Notícias

Profissionais do CONSAMU recebem Certificado de Elogio e Honra ao Mérito após ministrarem treinamento.
Profissionais do CONSAMU recebem Certificado de Elogio e Honra ao Mérito após ministrarem treinamento.

Os profissionais de saúde do município de Santa Tereza do Oeste receberam capacitação e atualização de procedimentos referente às principais urgências clínicas, obstétricas e traumáticas, no decorrer do mês de julho de 2019. O treinamento foi ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU, e durante os oito dias de capacitação, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas. A atividade foi ministrada para aproximadamente sessenta profissionais, entre eles: enfermeiros, farmacêuticos, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, motoristas, médicos, zeladoras, entre outros. No encerramento do treinamento, o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Sr. Élio Marciniak, acompanhado da secretária de saúde, Sra. Gracieli Nairton, e os vereadores, Sr. Fábio Perlin e Sr. João Paulo Pereira, prestaram uma homenagem aos integrantes do NEP, com a entrega de um Certificado de Elogio da ouvidoria do SUS e um Certificado de Honra ao Mérito. O serviço de urgência exige um preparo adequado dos profissionais atuantes. Sendo assim, esta equipe é altamente capacitada para realizar o treinamento de novos colaboradores, a capacitação técnica e a educação continuada, tanto dos funcionários do CONSAMU, quanto de profissionais de outras instituições ou empresas, que tiverem interesse em aprimorar os seus conhecimentos, objetivando o atendimento eficiente aos usuários do serviço de saúde.  Parabéns a todos os envolvidos, que trabalham nesta linda missão: SALVAR VIDAS!

26/07/2019

Vítimas de grave acidente são socorridas pelos profissionais do CONSAMU.
Vítimas de grave acidente são socorridas pelos profissionais do CONSAMU.

Profissionais do SAMU de Palotina prestaram atendimento ao grave acidente, registrado na madrugada desta quinta-feira (25), na Rodovia PR-182. A colisão frontal envolveu dois veículos e nove vítimas, sendo que oito ficaram feridas e uma foi a óbito, no local. Os socorristas realizaram o atendimento de urgência e os pacientes foram encaminhados aos hospitais da região. Uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Toledo foi acionada, para a transferência de um dos pacientes ao hospital Bom Jesus. Equipes do Corpo de Bombeiro e frota municipal de Palotina também prestaram apoio durante a ocorrência.

25/07/2019

CONSAMU abre inscrições para Concurso Público em 19 municípios da região oeste do Paraná.
CONSAMU abre inscrições para Concurso Público em 19 municípios da região oeste do Paraná.

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste). Há vagas para: AGENTE ADMINISTRATIVO, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO com lotação inicial: Unidade de Pronto Atendimento - UPA, MÉDICO- 24 horas com lotação inicial: Unidade de Pronto Atendimento – UPA, MÉDICO - 24 horas com lotação inicial: SAMU, MOTORISTA SOCORRISTA (Condutor de Ambulância) e TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Os salários variam de R$ 1.465,42 a R$ 9.645,22. As vagas serão distribuídas em 19 municípios da região oeste do Paraná: ASSIS CHATEAUBRIAND – PR, CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES – PR, CAFELÂNDIA – PR, CASCAVEL – PR, CATANDUVAS – PR, CORBÉLIA – PR, GUAIRA – PR, JESUÍTAS – PR, MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR, PALOTINA – PR, QUEDAS DO IGUAÇU – PR, SANTA HELENA – PR, SANTA TEREZA DO OESTE – PR, SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS – PR, TERRA ROXA – PR, TOLEDO – PR, TRÊS BARRAS DO PARANÁ – PR, TUPÃSSI – PR  e VERA CRUZ DO OESTE – PR O candidato irá realizar a prova escrita na cidade em que está concorrendo à vaga. PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 15/07/2019 a 05/08/2019. Será admitida à inscrição SOMENTE via internet, no site: www.institutobrasil.net.br, ou, acessando o link: http://www.institutobrasil.net.br/login/url/inscricao/60 Maiores informações: (45) 99834-0664 ou (45) 3036-7105.  

16/07/2019

Equipe do Consamu realiza parto em ambulância.
Equipe do Consamu realiza parto em ambulância.

Uma gestante, de alto risco, deu entrada em uma Unidade Básica de Saúde de Iracema do Oeste, em trabalho de parto, na tarde desta terça-feira (16). Uma equipe de socorristas do SAMU de Jesuítas realizava a transferência da paciente ao Hospital Universitário (HUOP), em Cascavel, local de referência para este tipo de ocorrência. Simultaneamente, uma unidade de suporte avançado (USA) do SAMU de Cascavel foi enviada ao encontro da primeira equipe. Após a interceptação e embarque na USA, a transferência da gestante teve continuidade. Entretanto, antes de chegar ao hospital, o bebê nasceu no interior da ambulância, onde recebeu todo o suporte e assistência necessários. A mãe e o filho chegaram estáveis ao HUOP e passam muito bem.

16/07/2019

Profissionais do CONSAMU revertem mais uma parada cardiorrespiratória em idoso.
Profissionais do CONSAMU revertem mais uma parada cardiorrespiratória em idoso.

Profissionais do SAMU de Cascavel realizaram a transferência do paciente, 85 anos de idade, até o Hospital Nossa Senhora  da Salete, em Cascavel,  nesta segunda-feira (15). Ao chegar no local de destino, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. Os socorristas realizaram todos os procedimentos, com o apoio da equipe do hospital, e a parada foi revertida com sucesso.

15/07/2019

Socorristas do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória em idoso.
Socorristas do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória em idoso.

Profissionais do SAMU de Cascavel foram acionados, na tarde desta sexta-feira (12), para atendimento ao idoso, com 87 anos de idade. Ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, em sua residência, enquanto fazia uma refeição. Um veículo de intervenção rápida chegou imediatamente ao local, e os profissionais iniciaram os protocolos de atendimento. A equipe não mediu esforços para salvar a vida do paciente. Foram cerca de 20 minutos de reanimação e a parada foi revertida com sucesso. Em seguida, uma outra equipe de profissionais do SAMU de Cascavel encaminhou o idoso,  com vida,  ao hospital.

12/07/2019

Dia Nacional do Socorrista
Dia Nacional do Socorrista

No dia 11 de julho é comemorado o Dia Nacional do Socorrista, um profissional de extrema importância, capaz de prestar o primeiro socorro no local da urgência e emergência, e, quando necessário, encaminha o paciente com segurança e acompanhamento profissional, até a unidade de saúde mais adequada, no menor tempo possível, em favor da vida. O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste - CONSAMU parabeniza a todos os socorristas, em especial aos que fazem parte do serviço de urgência SAMU 192, e deseja que todos possam levar no momento preciso o ansiado salvamento.  

11/07/2019

Treinamento em urgências psiquiátricas aos profissionais do CAPSI.
Treinamento em urgências psiquiátricas aos profissionais do CAPSI.

No dia 05/07/2019, os integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU ministraram mais um treinamento em Urgências Psiquiátricas. Desta vez, os profissionais do CAPSI de Cascavel receberam instrução sobre: avaliação da cena, comunicação terapêutica, contenções física e mecânica do paciente psiquiátrico. Participaram da atividade 24 profissionais, entre eles: instrutores, assistente social, médicos, psicólogos, enfermeiros e demais cargos.

09/07/2019

Agradecimento aos profissionais do CONSAMU.
Agradecimento aos profissionais do CONSAMU.

O paciente foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, no último sábado (06). A família agradece o trabalho prestado pelos profissionais do CONSAMU. Mais uma VIDA SALVA!    https://cgn.inf.br/noticia/30959/deus-usou-a-equipe-do-samu-para-salva-lo-familia-de-vitima-de-infarto-agradece-atendimento

09/07/2019

Profissionais do Consamu revertem paradas cardiorrespiratórias.
Profissionais do Consamu revertem paradas cardiorrespiratórias.

Dentre as diversas ocorrências registradas no último final de semana, as equipes de SAMU de Cascavel também foram acionadas para atendimento de pacientes em parada cardiorrespiratória. Uma das vítimas foi um idoso, 82 anos de idade. O segundo caso foi um paciente masculino, 51 anos de idade. As duas paradas foram revertidas com sucesso. Os socorristas das ambulâncias de suporte básico e avançado não mediram esforços durante os atendimentos, e os dois pacientes chegaram ao hospital com quadro de saúde estável.

08/07/2019

Profissionais do CONSAMU recebem treinamento em Urgências Psiquiátricas.
Profissionais do CONSAMU recebem treinamento em Urgências Psiquiátricas.

Na última semana, os profissionais do SAMU de Cascavel receberam instrução sobre Urgências Psiquiátricas. O treinamento foi ministrado por integrantes da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU, e desta vez, 12 profissionais (técnicos em enfermagem, enfermeiros e motoristas socorristas) receberam instrução sobre: reforma psiquiátrica, classificação das urgências psiquiátricas, abordagem e atendimento ao paciente em surto psiquiátrico; abordagem ao paciente em tentativa de suicídio e atualização de protocolos de atendimento às urgências psiquiátricas. Os funcionários que atuam na operação do serviço 192 estão sendo divididos em grupos, para receberem o treinamento.  

04/07/2019

Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.
Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.

No último mês, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU capacitou mais 16 novos profissionais para atuarem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Guaíra, além de profissionais para atuarem nas bases do SAMU. Foram 10 dias de treinamento, em que foram capacitados: enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas socorristas. Os profissionais receberam capacitação em: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, entre outros.

03/07/2019

Grave acidente mobiliza equipes de socorristas do CONSAMU.
Grave acidente mobiliza equipes de socorristas do CONSAMU.

Duas equipes do SAMU de Toledo prestaram atendimento ao acidente, registrado na tarde desta quarta-feira (26), entre Toledo e Marechal Cândido Rondon. Uma terceira ambulância do SAMU, que trafegava pelo local, também prestou apoio. A colisão envolveu uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que atingiu frontalmente dois veículos de pequeno porte. A condutora de um dos veículos não resistiu e foi a óbito no local. O policial e a outra vítima foram socorridos pelas equipes e encaminhados ao Hospital Bom Jesus, em Toledo. Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foram acionadas.

26/06/2019

Idoso sofre trauma na cabeça e é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Idoso sofre trauma na cabeça e é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

Nesta terça-feira (25) socorristas do SAMU de Cascavel prestaram atendimento a um senhor, 64 anos de idade, vítima de trauma, após um galho ter atingido a região da sua cabeça, na comunidade Gramadinho, em Cascavel.  Ele sofreu rebaixamento do nível de consciência, confusão mental e agitação. O acidente mobilizou duas equipes de profissionais, que realizaram o protocolo de atendimento ao trauma e encaminharam o paciente ao Hospital Universitário (HUOP), para maiores cuidados.

25/06/2019

Utilidade Pública.
Utilidade Pública.

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste disponibiliza outros números de telefone, caso não seja possível o contato através do número 192.

18/06/2019

Equipes do CONSAMU prestam atendimento em acidente com duas vítimas encarceradas.
Equipes do CONSAMU prestam atendimento em acidente com duas vítimas encarceradas.

As três equipes de socorristas, sendo duas ambulâncias do SAMU de Guaíra e o helicóptero do CONSAMU/Paraná Urgência foram mobilizadas até o local do acidente, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (17), na BR-163. A colisão entre uma carreta e um veículo de pequeno porte deixou duas pessoas presas nas ferragens. O motorista do veículo foi resgatado com vida e encaminhado, por meio do helicóptero, para o hospital Bom Jesus, em Toledo. Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária federal também auxiliaram a ocorrência. Imagens: Portal Guaíra.

17/06/2019