Notícias

Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.
Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.

Na manhã desta segunda-feira (24), a equipe da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Cascavel foi acionada para atendimento domiciliar de um homem, 67 anos de idade, que encontrava-se desacordado. Na chegada a equipe solicitou apoio de uma Unidade de Suporte Avançado, que precisou entubar o paciente. Durante o transporte, o homem teve uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida pelas equipes. Após o atendimento, ele foi entregue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas de Cascavel, para maiores cuidados.

24/08/2020

Vítimas de grave acidente são socorridas pelas equipes do CONSAMU.
Vítimas de grave acidente são socorridas pelas equipes do CONSAMU.

Na madrugada deste domingo (23), equipes do CONSAMU foram acionadas para atendimento a um capotamento de automóvel, com três vítimas em estado grave. O acidente ocorreu entre São Clemente e Entre Rios do Oeste. As três vítimas inicialmente foram encaminhadas ao hospital de Entre Rios do Oeste para estabilização e logo em seguida foram transferidas aos hospitais de referência, para cuidados especializados. A primeira vítima, masculino, 23 anos de idade, aparentemente sem fraturas ou lesões, com abdome agudo, foi encaminhado ao Hospital Universitário de Cascavel. O segundo paciente, masculino, 21 anos de idade, apresentando traumatismo cranioencefálico grave, necessitou ser submetido a intubação orotraqueal, devido ao rebaixamento do nível de consciência e foi encaminhado ao Hospital Bom Jesus de Toledo. A terceira vítima, feminino, 30 anos de idade, apresentando rebaixamento de nível de consciência também necessitou ser submetida a intubação orotraqueal e logo em seguida foi encaminhada ao Hospital Bom Jesus de Toledo. A ocorrência contou com o apoio do SAMU de Santa Helena, Toledo e Palotina.

23/08/2020

Vítima de acidente é transferida pelo helicóptero.
Vítima de acidente é transferida pelo helicóptero.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU foi acionada neste domingo (23), para realizar a transferência de um homem de 23 anos de idade. O paciente foi uma das três vítimas do grave acidente com capotamento de automóvel, ocorrido na madrugada deste domingo, entre São Clemente e Entre Rios do Oeste. Inicialmente ele foi encaminhado ao hospital de Entre Rios do Oeste, para estabilização e observação, até a possibilidade de transferência para um centro médico de maior complexidade, pois apresentava um quadro de abdome traumático fechado. Devido ao agravamento de seu quadro clínico, foi submetido a intubação orotraqueal, sedação e drogas vasoativas, sendo encaminhando ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP- Cascavel). A operação contou com o apoio do SAMU de Toledo e Cascavel.

23/08/2020

Helicóptero transfere paciente com diagnóstico de infarto.
Helicóptero transfere paciente com diagnóstico de infarto.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Boa Vista da Aparecida, na tarde deste domingo (23), para realizar a transferência de um homem de 61 anos de idade. O paciente, tabagista e hipertenso, procurou o hospital daquela localidade, no dia de hoje, devido a fortes dores no peito. Após a realização de exames foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio, necessitando ser encaminhado com urgência a um centro de referência. Ele foi atendido, estabilizado e transferido para o Hospital do Coração (Nossa Senhora da Salete). A operação contou com o apoio da frota de Boa Vista da Aparecida.

23/08/2020

Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Capitão Leônidas Marques, na tarde deste sábado (22), para realizar o atendimento de um homem de 68 anos de idade. O paciente, que faz uso de medicamentos para hipertensão arterial, procurou atendimento devido à forte dor torácica, tendo como suspeita síndrome coronariana aguda. Na realização dos exames, constatou-se um pneumotórax traumático. Ele teria sido vítima de queda de motocicleta há um dia. A equipe do aeromédico procedeu a avaliação e estabilização do paciente, tendo sido necessário realizar a drenagem do tórax a direita. Após o procedimento, ele foi encaminhado para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP-Cascavel). A operação contou com o apoio do SAMU de Capitão Leônidas Marques e de Cascavel.

22/08/2020

Profissionais do CONSAMU atendem vítimas de capotamento.
Profissionais do CONSAMU atendem vítimas de capotamento.

No final da tarde de sábado (22), a equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU foi acionada para atender um capotamento de automóvel, com duas vítimas inconscientes. O acidente ocorreu na estrada que liga a localidade de Carajás ao município de Jesuítas. Sendo as vítimas dois homens, um com 51 anos e outro de 55 anos de idade. A vítima de 51 anos, condutor do veículo, com traumatismo cranioencefálico e apresentando fraturas de tórax, provavelmente causadas pelo choque ao volante, produziu instabilidade torácica, sendo necessária toracocentese de alívio. O paciente necessitou ser intubado e receber drogas vasoativas em decorrência da gravidade de suas lesões. O paciente de 55 anos apresentando traumatismo cranioencefálico necessitou ser submetido a intubação orotraqueal, devido ao rebaixamento do nível de consciência. Com a proximidade do pôr do sol, e devido a aeronave não ter permissão para realizar voos noturnos, ela precisou retornar para a base de Cascavel. Ambos pacientes foram embarcados na unidade de suporte básico de Jesuítas. Durante o trajeto, foram interceptados pela unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel, que assumiu o paciente de 55 anos e o encaminhou ao Hospital São Lucas de Cascavel. A equipe do helicóptero tripulou a ambulância do SAMU de Jesuítas e encaminhou a outra vítima para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). A ocorrência contou com o apoio do SAMU de Jesuítas e de Cascavel.

22/08/2020

Profissionais do CONSAMU atendem paciente idoso.
Profissionais do CONSAMU atendem paciente idoso.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Laranjeiras do Sul, na manhã desta sexta-feira (21), para realizar a transferência de um homem de 79 anos de idade. O paciente deu entrada no Hospital São José daquela localidade apresentando um quadro de rebaixamento do nível de consciência e diminuição da força muscular do lado direito do corpo, além de alterações cardíacas. Ele foi submetido a intubação orotraqueal, sedação e ventilação mecânica. Em decorrência do quadro clínico, necessitava de encaminhamento com urgência à um centro de referência. Após atendimento e estabilização, o paciente foi transferido para o Hospital São Vicente de Paulo de Guarapuava. A operação contou com o apoio da frota municipal de Laranjeiras do Sul e do SAMU de Guarapuava.

21/08/2020

Vítima de esmagamento por queda de árvore é socorrida pelas equipes do CONSAMU.
Vítima de esmagamento por queda de árvore é socorrida pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até a linha Peroba, zona rural do município de Guaraniaçu, na tarde desta quinta-feira (20), para realizar o atendimento de um homem de 44 anos de idade. Ele foi vítima de esmagamento por queda de árvore. O primeiro atendimento foi prestado pela defesa civil e pelo SAMU de Guaraniaçu. O paciente foi avaliado pela equipe do aeromédico, no interior da ambulância do SAMU, estabilizado e medicado. A lesão principal encontrada foi uma fratura fechada de membro inferior esquerdo. Devido à estabilidade da vítima, a mesma foi encaminhada via terrestre até o Hospital Santo Antônio de Guaraniaçu. A operação contou com o apoio da defesa civil e do SAMU de Guaraniaçu.

20/08/2020

Profissionais do CONSAMU realizam parto no interior da ambulância.
Profissionais do CONSAMU realizam parto no interior da ambulância.

Na madrugada desta terça feira (18), a unidade de suporte básico do SAMU de Cafelândia foi acionada para realizar o transporte de uma gestante. Ao chegarem próximo ao trevo Cataratas, a equipe solicitou o apoio de uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel, pois a gestante estava em trabalho de parto. A mulher evoluiu para parto efetivo e a bebê nasceu no interior da ambulância. Após o parto, os profissionais encaminharam a mãe e a recém-nascida ao Hospital São Lucas de Cascavel.

18/08/2020

Curso de capacitação para colaboradores do CONSAMU.
Curso de capacitação para colaboradores do CONSAMU.

Nas últimas semanas, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU capacitou 21 novos colaboradores para atuarem nas bases do SAMU de Cascavel e São José das Palmeiras e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de: Cascavel, Toledo, Guaíra e Marechal Cândido Rondon. Nos treinamentos, a equipe do NEP abordou os seguintes assuntos: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, segurança do paciente, entre outros. Foram 10 dias de treinamento, em que os participantes tiveram aulas teóricas e simulações realísticas de atendimento, com o objetivo de preparar os profissionais para as mais variadas situações de urgência e emergência.    

17/08/2020

Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.

Na manhã desta segunda-feira (17), uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel interceptou a ambulância de suporte básico do SAMU de Nova Aurora para encaminhar um paciente ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). A interceptação aconteceu na BR-369. Paciente masculino de 69 anos de idade, sem histórico de comorbidades, que há 50 minutos apresentou perda da força motora do lado esquerdo do corpo, sofrendo um provável Acidente Vascular Encefálico. Foi necessário o acionamento destas duas equipes para encaminhar o homem, o mais breve possível, ao hospital de referência (HUOP).

17/08/2020

Profissionais do CONSAMU realizam repatriamento de gêmeas.
Profissionais do CONSAMU realizam repatriamento de gêmeas.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Francisco Beltrão, na manhã deste domingo (16), para realizar o repatriamento de duas meninas de 12 dias de vida. Quando tinham apenas 02 dias de vida, as irmãs gêmeas prematuras (33 semanas), foram transferidas pelo aeromédico para a UTI Neo Natal do Hospital São Lucas de Cascavel, para cuidados e monitorização. Com a boa evolução clínica das gêmeas, elas puderam retornar ao hospital de origem. Após a avaliação da equipe do aeromédico e considerando-se a estabilidade das meninas, optou-se em realizar a transferência no mesmo voo. Após terem sido acomodadas na incubadora de transporte, elas foram encaminhadas à aeronave, que partiu do pátio da Sync Jet, no aeroporto de Cascavel. O pouso ocorreu no heliponto do Hospital Regional de Francisco Beltrão. A operação contou com o apoio do SAMU de Cascavel.

16/08/2020

Paciente com câncer é transferido ao hospital CEONC de Cascavel.
Paciente com câncer é transferido ao hospital CEONC de Cascavel.

Na tarde deste sábado (15), uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel interceptou uma ambulância de suporte avançado da cidade de Goioerê - PR. A interceptação aconteceu próximo da entrada de Nova Aurora. O paciente do sexo masculino, 71 anos de idade, que estava na Santa Casa de Goioerê, faz tratamento no CEONC de Cascavel e passou por um procedimento cirúrgico há sete dias. Ontem, ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória revertida com sucesso, porém, o paciente evoluiu com insuficiência renal e precisou retornar ao hospital de referência (CEONC).

15/08/2020

Helicóptero transfere vítima de infarto.
Helicóptero transfere vítima de infarto.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Ibema, na tarde desta quinta-feira (13), para realizar a transferência de uma mulher de 62 anos de idade. A paciente, tabagista e diabética, procurou o hospital daquela localidade devido a fortes dores no peito. Com o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, após a realização de exames, ela precisou ser encaminhada com urgência para um centro de referência. A aeronave pousou no pátio da igreja matriz de Ibema. Após atendimento e estabilização, a paciente foi transferida para o Hospital do Coração (Nossa Senhora da Salete). A aeronave necessitou pousar no aeroporto de Cascavel, devido ao mau tempo. A operação contou com o apoio da frota de Ibema e do SAMU de Cascavel.

13/08/2020

Profissionais do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.
Profissionais do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.

Na madrugada desta quarta-feira (12), uma Unidade de Suporte Básico de vida e uma Unidade de Suporte Avançado de vida do SAMU de Cascavel foram acionadas para atender uma paciente em parada cardiorrespiratória. A mulher de 63 anos de idade já apresentava amputação prévia de membro inferior, hipertensão e diabetes. Ela foi reanimada pelas equipes, sendo revertida a parada cardiorrespiratória. Após a estabilização do quadro clínico, ela foi encaminhada ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP-Cascavel).

12/08/2020

Equipes do CONSAMU realizam parto em residência.
Equipes do CONSAMU realizam parto em residência.

No início da tarde desta terça-feira (11), as equipes das ambulâncias de suporte avançado e básico de vida do SAMU de Cascavel foram acionadas para atendimento a uma gestante, no bairro Neva, em Cascavel. Ao chegarem no local, a mulher entrou em trabalho de parto, e o bebê do sexo feminino nasceu na residência. Após o atendimento, os profissionais encaminharam a mãe e a filha ao Hospital Universitário (HUOP-Cascavel), para cuidados especializados.

11/08/2020