Notícias

Treinamento para profissionais do CISCOPAR e CAPS AD III.
Treinamento para profissionais do CISCOPAR e CAPS AD III.

Integrantes da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU estiveram no município de Toledo, no último dia 31, ministrando um treinamento sobre Urgências Psiquiátricas. A atividade foi direcionada aos profissionais do CISCOPAR E CAPS AD III.         Durante o período da tarde, os profissionais receberam instrução sobre: reforma psiquiátrica, avaliação da cena, abordagem e atendimento ao paciente em surto psiquiátrico, comunicação terapêutica, contenções física, mecânica e química do paciente com transtorno psiquiátrico. Participaram da atividade 16 profissionais, entre eles: enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, vigias, terapeuta ocupacional e farmacêutica.

05/06/2019

Treinamento para profissionais da RENALCLIN.
Treinamento para profissionais da RENALCLIN.

No dia 29/05/2019, os profissionais da Renalclin, clínica de hemodiálise de Cascavel, receberam um treinamento sobre Urgências Psiquiátricas. Os profissionais tiveram instruções téoricas e práticas, conduzidas pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU, que ministrou assuntos como: avaliação da cena, comunicação terapêutica, contenções física, mecânica e química do paciente com transtorno psiquiátrico. Participaram da atividade 31 profissionais, entre eles: técnicos em enfermagem, enfermeira, médica e psicóloga.  

04/06/2019

Processo Seletivo Simplificado Nº001/2019
Processo Seletivo Simplificado Nº001/2019

Para maiores informações, acesse o edital: https://www.consamu.com.br/arquivos/20190607_083100_10.pdf  

04/06/2019

Diretor de enfermagem do CONSAMU participa de curso em Curitiba.
Diretor de enfermagem do CONSAMU participa de curso em Curitiba.

O Diretor de enfermagem do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (CONSAMU), Sr. Carlos Augusto Pereira participou do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em Combate, nos dias 29 a 31 de maio de 2019. O curso foi realizado em Curitiba, na Escola Superior de Polícia Civil. Foi direcionado para médicos e enfermeiros do SAMU e SIATE de todas as regiões do Estado do Paraná, e ministrado pelo policial médico, Dr. Sergio Maniglia, do grupo TIGRE da Polícia Civil-PR, com monitoria de outros policiais pós-graduados em APH em Combate. O objetivo do curso foi treinar profissionais dos Serviço de Atendimento Pré-hospitalar em atendimento conjunto com forças policiais em ambiente de conflito, bem como o uso de técnicas e procedimentos específicos para atendimento das vítimas de áreas conflagradas.

03/06/2019

Treinamento para acadêmicos de medicina da UFPR- Toledo
Treinamento para acadêmicos de medicina da UFPR- Toledo

Os acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Toledo receberam instrução sobre atendimento ao trauma, no último dia 23. Assuntos como: cinemática do trauma, avaliação e segurança da cena, avaliação primária e secundária no trauma e imobilizações foram abordados pelos integrantes da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU. Participaram da atividade cerca de 28 acadêmicos do curso de medicina da UFPR-campus Toledo.

28/05/2019

Treinamento para profissionais do CONSAMU.
Treinamento para profissionais do CONSAMU.

Nos dias 22 e 23/05/2019, profissionais da base de Cascavel receberam instrução sobre Urgências Psiquiátricas. O treinamento teve início no ultimo mês e tem como objetivo treinar a equipe operacional do CONSAMU. Desta vez, mais 34 profissionais, entre eles: técnicos em enfermagem, enfermeiros e motoristas socorristas receberam a instrução.  O treinamento foi ministrado por integrantes da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU, que abordaram os seguintes  assuntos relacionados ao tema: reforma psiquiátrica, classificação das urgências psiquiátricas, abordagem e atendimento ao paciente em surto psiquiátrico; abordagem ao paciente em tentativa de suicídio e atualização de protocolos de atendimento às urgências psiquiátricas.

27/05/2019

Recém-nascido é socorrido pelas equipes do CONSAMU.
Recém-nascido é socorrido pelas equipes do CONSAMU.

O recém- nascido de apenas 4 dias de vida foi atendido pelos profissionais do SAMU de Cascavel, após sofrer  obstrução de vias aéreas por leite, na tarde desta segunda-feira.  Uma motolância e uma ambulância de suporte avançado foram mobilizadas até a residência. O socorrista da motolância chegou imediatamente no local e por meio da manobra de primeiros socorros a criança foi salva. Em seguida, os profissionais da ambulância encaminharam o recém-nascido ao Hospital Universitário de Cascavel, para cuidados posteriores.

27/05/2019

Recém-nascido recebe atendimento dos profissionais do CONSAMU.
Recém-nascido recebe atendimento dos profissionais do CONSAMU.

Socorristas do SAMU de Cascavel prestaram atendimento a um recém-nascido, na tarde desta sexta-feira (24). Após o diagnóstico do problema cardíaco, ele precisou ser transferido ao Hospital Universitário de Londrina. Uma ambulância de suporte avançado foi deslocada até o Hospital Universitário de Cascavel (HUOP), local em que o recém-nascido estava internado.  Para realizar a transferência do HUOP até o aeroporto, os socorristas utilizaram uma incubadora neonatal, que proporciona um ambiente favorável, com controle de umidade e temperatura. O neonato seguirá até Londrina por meio do avião UTI do governo do Paraná.

24/05/2019

Ampliação das bases do Consamu.
Ampliação das bases do Consamu.

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste está ampliando as suas bases. 

22/05/2019

Treinamento para profissionais da UNIOESTE.
Treinamento para profissionais da UNIOESTE.

No dia 17/05/2019, os profissionais que atuam na clínica de Fisioterapia e Centro de Reabilitação Física da Unioeste receberam instrução sobre as principais urgências clínicas. O treinamento foi ministrado por integrantes da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU. Os participantes receberam instrução sobre: Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP), Obstrução de Vias Áereas por Corpo Estranho (OVACE) e manobras de desobstrução, Desmaio, Crise convulsiva, Crise hipertensiva e Hipoglicemia. Participaram da atividade cerca de 16 profissionais que atuam no Centro de Reabilitação Física.

22/05/2019

Treinamento para profissionais do município de Entre Rios do Oeste
Treinamento para profissionais do município de Entre Rios do Oeste

Por meio de aulas teóricas e práticas, os profissionais do município de Entre Rios do Oeste receberam capacitação e atualização de procedimentos referente às principais urgências clínicas e traumáticas. A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU foi quem ministrou o treinamento, nos dias 04/04/2019 e 16/05/2019. Participaram da atividade cerca de 30 profissionais de diferentes cargos, entre eles: enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, motoristas, médicos, zeladoras, entre outros.

21/05/2019

Dia do técnico e auxiliar de enfermagem.
Dia do técnico e auxiliar de enfermagem.

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste parabeniza a todos os técnicos e auxiliares de enfermagem pelo seu dia. 

20/05/2019

Diretor de Enfermagem do CONSAMU e supervisores participam de evento realizado pelo Coren-PR.
Diretor de Enfermagem do CONSAMU e supervisores participam de evento realizado pelo Coren-PR.

O Diretor de Enfermagem do Consamu, Sr. Carlos Augusto Pereira, e os enfermeiros supervisores das bases do consórcio participaram do Encontro com os Enfermeiros Responsáveis Técnicos, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná - Subseção Cascavel, na última sexta-feira (10). Durante o evento, os profissionais do Consamu puderam acompanhar a apresentação do relatório de atividades e gestão do Coren-PR, ministrada pela presidente do Conselho, Dra. Simone Peruzzo. Além disso, participaram de palestras, conduzidas pelos conselheiros do Coren-PR, sobre diversos temas importantes para a profissão, tais como: - Comissão de Ét¡ca de Enfermagem e o Enfermeiro RT: interface e competências; - Prazer e o sofrimento: a dualidade no trabalho dos profissionais de enfermagem. A Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-PR), Dra. Denise Kletermbertg, também esteve presente e abordou o tema “Os desafios para a prática da enfermagem: equidade e valorização profissional”. O encontro teve grande importância para aprimorar o conhecimento e a assistência na área de enfermagem, que reflete diretamente no serviço oferecido à população.  

13/05/2019

Feliz Dia das Mães!
Feliz Dia das Mães!

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste parabeniza todas as mães pelo seu dia.  (

12/05/2019

Dia Internacional da Enfermagem.
Dia Internacional da Enfermagem.

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste parabeniza todos os enfermeiros pelo seu dia.  

12/05/2019

Profissionais do CONSAMU ministram treinamento no município de Nova Aurora.
Profissionais do CONSAMU ministram treinamento no município de Nova Aurora.

Cerca de 100 profissionais do município de Nova Aurora receberam capacitação e atualização de procedimentos referente às principais urgências clínicas, obstétricas e traumáticas. O treinamento aconteceu nos meses de março e abril de 2019 e durante os 09 dias de capacitação os profissionais tiveram aulas teóricas e práticas sobre os temas citados acima.       O treinamento foi ministrado por integrantes da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU. A atividade teve como público alvo: enfermeiros, farmacêuticos, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, motoristas, médicos, psicólogos, zeladoras, dentistas, assistente social entre outros.

08/05/2019