Notícias

24/03/2022

Giacometti completa 1 ano na presidência do Consamu revendo ações e mudando paradigmas

Nesta sexta-feira (25) completa um ano da solenidade de posse do prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, na presidência do Consamu. Ao longo deste período, o Consórcio vivenciou novos tempos, que representaram mudanças de paradigmas e uma forma diferenciada de gestão. Mesmo em tempos de Pandemia, as necessidades dos 43 municípios associados foram colocadas como prioridade: o Consamu fez o caminho inverso e percorreu as cidades, procurando entender quais são as demandas que as afligem. Neste sentido, promoveu workshops, seminários, reuniões descentralizadas e assembleias de prefeitos e secretários de Saúde, sempre atento ao que os gestores mais necessitam.
O Consamu deu força aos conselhos, reviu protocolos, fortaleceu as equipes técnicas e deu voz aos colaboradores, na intenção de buscar resolutividade nas demandas apresentadas pela população. O consórcio tem se expandido cada vez mais, aumentando a quantidade de bases: duas novas estão para ser criadas, em Ouro Verde do Oeste e a base náutica de Boa Vista da Aparecida.
Também criou o Gaoc, grupo de operações especiais, voltado a situações-limite e casos de extrema relevância no ambiente de crise. A instituição passou a atender ocorrências em rodovias que antes eram pedagiadas e agora estão sob o domínio do governo estadual.

A qualificação permanente do corpo de profissionais é outra preocupação. O Consamu promove treinamentos constantes, em ações como, por exemplo, o NEP Itinerante. Mas o maior legado deste período é a humanização no atendimento ao público, que passa por um tratamento mais próximo e efetivo junto aos colaboradores do Samu, UPAs e hospitais conveniados. "Nossa intenção é trazer para o ambiente do consórcio um olhar diferenciado, onde prevaleça o diálogo, a autonomia de decisões, o respeito e sobretudo o comprometimento, com atitudes éticas e prezando sempre pela transparência e honestidade", destaca Giacometti.