Notícias

05/06/2020

Paciente suspeito e outro confirmado para COVID-19 são transportados com unidades de suporte avançado para Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

Devido ao agravo em seu estado de saúde, moradores de Cascavel e Santa Tereza do Oeste precisaram de transporte com unidades de suporte avançado na última quinta-feira (04).
O paciente morador de Santa Tereza do Oeste, masculino, de 81 anos, foi encaminhado ao Pronto Atendimento do município, no final da manhã de ontem (04), onde familiares informaram que os sintomas iniciaram há dois dias evoluindo ainda com rebaixamento do nível de consciência na unidade, sendo necessária a transferência para uma das referências da Macro Regulação, com leito especializado para o tratamento da COVID-19.
Outro paciente que precisou de transporte com UTI móvel, morador de Cascavel, o homem de 69 anos procurou a unidade de pronto atendimento do bairro Brasília, no dia 03/05, com relatos de falta de ar e tosse. O paciente positivou para COVID-19 e também foi necessário o encaminhamento a uma unidade com leito especializado na rede.
Ambos pacientes apresentam comorbidades o que mobilizou a regulação e acionamento adequados dos recursos para o transporte.
Transferências essas, resultado das Estratégias e Planos de Ações do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Saúde - SESA através da Regulação Macrorregional Oeste do Complexo Regulador, operacionalizada pelo CONSAMU, que compreende as Regionais de Saúde de Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.