Notícias

23/03/2021

CONSAMU oferece treinamento presencial e on-line para profissionais da saúde.

 

Os pacientes acometidos da Covid-19, na sua forma grave, têm grandes chances de necessitar de ventilação mecânica, sendo imprescindível para isto, o manejo avançado das vias aéreas. Por isso mesmo, o CONSAMU (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) idealizou um treinamento para atualização dos profissionais médicos dos municípios pertencentes à 10ª e à 20ª Regional de Saúde, em relação ao uso de técnicas específicas para procedimentos de intubação orotraqueal, cricotireoidostomia, uso de máscara laríngea e ventilação mecânica em pacientes portadores de Sars-CoV-2, minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais envolvidos.

O objetivo do treinamento realizado pelo CONSAMU é o de capacitar os profissionais médicos, no uso de técnicas específicas para o manejo avançado de via aérea em pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, garantindo um procedimento mais seguro.

Desde o início da pandemia, 137 profissionais da saúde, entre eles médicos e enfermeiros, foram capacitados pela equipe técnica do CONSAMU.

Agora em 2021, os cursos de capacitação e atualização estão tendo sequência com a proposta de atender os 43 municípios consorciados. Nesta semana serão ministrados cursos nos dias 23 e 24/03 , sendo um presencial e outro on-line.

Presencial

Nesta terça-feira (23), o curso sobre “Manejo de vias aéreas em Covid-19” está acontecendo de forma presencial, com duas turmas: pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30, com palestra ministrada pelo médico do CONSAMU: Icaro Bertechini Soler Lopes.

On-line

Na quarta-feira (24), o curso “Manejo em ventilação mecânica em pacientes suspeitos e confirmados com a COVID-19”, acontecerá de forma online, às 20h, através do Google Meet.

O curso foi oferecido para médicos e fisioterapeutas dos 43 municípios consorciados.

As aulas serão ministradas pelos médicos do CONSAMU: Gustavo Elias Leichweis e Icaro Bertechini Soler Lopes.

A capacitação dos profissionais é de responsabilidade da equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do CONSAMU.