Notícias

19/05/2020

Inauguração do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho.

Na tarde de ontem (18), foi inaugurada a primeira fase do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, uma iniciativa do Município de Cascavel e gestão realizada juntamente com o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU, que também atuou na reforma e na aquisição de equipamentos para a estruturação do serviço, nos termos do Contrato de Rateio nº 137/2020.
O Hospital terá capacidade para 68 leitos de atendimento, que serão abertos gradativamente. Destes, 10 leitos de UTI e 05 leitos de enfermaria foram inaugurados, ontem.
Inicialmente, o Hospital atenderá a comarca de Cascavel e, após o aporte financeiro do Governo do Estado do Paraná, atenderá a 10º e 20º Regional de Saúde, conforme fluxo a ser estabelecido pela Regulação de Leitos.
Com a abertura do Hospital, o intuito do Município de Cascavel e do CONSAMU é diminuir a espera por leito hospitalar de pacientes que necessitam de tratamento hospitalar clínico em enfermaria e UTI, nas UPAS de Cascavel e nos Prontos Atendimentos de Santa Tereza Do Oeste e Lindoeste, uma vez que a estrutura foi montada com equipamentos de tecnologia avançada, equipe de atendimento qualificada, exames laboratoriais e de imagem, prestação de serviços como hemoterapia e hemodiálise à beira leito, conforme exigidos em Resoluções vigentes.
Após a reforma e abertura do Centro Cirúrgico, além de pacientes clínicos, o Hospital também terá capacidade para realizar cirurgias de baixa e média complexidade, de casos agudos e crônicos, diminuindo desta forma também, as filas de espera de cirurgias de urgência e eletivas.
Para o início da operação destes 15 leitos iniciais, o CONSAMU contratou 65 profissionais que já encontram-se aptos para o início das atividades, sendo eles, 15 médicos, 12 enfermeiros, 24 técnicos em enfermagem, 3 técnicos em farmácia, 1 farmacêutico, 1 assistente social, 2 fisioterapeutas e 7 agentes administrativos.
As contratações ocorreram por meio de Concurso Público e Processo Seletivo, além
de profissionais médicos, contratados através de Chamamento Público.
Para o início das atividades do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, tanto o Município de Cascavel quanto o CONSAMU realizaram diversas adequações na estrutura física do Hospital, bem como realizaram a aquisição de equipamentos, materiais e medicamentos.
O Hospital contará com equipamentos de grande importância para a microrregião, como por exemplo, duas máquinas de hemodiálise, uma máquina de osmose, um aparelho de ultrassonografia, um ecodoppler, um aparelho de raio x móvel, uma bomba de vácuo, monitores multiparâmetros, respiradores, entre outros, além de um compressor de ar, doado pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel – ACIC e EUCATUR.