste a Cascavel.

A aeronave do Paraná Urgência administrada pelo Consamu foi acionada na manhã da terça-feira (10) para atender um paciente idoso, 62 anos, com fortes dores no peito e após avaliação e procedimentos pela equipe de saúde local, foi constatado que ele  estava com problemas cardiológicos. O paciente foi atendido inicialmente pela Unidade Básica de Saúde do município e em seguida transferido pelo helicóptero até o Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel.

11/05/2016

Inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Consamu encerram nesta quarta-feira (11)
Inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Consamu encerram nesta quarta-feira (11)

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Consamu encerram nesta quarta-feira (11). PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO para contratação temporária de empregados públicos para o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste/Consamu. As vagas são para: Motorista Socorrista (condutor de ambulância), Técnico em enfermagem e Médico. As inscrições deverão ser feitas na sede do Consamu (Setor de Recursos Humanos), localizada na Rua Cristóvão Colombo, número 900, Bairro Pioneiros Catarinense/Cascavel-PR, no período de 02/05/2016 a 11/05/2016, das 08h:30min às 11h:30min e das 14h:00min às 17h:00min, horário de Brasília. Obs: Nos dias 10 e 11 de maio de 2016 os candidatos para as vagas na cidade de Guaíra/PR poderão fazer a inscrição na prefeitura do município (Departamento pessoal). Confira a relação de cargos, vagas e demais informações no site:www.consamu.com.br, ou acesse o link:http://consamu.com.br/arquivos/20160428_185325_59.pdf

09/05/2016

Paciente atendido pelo Consamu relata o sentimento de gratidão.
Paciente atendido pelo Consamu relata o sentimento de gratidão.

O carro da família paulista ficou totalmente destruído. Do veículo Celta restaram apenas ferros retorcidos. As vítimas que estavam dentro do carro se deslocavam de Bauru (SP) até Foz do Iguaçu para passear, na quinta-feira (28 de abril). O automóvel foi prensado entre caminhões em um engavetamento que envolveu cinco veículos no trecho de pista simples da BR- 277, entre Céu Azul e Matelândia. Os quatro integrantes do veículo tiveram  apenas ferimentos leves, e hoje, sete dias depois do acidente o sentimento é de GRATIDÃO:    “Gostaria muito de agradecer, primeiramente a Deus, sem ele não somos nada. Havia pessoas que nos ajudaram muito mesmo sabendo que são pagos para isto, vocês o realizam com tamanha dedicação e cuidado ao próximo: ao Samu de Céu Azul, toda equipe do Hospital São Lucas de Cascavel, equipe de médicos e socorristas da Ecocataratas, e populares que nunca nos viram, mas ajudaram de alguma forma. Sem vocês não estaríamos vivos para contar esta história de vida."  

05/05/2016

Processo Seletivo Simplificado- Consamu
Processo Seletivo Simplificado- Consamu

Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de empregados públicos para o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste/Consamu. As vagas são para: Motorista Socorrista (condutor de ambulância), Técnico em enfermagem e Médico.  As inscrições deverão ser feitas na sede do Consamu (Setor de Recursos Humanos), localizada na Rua Cristóvão Colombo, número 900, Bairro Pioneiros Catarinense/Cascavel-PR, no período de 02/05/2016 a 11/05/2016, das 08h:30min às 11h:30min e das 14h:00min às 17h:00min, horário de Brasília. Obs: Nos dias 10 e 11 de maio de 2016 os candidatos para as vagas na cidade de Guaíra/PR poderão fazer a inscrição na prefeitura do município (Departamento pessoal)  Confira a relação de cargos, vagas e demais informações no site: www.consamu.com.br, ou acesse o link: http://consamu.com.br/arquivos/20160428_185325_59.pdf

29/04/2016

Consamu atende grave acidente na BR - 369
Consamu atende grave acidente na BR - 369

Um gravíssimo acidente ocorreu na BR - 369 no feriado do dia 21 de abril de 2016, com MULTIPLAS VÍTIMAS, numa ocorrência muito complexa e com alta energia cinética envolvida. A colisão de dois veículos de passeio provocou cinco óbitos no local e três vítimas em estado grave foram transportados para Cascavel, tendo como destino o Hospital São Lucas, Hospital Policlínica e Hospital Universitário do Oeste do Paraná, como VAGA ZERO. Equipes do SIATE, SAMU REGIONAL e VIAPAR prestaram o atendimento com apoio da Polícia Rodoviária Federal. A Aeronave da Rede Paraná Urgência / CONSAMU foi enviada para o local, auxiliando no atendimento e transporte rápido de uma das vítimas.

25/04/2016

Palestras sobre a estrutura e o funcionamento do Consamu.
Palestras sobre a estrutura e o funcionamento do Consamu.

A equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) realizou palestras de orientação geral sobre a estrutura e o funcionamento do Consamu, na segunda-feira (19). Desta vez, as escolas e Unidades Básicas de Saúde do município de Ibema-PR foram as privilegiadas, com palestras sobre: - Estrutura e funcionamento do SAMU para profissionais de saúde, realizada na Unidade Básica de Saúde do município – totalizando 38 profissionais de saúde. - Estrutura e funcionamento do SAMU para leigos, realizada em duas escolas municipais e uma escola estadual, para professores e alunos – aproximadamente 700 participantes. - Estrutura e funcionamento do SAMU e Primeiros Socorros para profissionais da educação infantil – 10 profissionais de educação.

20/04/2016

Curso de Capacitação para Novos Profissionais e Atualização de Procedimentos.
Curso de Capacitação para Novos Profissionais e Atualização de Procedimentos.

O Curso de Capacitação de Novos Profissionais e Atualização de Procedimentos do CONSAMU turma VII, realizado pela equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) teve uma carga horária de 64 horas e encerrou na segunda-feira (11). Foi oferecido a seis novos integrantes do Consamu e a cinco profissionais que já fazem parte do Consórcio. Durante o curso foram abordadas técnicas voltadas às urgências clínicas e traumáticas. Além do conteúdo teórico e prático exposto, os profissionais puderam vivenciar simulação de atendimento a múltiplas vítimas em ambiente hostil, facilitando a adaptação profissional frente a realidade vivenciada em ambiente pré-hospitalar.

14/04/2016