SAMU 192

NOTÍCIAS

02/09/2020

Gestores do CONSAMU solicitam a qualificação de 10 ambulâncias.

Com o objetivo de otimizar o tempo resposta e melhorar a capacidade de atendimento à população, observou-se a necessidade de ampliação do número de bases descentralizadas do CONSAMU.

Desta forma, os prefeitos dos 43 municípios consorciados aprovaram a ampliação de 06 novas bases nas cidades de: Cafelândia, Catanduvas, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste, sendo que cada base recebeu uma unidade de suporte básico (USB). Houve também a ampliação da frota de bases já existentes nos municípios de Palotina e Santa Helena, onde cada uma recebeu uma unidade de suporte avançado (USA). Além disso, 01 unidade de suporte básico (USB) foi destinada ao município de Cascavel e outra ao município de Toledo, totalizando 10 novas ambulâncias.

Em outubro de 2019, as novas viaturas entraram em operação e, em 20/03/2020, foi publicada a Portaria nº 455/2020, que habilitou as 10 novas viaturas junto ao Ministério da Saúde.

A habilitação é o processo pelo qual o SAMU 192 e as Centrais de Regulação das Urgências tornam-se aptos ao recebimento dos incentivos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde, tanto para investimento quanto para custeio.

Nos últimos dias, os gestores do CONSAMU estiveram em Brasília, para tratar das demandas do CONSAMU, entre elas, a solicitação de qualificação das 10 ambulâncias, que é o processo pelo qual o componente SAMU 192, já habilitado, passa a fazer jus a novos valores de custeio.