Notícias

15/06/2021

AEROMÉDICO: Treinamento capacita equipe para operações mais seguras

Realizado nesta segunda-feira (14), um treinamento denominado RBAC 90, que cumpre exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), reuniu pilotos, médicos, enfermeiros e mecânicos que compõem a tripulação do Aeromédico Consamu/Governo do Estado/SESA. A atividade foi realizada no Aeroporto Aeroleve, de Cascavel, e concluiu treinamento iniciado há sete semanas, com aulas virtuais realizadas sempre às terças e quintas à noite. 

 

De acordo com o médico Rodrigo Nicácio, diretor técnico  do Consamu, a atividade contou com algumas modalidades de cuidados com segurança diferentes das convencionais, principalmente operações de pouso e decolagem com porta aberta, estando o operador do suporte médico preso a um cinto, por sua vez preso à aeronave. “Isso garante pouso seguro em áreas mais restritas, principalmente em locais de difícil acesso, como rodovias, áreas rurais e outras, garantindo a segurança da missão”. 

 

Segundo Nicácio, o trabalho foi extremamente recompensador e finalizado com êxito, sem que houvesse qualquer tipo de intercorrência. “Todos fizeram o mesmo procedimento, embarcando e desembarcando em baixa altura, para se, porventura precisar, entender e se familiarizar com o processo”. Nicácio explicou que o treinamento mostrou algumas condutas novas, antes conhecidas na teoria, e agora executadas na prática. “Os ajustes na rotina operacional virão doravante, para serem incorporados no dia a dia, mediante necessidade”.