Notícias

29/07/2019

CONSAMU e Secretaria de Saúde do Paraná realizam curso de capacitação teórico e prático para atendimento com o helicóptero.

O curso de reciclagem em procedimentos de segurança de voo e atualização em atendimento aos pacientes graves foi realizado nos dias 27 e 28 de julho de 2019. Teve como público alvo os profissionais do CONSAMU, Corpo de Bombeiros, acadêmicos de medicina da FAG e demais convidados do SAMU de outras cidades, tais como Foz do Iguaçu-PR, Guarapuava-PR e Chapecó-SC.

O projeto surgiu de uma parceria da Secretaria de Saúde do Paraná com o Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste - CONSAMU,  e foi coordenado pelo diretor técnico do consórcio, Sr. Rodrigo Nicácio Santa Cruz. Foram apresentadas novas técnicas e a discussão de mudanças no protocolo de atendimento das equipes. Durante o treinamento, também foi mencionada a integração do trabalho do Corpo de Bombeiros com os profissionais do SAMU, que gerou resultados positivos, em Maringá-PR. Em locais de integração do serviço, houve a possibilidade de envio do melhor recurso, com menor tempo resposta e consequentemente a diminuição da mortalidade.

No domingo (28), o treinamento aconteceu no clube de aeroleve, em Cascavel. Os participantes tiveram atividades práticas com o uso do helicóptero, em complementação a atividade teórica exposta no sábado (27).

O curso teve como objetivo capacitar todos os profissionais envolvidos nas missões aeromédicas e proporcionar o atendimento eficiente aos usuários do serviço.