Notícias

29/05/2020

TREINAMENTO DE MANEJO DE VIAS AÉREAS DE PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DA COVID-19.

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e a 9ª Promotoria do Ministério Público do Estado do Paraná idealizaram um treinamento para atualização dos profissionais de saúde dos municípios pertencentes à 10ª e à 20ª Regional de Saúde, em relação ao uso de técnicas específicas para procedimentos de intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea em pacientes portadores de Sars-CoV-2, minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais envolvidos.

O treinamento, dividido em quatro turmas de no máximo 22 profissionais, deu início na manhã de ontem (28) e será finalizado na tarde desta sexta-feira (29). Tem como objetivo capacitar profissionais médicos e enfermeiros, no uso de técnicas específicas para o manejo avançado de via aérea, em pacientes suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), garantindo um procedimento mais seguro para os profissionais.

A proposta atendeu 42 municípios consorciados, sendo disponibilizadas 84 vagas aos secretários municipais de saúde. Destas, 42 vagas foram destinadas para médicos (um médico por município) e 42 vagas para enfermeiros (uma vaga por município).

A capacitação dos profissionais é de responsabilidade da equipe do Núcleo de Educação Permanente – NEP do CONSAMU e está sendo ministrada por médicos do CONSAMU, no Auditório principal da 10º Regional de Saúde, em Cascavel – PR.