SAMU 192

NOTÍCIAS

07/05/2014

Condutores socorristas e Enfermeiros do SAMU de Santa Helena passam por treinamento

 Os Condutores socorristas e Enfermeiros do SAMU, lotados na base de Santa Helena, passaram por treinamento nesta segunda e terça-feira (05 e 06), para aprimorar suas técnicas de atendimento pré-hospitalar.

O treinamento foi feito pela enfermeira intervencionista Ana Luiza e pelo condutor socorrista Luiz Edegar, ambos lotados na regional do Consamu, em Cascavel.

Ana Luiza, que também é responsável pela formação e capacitação das equipes através do Núcleo de Educação Permanente, disse que no treinamento que se iniciou ontem e teve o encerramento da primeira etapa nesta terça-feira, foram repassadas técnicas do suporte básico de vida voltado ao trauma, além de resgate com cordas e retirada de vítimas que estão em locais de difícil acesso.

"Os socorristas de Santa Helena, por estarem há pouco tempo em exercício, apresentavam algumas dificuldades em algumas situações de socorro e por este motivo, os próprios socorristas solicitaram o treinamento" explicou Ana Luiza.

Luiz Edgar explicou que esta foi apenas uma etapa do treinamento que é permanente: “Sempre devemos estar nos atualizando e nos aperfeiçoando para os variados tipos de emergência e urgência com os quais nos deparamos do dia-a-dia”.

O condutor socorrista avaliou como excelente a captação que os socorristas de Santa Helena tiveram das técnicas de socorro de vítimas com trauma em ambiente inóspito: “Por ser a primeira vez que os socorristas tiveram contato com este tipo de material, estão de parabéns, absorveram muito bem as técnicas repassadas teoricamente e mostraram a qualificação na prática”, comentou Luiz Edgar.

A parte teórica foi realizada na base do SAMU em Santa Helena. Já a parte prática foi desenvolvida nas proximidades da ponte que liga Santa Helena a Sub-Sede.

Na simulação, os socorristas tiveram que resgatar uma vítima que caiu em um barranco com cerca de 10 metros de altura e parou nas proximidades das águas do rio.

O resgate foi feito com o auxilio de cordas e contou com a participação dos dez servidores que atuam em Santa Helena.

Vale ressaltar que durante o treinamento prático, os plantonistas estavam atento a qualquer chamado que fosse feito ao 192.

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Fonte: www.correiodolago.com.br