Notícias

30/10/2020

CONSAMU completa 07 anos com rede ágil e moderna de atendimento.

Você conhece o SAMU? Ao ligar para o 192, o cidadão faz contato com uma central de regulação, que conta com profissionais treinados para atendimento. Há situações em que basta uma orientação por telefone, em que médicos capacitados prestam os primeiros socorros. Porém, o SAMU também atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192, o atendimento chega ao usuário onde ele estiver. E o mais importante: o atendimento chega ao local o mais rápido possível para salvar vidas.
Há 07 anos, no dia 01/11/2013, surgia o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná- CONSAMU, com a finalidade de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimentos pré-hospitalares ligados à Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS, na forma pactuada com os gestores do SUS, dispondo de recursos provenientes da União, Estado e entes consorciados.
       O CONSAMU abrange uma população de aproximadamente 957 mil habitantes, totalizando 43 municípios que integram a 10ª e 20ª Regionais de Saúde da região oeste do Paraná, e mantém sua sede no município de Cascavel-PR, onde está localizada a Central de Regulação Médica das Urgências – serviço 192. Além disso, possui outras 21 bases descentralizadas, com ambulâncias de atendimento, localizadas nos municípios consorciados de: Assis Chateaubriand, Cafelândia, Catanduvas, Capitão Leônidas Marques, Tupãssi, Terra Roxa, Três Barras do Paraná, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Céu azul, Quedas do Iguaçu, Corbélia, São José das Palmeiras e Vera Cruz do Oeste.
Atualmente, o Consórcio opera com 31 unidades de suporte básico, 08 unidades de suporte avançado, 02 motolâncias, além do transporte aéreo – 01 helicóptero da Rede Paraná Urgência, fruto da parceria entre o Governo Estadual e o CONSAMU. Até o momento já foram mais de 500 mil acionamentos através do número 192.
“Não são simples atendimentos, são vidas salvas e sequelas permanentes que conseguimos evitar”. Nestes 07 anos de vida, primeiro temos que agradecer e destacar o trabalho de todos os nossos colaboradores, como também os gestores que, antes de nós, encararam o desafio de formar o CONSAMU e garantir que todos os municípios que formam esse consórcio tivessem a segurança de contar com esse atendimento”- disse o presidente do CONSAMU, Sr. Jucenir Leandro Stentzler.
Hoje, o CONSAMU pode comemorar várias conquistas, que se concretizaram no decorrer desses 07 anos, tais como: assinatura de contratos para gestão associada com as Unidades de Pronto Atendimento de Guaíra, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon; a operacionalização do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, que proporciona um melhor desempenho no processo de regulação, sejam em situações de urgência e emergência ou internações hospitalares; a ampliação do número de bases descentralizadas do Consórcio, tendo como objetivo a otimização do tempo resposta nos atendimentos e melhorar a capacidade de atendimento aos pacientes, bem como a ampliação e renovação de frota do Serviço 192.
Além disso, em 2020, deu-se início ao “SAMUZINHO NA ESCOLA”, desenvolvido pelo CONSAMU, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, que tem como finalidade levar o conhecimento em primeiros socorros e educação em saúde aos alunos. O Consórcio também teve a oportunidade de inaugurar, no dia 18/05/2020, o Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho de Cascavel, uma iniciativa do município de Cascavel e gestão realizada juntamente com o CONSAMU, por meio de Contrato de Rateio.
Diante da nossa história, celebramos com sentimento de vitória esses 07 anos do início das atividades operacionais do consórcio. A nossa gratidão a todos os colaboradores e a quem de alguma forma contribuiu para o êxito dos serviços realizados pelo CONSAMU.