Notícias

04/07/2016

Consamu recebe visita do Ministro da saúde e da vice-governadora do Paraná.

No último sábado, o prefeito Edgar Bueno, Presidente do Consamu, recepcionou a vinda do Senhor Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e a Vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, no teatro municipal da cidade. Ambos vieram a Cascavel para uma conversa com os prefeitos e gestores de saúde que integram o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste e conhecer o modelo implantado.

Foi um encontro importante, pois pudemos apresentar nossas necessidades à maior autoridade de Saúde hoje no Brasil. Ele nos sinalizou possibilidade de atender algumas demandas antigas. Esperamos que a União possa aumentar a participação efetiva na Saúde dos Municípios, pois são as prefeituras que estão sendo penalizadas pela falta desses recursos federais”, disse o prefeito.

Em seguida, o prefeito acompanhou as autoridades em uma visita a base centralizada do Consamu, para conhecerem a estrutura e o funcionamento do serviço 192, que integra 43 municípios da região. Desta vez, foram recepcionados pelo Diretor Geral do Consórcio, Senhor José Peixoto da Silva Neto.

O Consamu fez a entrega de ofícios ao Senhor Ministro, solicitando as seguintes reivindicações: 

- Qualificação de 03 (três) Unidades de Suporte Avançado (USA);

- Habilitação e qualificação de 01 (uma) Unidade Aeromédica (Helicóptero);

- Pagamento dos valores constantes nas Portarias n.ºs 1.648, 1650, e 1655, publicadas em 05/10/2015, referente à competência setembro de 2015, no valor de R$ 341.373,00;

- Solicitação de 04 (quatro) ambulâncias novas para substituição de frota e para frota reserva;

- A correção dos valores de custeio mensal estabelecidos na Portaria nº 1.473/2013 GM/MS de 2013, em 27,85%, com o objetivo de equilibrar a proporção tripartite nos percentuais de:

- União: 50%;

- Estado: no mínimo 25%;

- Município: No máximo 25%.

O ministro informou que não dispõe de recursos imediatos para atender e custear as portarias, apesar de reconhecer a importância do trabalho.

Vamos analisar os pedidos e fazer um esforço para quitar os pagamentos atrasados. Contudo, para novas habilitações e novas reivindicações precisaremos de mais prazos para atender”, disse o ministro, que pediu para os municípios “economizarem”.