Notícias

21/05/2020

TREINAMENTO DE MANEJO DE VIAS AÉREAS DE PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DA COVID-19.

 Os pacientes acometidos da COVID-19, na sua forma grave, têm grandes chances de necessitar de ventilação mecânica, sendo imprescindível para isto, o manejo avançado das vias aéreas. O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e a 9ª Promotoria do Ministério Público do Estado do Paraná, idealizaram um treinamento para atualização dos profissionais de saúde dos municípios pertencentes à 10ª e à 20ª Regional de Saúde, em relação ao uso de técnicas específicas para procedimentos de intubação oro traqueal, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea em pacientes portadores de Sars-CoV-2, minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais envolvidos.

OBJETIVO: capacitar profissionais médicos e enfermeiros, no uso de técnicas específicas para o manejo avançado de via aérea em pacientes suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), garantindo um procedimento mais seguro para os profissionais.

VAGAS E INSCRIÇÕES: a proposta irá atender 42 municípios consorciados ao CONSAMU, sendo disponibilizadas 84 vagas aos secretários municipais de saúde. Destas, 42 vagas serão destinadas para médicos (um médico por município) e 42 vagas serão destinadas para enfermeiros (uma vaga por município). A instrução será realizada em 4 turmas de, no máximo, 22 profissionais cada, conforme cronograma descrito a seguir. As inscrições deverão ser realizadas até 26/05/2020, pelo telefone (45) 3327- 7630, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

EXECUÇÃO: a capacitação dos profissionais ficará sob responsabilidade da equipe do Núcleo de Educação Permanente – NEP do CONSAMU, conforme segue:

Local: Auditório principal da 10º Regional de Saúde, Av. Tancredo Neves, nº 1453 - Santo Onofre, Cascavel – PR.

Datas: 28 e 29 de maio de 2020.

Horário: 08h00min às 12h00min e 13h00min às 17h00min.

Palestrantes: - Gustavo Henrique do Nascimento, médico do CONSAMU; - Icaro Bertechini Soler Lopes; médico do CONSAMU; - Marlon Barros Correa, médico do CONSAMU. Equipe de apoio: - CONSAMU.