Notícias

02/12/2013

Samu já faz a diferença para a população em Guaíra

 

Instalado há menos de 1 mês em Guaíra, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende praticamente todos os dias e vem fazendo a diferença na vida dos guairenses.

O Samu desde 2003 faz parte da política Nacional de Urgência e Emergência, ajudando a reduzir o numero de óbitos , o tempo de internação e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O Samu funciona 24 horas por dia, através de chamada gratuita para o numero 192, e conta com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e socorristas, que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, obstétrica e de saúde mental.

O secretário de Saúde de Guaíra, Leandro de Lima Danelon, pede que a população fique atenta a um detalhe. “O Samu tem seu funcionamento diferenciado dos demais serviços de urgência da região, não bastando o simples pedido de uma ambulância em determinado local, pois o chamado de socorro passa por uma classificação de risco. Essa diferença pode causar confusão entre a população. É preciso diferenciar quando e por qual razão se chama o Samu”, informa.

 Fonte: http://www.guaira.pr.gov.br/?p=12204