Notícias

02/09/2016

Consamu participa de simulação de acidente com cargas explosivas.

Com o objetivo de aperfeiçoar a preparação dos profissionais em situações de emergência e proporcionar a integração das equipes que prestam o atendimento, na tarde de ontem, foi realizada uma simulação de acidente que envolveu vários órgãos afins: Consamu, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Concessionária que administra a rodovia (Ecocataratas), Defesa Civil e o Exército Brasileiro. O helicóptero, operacionalizado pelo Consamu, também esteve presente para o deslocamento emergencial de uma das vítimas.
O cenário ocorreu na marginal do quilômetro 591 (BR-277), em Cascavel. A cena, com múltiplas vítimas, simulou dois caminhões que colidiram frontalmente. Um transportava combustível e apresentou vazamento, o outro estava carregado de material explosivo. Além disso, uma van de transporte de estudantes também esteve envolvida. 
O atendimento ocorreu nos modelo do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) que permite assegurar o desencadeamento rápido, coordenado e efetivo dos recursos e minimizar a alteração das políticas e procedimentos operacionais, próprios de cada uma das instituições envolvidas numa ocorrência. Tudo isso para prestar um atendimento eficaz e de qualidade a quem necessite.