Notícias

Samuzinho na escola - município de Corbélia
Samuzinho na escola - município de Corbélia

O evento “SAMUZINHO NA ESCOLA”, desenvolvido pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná - CONSAMU, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Corbélia – ACICORB, no dia 28/02/2020. Teve como finalidade levar o conhecimento em primeiros socorros e educação em saúde aos alunos do 4° e 5° ano de todas as escolas municipais, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, totalizando 450 alunos. Os assuntos abordados foram:  como acionar o SAMU, procedimentos de primeiros socorros e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). A atividade foi direcionada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU, composta de enfermeiros, técnica em enfermagem, condutor socorrista e o mascote:  SAMUZINHO. O evento também contou com a participação do Presidente do CONSAMU, Sr. Jucenir Leandro Stentzler, o Diretor Geral, Sr. José Peixoto da Silva Neto, o Prefeito de Corbélia em exercício, Sr. Dangelles Decki, além de representantes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o interior de uma ambulância, Unidade de Suporte básico (USB) do Samu.

05/03/2020

Samuzinho na escola- Espigão Alto do Iguaçu.
Samuzinho na escola- Espigão Alto do Iguaçu.

O evento “SAMUZINHO NA ESCOLA”, desenvolvido pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná - CONSAMU, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, ocorreu na Associação dos funcionários do município de Espigão Alto do Iguaçu, no dia 19/02/2020. Teve como finalidade, instruir os alunos do 4° e 5° ano de 5 escolas municipais, através de brincadeiras e atividades lúdicas. A atividade foi direcionada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU, composta de enfermeiros, técnica em enfermagem, condutor socorrista e o mascote: SAMUZINHO. Foram abordados os seguintes assuntos: como acionar o SAMU, procedimentos de primeiros socorros e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). Este foi o 4° município a receber o evento, que ocorreu no teatro municipal, totalizando 116 alunos. Estiveram presentes os professores, a Secretária de Saúde do município, Odete DeItoz, a Secretária de Educação, Claudicéia de Souza, a Médica Veterinária da Vigilância Sanitária, Marúcia Dalcuchi, o Vice-prefeito, Vanderlei Rohden e o Prefeito, Hilário Czechowski. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o interior de uma ambulância, Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu.

27/02/2020

Capacitação para novos profissionais do CONSAMU – SAMU e UPA
Capacitação para novos profissionais do CONSAMU – SAMU e UPA

De 11 a 21 de fevereiro de 2020, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU capacitou mais trinta novos profissionais para atuarem nas Unidades de Pronto Atendimento - UPA de Marechal Cândido Rondon, Guaíra e nas bases do SAMU. Foram capacitados profissionais técnicos em enfermagem e motoristas socorristas. Nos treinamentos, a equipe do NEP abordou diversos assuntos: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, retirada de veículos, entre outros. Esta é a 47ª turma a receber a capacitação.  

26/02/2020

SAMUZINHO NA ESCOLA - Ouro verde do Oeste
SAMUZINHO NA ESCOLA - Ouro verde do Oeste

O evento “SAMUZINHO NA ESCOLA”, desenvolvido pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná- CONSAMU, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, ocorreu na associação dos funcionários do município de Ouro Verde do Oeste, no dia 17/02/2020. Teve como objetivo levar o conhecimento em primeiros socorros e educação em saúde aos alunos do 4° e 5° ano de duas escolas do município, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.  Os assuntos abordados foram:  como acionar o SAMU, procedimentos de primeiros socorros e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). A atividade foi direcionada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU, composta de enfermeiros, técnica em enfermagem, condutor socorrista e o mascote:  SAMUZINHO. Este foi o 3° município a receber o evento, que ocorreu no Teatro Municipal, totalizando 150 alunos. Estiveram presentes professores e a Secretária de Saúde do município, Marlene Inez Zarzo. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o interior de uma ambulância, Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu.  

21/02/2020

Samuzinho na escola - Vera Cruz do Oeste
Samuzinho na escola - Vera Cruz do Oeste

O evento “SAMUZINHO NA ESCOLA”, desenvolvido pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná- CONSAMU, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, aconteceu no município de Vera Cruz do Oeste, no dia 10/02/2020. Teve como objetivo levar o conhecimento em primeiros socorros e educação em saúde aos alunos do 4° e 5° ano, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas. Os assuntos abordados foram: como acionar o SAMU; procedimentos de primeiros socorros e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). A atividade foi direcionada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU, composta de enfermeiros, técnica em enfermagem, condutor socorrista e o mascote:  SAMUZINHO.  Esse foi o 2° município a prestigiar o evento, com a presença de 223 alunos, professores e a secretária de saúde do município, Ivete Gonzatto Tomasin. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o interior de uma ambulância, Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu.

19/02/2020

Samuzinho na escola - Iracema do Oeste
Samuzinho na escola - Iracema do Oeste

O evento “SAMUZINHO NA ESCOLA”, desenvolvido pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná- CONSAMU, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, aconteceu na Associação dos Funcionários do município de Iracema do Oeste, no dia 07/02/2020. Foi a primeira cidade contemplada com o evento. Teve como objetivo levar o conhecimento em primeiros socorros e educação em saúde aos alunos do 4° e 5° ano, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas. Os assuntos abordados foram: como acionar o SAMU; procedimentos de primeiros socorros e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). A atividade foi direcionada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU, composta de enfermeiros, técnica em enfermagem, condutor socorrista e o mascote: SAMUZINHO.  A atividade foi realizada nas escolas: Aparecida Rodrigues Carneloz e M. Profa-Ei EF. Houve a participação de 64 alunos, professores, Secretário de Saúde do município, Nilton Martinelli França, o Secretário de Educação, Roberto da Costa Pereira, e o Vice-prefeito, Valdomiro Martinelli França.

18/02/2020

Bebê nasce no interior da ambulância.
Bebê nasce no interior da ambulância.

  O parto foi realizado na noite de ontem (05), pela equipe de profissionais do SAMU de Cascavel. Uma ambulância de suporte avançado (USA), foi deslocada até o município de Boa Vista da Aparecida, para fazer a transferência da paciente, 37 semanas de gestação, ao Hospital Universitário (HUOP) de Cascavel. Durante o trajeto, a gestante entrou em trabalho de parto e o bebê, sexo masculino, nasceu no interior da ambulância. A mãe e o filho foram encaminhados ao hospital, para maiores cuidados.

06/02/2020

Profissionais do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.
Profissionais do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.

Os socorristas do SAMU de Cascavel foram acionados, no final da manhã desta quinta-feira (06), para atenderem um paciente, masculino, 49 anos de idade. Ele relatava dor torácica e aguardava atendimento na Unidade Básica de Saúde do Parque São Paulo, em Cascavel. Enquanto os profissionais realizavam a avaliação, ele sofreu uma crise convulsiva, seguida de uma parada cardiorrespiratória. Rapidamente iniciou-se o protocolo de atendimento, que durou aproximadamente 30 minutos. A parada foi revertida com sucesso, e a vítima foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Salete.

06/02/2020

Concurso Público do Consamu
Concurso Público do Consamu

    https://cbncascaveloficial.com.br/noticia/quando-o-hospital-de-retaguarda-entra-em-funcionamento?fbclid=IwAR1N0y2nlShw7s5JukcrFWqbXhVp5bj0ovzazNFW_HNLw_k2kcVEXRmEjIs

04/02/2020

Assembleia Geral Extraordinária do CONSAMU.
Assembleia Geral Extraordinária do CONSAMU.

No último dia 30, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária do CONSAMU, na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, em Cascavel. O Presidente do Consórcio, Senhor Jucenir Leandro Stentzler, o Diretor Geral, Senhor José Peixoto da Silva Neto, e demais gestores reuniram-se com os prefeitos e representantes dos municípios consorciados para tratarem de assuntos relacionados à estrutura organizacional do CONSAMU – contemplando o Hospital de Retaguarda de Cascavel e o Hospital Regional de Toledo. Sendo assim, o CONSAMU poderá dar continuidade aos trabalhos de reorganização interna para a execução dos serviços dos hospitais, que têm como objetivo atender pacientes de menor complexidade, consequentemente desafogando os hospitais de alta complexidade da região. Inicialmente, haverá 28 leitos clínicos e 10 leitos de Unidade de terapia Intensiva (UTI), com previsão de 68 leitos até o final deste ano. Com os dois hospitais em funcionamento, haverá um aumento de 150 leitos para a população. Durante a reunião, outros assuntos foram levados em pauta, tais como: alteração no orçamento 2020 – face o início de operação do Hospital de Retaguarda de Cascavel e o Hospital Regional de Toledo, no ano de 2020; alterações no Plano de cargos, funções, salários e benefícios do pessoal do CONSAMU – contemplando o quadro de pessoal do Hospital de Retaguarda de Cascavel, Hospital Regional de Toledo e CONSAMU, além da alteração do Estatuto Social do CONSAMU, que passou a ter a seguinte denominação: Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná.  

04/02/2020

Concurso Público nº 001/2020 do CONSAMU
Concurso Público nº 001/2020 do CONSAMU

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste), para os cargos de : AGENTE ADMINISTRATIVO; ASSESSOR JURÍDICO; CONTADOR; ENFERMEIRO; FARMACÊUTICO (com lotação inicial: Unidade de Pronto Atendimento – UPA); MÉDICO 12 horas (com lotação inicial: SAMU); MÉDICO 12 horas (com lotação inicial: Unidade de Pronto Atendimento – UPA); MÉDICO 24 horas (com lotação inicial: SAMU); MÉDICO 24 horas (com lotação inicial: Unidade de Pronto Atendimento – UPA); MOTORISTA SOCORRISTA; RÁDIO OPERADOR; TÉCNICO AUXILIAR DE REGULAÇÃO MÉDICA-TARM’S  e TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Os salários variam de R$ 1.166,59 a R$ 9.644,29. As vagas serão distribuídas nos municípios da região oeste do Paraná: ASSIS CHATEAUBRIAND, CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES, CAFELÂNDIA, CASCAVEL, CATANDUVAS, CÉU AZUL, CORBÉLIA, GUAÍRA, GUARANIAÇU, JESUÍTAS, MARECHAL CÂNDIDO RONDON, NOVA AURORA, PALOTINA, QUEDAS DO IGUAÇU, SANTA HELENA, SANTA TEREZA DO OESTE, SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS, TERRA ROXA, TOLEDO, TRÊS BARRAS DO PARANÁ, TUPÃSSI e VERA CRUZ DO OESTE. O candidato irá realizar a prova escrita na cidade em que estará concorrendo à vaga. PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23/01/2020 a 19/02/2020. DATA PROVÁVEL DA PROVA OBJETIVA: 08/03/2020. Será admitida à inscrição SOMENTE via internet, no endereço eletrônico: www.institutobrasil.net.br ou acessando o link: https://www.institutobrasil.net.br/login/url/inscricao/75   Maiores informações: (45) 99834-0664 ou (45) 3036-7104.  

24/01/2020

Helicóptero do CONSAMU/Paraná Urgência completa 06 anos de operação.
Helicóptero do CONSAMU/Paraná Urgência completa 06 anos de operação.

Hoje completamos 06 anos de operações aeromédicas na Base de Cascavel, a primeira do Estado, em um modelo operacional inovador, com 100% de disponibilidade para o Sistema Único de Saúde. O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, é o responsável pela disponibilização da aeronave para atendimentos e transferências de urgência aos pacientes gravemente enfermos de toda a macrorregional Oeste, contemplando quase 2 milhões de pessoas com acesso ao serviço. Neste período realizamos 2.425 missões em mais de 3.500 horas de voos exitosos. A equipe é formada por um Piloto, um Médico e um Enfermeiro, além do apoio contínuo de um mecânico e do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, operacionalizado pelo CONSAMU, que realiza a triagem técnica dos casos para acionamento da aeronave, do nascer ao pôr do sol, sete dias por semana. Os principais beneficiados foram as vítimas de eventos cardiovasculares graves (Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral), além de politraumatizados graves em geral, sobretudo vítimas do trânsito.

22/01/2020

Acontecimentos que marcaram a história do CONSAMU em 2019.
Acontecimentos que marcaram a história do CONSAMU em 2019.

Clique aqui: /arquivos/files/RETRO%20CONSAMU%20%28vers%C3%A3o%20final%29.pdf

21/01/2020

Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.
Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.

  As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) iniciaram nesta sexta-feira (10).  Para inscrever-se o candidato deverá comparecer a sede do CONSAMU/Setor de Recursos Humanos, localizada na Rua Uruguai, 283, Bairro Alto Alegre, em Cascavel - PR, ou, via sedex, no mesmo endereço acima, no período de 10/01/2020 a 24/01/2020, das 8h30min às 11h30min e das 14h00min às 17h00min, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). O critério utilizado para a escolha dos candidatos é a análise de currículo. O edital prevê vagas para médicos, com lotação inicial na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na cidade de Guaíra – PR. Confira a relação das vagas e demais informações acessando: https://consamu.com.br/arquivos/20200109_161036_45.pdf Para maiores informações: (45) 3036-7105 e 3036-7106.

10/01/2020

Curso de Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.
Curso de Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.

De 16 a 20/12/2019, um total de 18 funcionários que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo e Cascavel participaram de um curso de capacitação. O curso foi oferecido aos enfermeiros e técnicos em enfermagem e foi ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU.  Esta foi a 46ª turma a receber a capacitação.                Diversos assuntos foram abordados, tais como: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, retirada de veículo, entre outros. Os profissionais participaram de aulas teóricas e práticas sobre os assuntos mencionados anteriormente.

06/01/2020

Feliz Natal!
Feliz Natal!

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste- CONSAMU deseja a todos um Feliz Natal e próspero Ano Novo!  

24/12/2019