Notícias

27/11/2018

CONSAMU iniciou a operacionalização do Complexo Regulador Macrorregional Oeste.

Na última segunda-feira (26) o Consamu assumiu oficialmente a regulação dos leitos hospitalares de 5 regionais, entre elas: Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo, que compreendem a 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde do Estado do Paraná, abrangendo um total de 94 municípios, cuja sede é no Município de Cascavel, onde atualmente se encontram as instalações da regulação do CONSAMU.

É um projeto entre a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e os municípios da região oeste, operacionalizado pelo CONSAMU. Trata-se do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, que integrará a Unidade de Central de Leitos e Regulação do SAMU 192 da 10ª Regional de Saúde e 20ª regional de Saúde e a Grade de Referência do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, mediante a Deliberação Nº 299 – 24/09/2018 da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná. Para a primeira etapa deste processo, o CONSAMU realizou as adequações físicas e funcionais necessárias e, mensalmente, o Estado estará efetuando repasses visando a manutenção do projeto.

O desafio da nova central de leitos visa tornar a busca por uma vaga de hospital mais eficiente e diminuir o tempo de espera. O Consamu regulava apenas vagas de urgência e emergência, já outros quadros de saúde eram regulados pela central de leitos do Estado. A partir de hoje, todo o serviço será unificado. Se a experiência obtiver êxito, em Cascavel, a Secretaria Estadual de Saúde pretende replicá-la nas outras macrorregiões. Esta união proporcionará um melhor desempenho no processo de regulação, sejam em situações de urgência e emergência ou internações hospitalares.