Notícias

Curso de Capacitação para novos profissionais do Consamu.
Curso de Capacitação para novos profissionais do Consamu.

Na última sexta-feira (03) a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU concluiu mais um curso de capacitação para os novos profissionais que irão atuar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon. Foram capacitados um total de 17 funcionários, entre eles, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Durante o treinamento, a equipe do NEP ministrou os seguintes assuntos : suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, entre outros. Esta é a 38ª turma que recebe treinamento.  

07/05/2019

Dia do Trabalhador!
Dia do Trabalhador!

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste parabeniza a todos os profissionais pelo Dia do Trabalhador.

01/05/2019

Profissionais do CONSAMU recebem treinamento em urgências psiquiátricas.
Profissionais do CONSAMU recebem treinamento em urgências psiquiátricas.

Nos dias 24 e 25/04/2019, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas do SAMU de Cascavel participaram de um curso de capacitação e atualização de protocolos em Urgências Psiquiátricas. O curso foi ministrado por uma equipe especializada do CONSAMU – o Núcleo de Educação Permanente - NEP. Foram abordados diversos assuntos, tais como: reforma psiquiátrica, classificação das urgências psiquiátricas, abordagem e atendimento ao paciente em surto psiquiátrico e tentativa de suicídio e atualização dos protocolos de atendimento às urgências psiquiátricas. Além da instrução teórica, os 36 profissionais vivenciaram na prática os conhecimentos adquiridos, através de simulação de atendimento.Todos os participantes operam nas ambulâncias do serviço 192 e estarão aptos para atuarem nas ocorrências que envolvam casos psiquiátricos.

26/04/2019

Feliz Páscoa!
Feliz Páscoa!

O Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste deseja a todos uma Feliz Páscoa!

18/04/2019

Helicóptero realiza missão de número 2000.
Helicóptero realiza missão de número 2000.

Em operação desde janeiro de 2014, o helicóptero da Rede Paraná Urgência é fruto de uma parceria entre o governo Estadual e o Consamu. Em fevereiro de 2017 o helicóptero completava a missão de número 1000. E, no dia 14 de abril de 2019, completou a sua missão de número 2000, ao realizar a transferência de um idoso, 84 anos de idade, com infecção respiratória grave, de Cascavel para um leito de terapia intensiva, em Palmas. Foi o primeiro modelo de operacionalização implantado no Paraná, possibilitando a otimização do atendimento às vítimas, com agilidade, eficiência e contribuindo para a nossa missão: SALVAR VIDAS! Parabéns a todos os envolvidos!

15/04/2019

CONSAMU recebe seis novas ambulâncias nesta sexta-feira (12).
CONSAMU recebe seis novas ambulâncias nesta sexta-feira (12).

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (CONSAMU) recebeu, hoje, seis novas ambulâncias que irão compor a frota do serviço 192. Elas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, que vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Os novos veículos representam um reforço à frota do CONSAMU, que irão atender a necessidade dos 43 municípios que integram o consórcio. Desta forma, será possível a maior segurança e conforto as equipes e aos pacientes que são atendidos na região oeste do Paraná.

12/04/2019

Vítima de escalpelamento é atendida pelos profissionais do CONSAMU.
Vítima de escalpelamento é atendida pelos profissionais do CONSAMU.

Uma criança ficou gravemente ferida, em acidente com máquina agrícola, ocorrido na última terça-feira (09), em Marechal Cândido Rondon. A menina com apenas dois anos de idade foi vítima de escalpelamento. No mesmo dia, os socorristas do SAMU de Toledo realizaram a transferência da vítima ao Hospital São Lucas, em Cascavel.  Na tarde de hoje, os profissionais da ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel, com o apoio das motolâncias, realizaram o transporte da criança até o aeroporto, local em que um avião UTI do governo do Paraná aguardava a menina para deslocamento ao Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba.

11/04/2019

 Mais um parto realizado pelos profissionais do CONSAMU.
Mais um parto realizado pelos profissionais do CONSAMU.

No último domingo, uma equipe do SAMU de Cascavel deslocou-se até o Pronto Atendimento do município de Cafelândia para realizar a transferência de uma mulher, com 36 semanas de gestação. Ao chegarem no local, a gestante entrou em trabalho de parto e deu à luz a um bebê do sexo feminino. Após os procedimentos e a estabilização da mãe e da filha, os socorristas realizaram a transferência de ambas ao Hospital Universitário, em Cascavel.

08/04/2019

Curso de Capacitação para profissionais do CONSAMU.
Curso de Capacitação para profissionais do CONSAMU.

No último mês, a equipe do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU capacitou 10 profissionais para atuarem nas bases do CONSAMU. Foram capacitados 4 novos profissionais: enfermeiros e motoristas socorristas. Além destes, participaram da capacitação técnicos em enfermagem, enfermeiros e motoristas socorristas que já atuam nas bases do CONSAMU. Foram 9 dias de treinamento, em que a equipe do NEP abordou os seguintes assuntos: suporte básico e avançado de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, atendimento a acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos perigosos, direção defensiva, condução de veículo de emergências, entre outros.

04/04/2019

Utilidade Pública
Utilidade Pública

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste torna público outros números de telefone, em caso de impossibilidade de contato através do número 192.

04/04/2019

Profissionais do SAMU de Toledo atendem jovem com queimadura.
Profissionais do SAMU de Toledo atendem jovem com queimadura.

O jovem, 24 anos de idade, sofreu queimadura de segundo e terceiro grau em cerca de 80% da superfície corporal. Ele foi vítima de um acidente de trabalho com gasolina, na tarde desta quarta-feira (03), no município de Marechal Cândido Rondon. Inicialmente, foi encaminhando a Unidade de Pronto atendimento (UPA) de Marechal Cândido Rondon. Em razão da gravidade do caso, os socorristas da ambulância de suporte avançado do SAMU de Toledo mobilizaram-se até a unidade para a transferência do paciente ao Hospital Bom Jesus.

03/04/2019

Socorristas do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória em idoso.
Socorristas do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória em idoso.

Na tarde desta sexta-feira (29) duas equipes de socorristas do SAMU de Cascavel foram mobilizadas para prestarem atendimento domiciliar a um idoso, 86 anos de idade. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. As equipes realizaram todos os procedimentos para a reanimação e a parada foi revertida com sucesso. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital São Lucas, para maiores cuidados.

29/03/2019

Equipe do CONSAMU socorre criança com obstrução de vias aéreas.
Equipe do CONSAMU socorre criança com obstrução de vias aéreas.

Uma equipe da unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel prestou atendimento a uma criança, 11 anos de idade, na tarde desta quarta-feira (27). A paciente foi vítima de obstrução de vias aéreas com alimento. Os socorristas realizaram o protocolo de atendimento e a criança foi encaminhada ao Hospital Universitário de Cascavel, com quadro de saúde estável, para maiores cuidados.

27/03/2019

Equipe do helicóptero realiza transferência de criança a Londrina.
Equipe do helicóptero realiza transferência de criança a Londrina.

  Na manhã de hoje (19) a equipe do helicóptero do Consamu/Paraná Urgência deslocou-se até o município de Francisco Beltrão para realizar a transferência de uma criança. Com apenas 2 anos de idade e internado há alguns dias com pneumonia, o paciente precisou ser transferido ao Hospital Universitário de Londrina, devido a piora do quadro clínico. A equipe aérea contou com o apoio das equipes de socorristas do CIRUSPAR e do SAMU de Londrina.

19/03/2019

Provas do Concurso Público do CONSAMU serão realizadas neste domingo (17).
Provas do Concurso Público do CONSAMU serão realizadas neste domingo (17).

Acontecerá neste final de semana a primeira etapa do Concurso Público do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste). A prova escrita objetiva será realizada no próximo domingo (17), no período da manhã, nas seguintes cidades: ASSIS CHATEAUBRIAND – PR, CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES – PR, CASCAVEL – PR, CÉU AZUL – PR, CORBÉLIA – PR, GUAÍRA – PR, GUARANIAÇU – PR, JESUÍTAS – PR, MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR, NOVA AURORA – PR, PALOTINA – PR, QUEDAS DO IGUAÇU – PR,  SANTA HELENA – PR, SANTA TEREZA DO OESTE – PR, TOLEDO – PR e TRÊS BARRAS DO PARANÁ – PR. Há vagas para 10 cargos, que serão distribuídas nos 16 municípios da região oeste do Paraná. Maiores informações: https://consamu.com.br/arquivos/20190301_152853_84.pdf

15/03/2019

Dia Internacional da mulher!
Dia Internacional da mulher!

O Consamu parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia.  

08/03/2019