Notícias

Criança, vítima de queimadura, é socorrida pelas equipes do Consamu.
Criança, vítima de queimadura, é socorrida pelas equipes do Consamu.

Uma criança de 8 anos gravemente ferida após acidente com álcool foi transportada de helicóptero de Nova Aurora para o Hospital São Lucas, em Cascavel, onde foi admitida na UTI Pediátrica. É o sexto acidente com queimaduras graves em crianças nos últimos 45 dias. Chamamos a atenção dos pais e responsáveis para o fato de que TODOS os casos aconteceram DENTRO DE CASA. Imagem: CGN.

29/09/2018

Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.
Processo Seletivo Simplificado do CONSAMU.

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) iniciam na próxima segunda-feira (01).  O presente processo destina-se à contratação temporária para o preenchimento de vagas em emprego público, além da formação de cadastro reserva.  O critério utilizado para a escolha dos candidatos será unicamente a avaliação curricular de experiência profissional e títulos. As inscrições deverão ser realizadas na sede do CONSAMU/Setor de Recursos Humanos, localizada na Rua Uruguai 283 – Bairro Alto Alegre, em Cascavel - PR, no período de 01/10/2018 a 15/10/2018, das 8h30min às 11h30min e das 14h00min às 17h00min, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) ou via Sedex, no mesmo endereço supracitado. Há vagas para Técnico em Enfermagem nas cidades de: Cascavel-PR, Capitão L. Marques-PR, Céu Azul-PR, Corbélia-PR, Guaíra-PR, Marechal Cândido Rondon-PR, Quedas do Iguaçu-PR e Toledo-PR. Confira a relação das vagas e demais informações no site: www.consamu.com.br, ou acesse o link: http://consamu.com.br/arquivos/20180927_162318_36.pdf

28/09/2018

Vítima de infarto é socorrida pelas equipes do CONSAMU.
Vítima de infarto é socorrida pelas equipes do CONSAMU.

O paciente, vítima de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), estava internado no Pronto Atendimento Municipal de Corbélia. No final da tarde de ontem (26), foi necessário o deslocamento do helicóptero, que realizou o transporte imediato do paciente até um ponto de pouso da aeronave, em Cascavel. Deste local, uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel encaminhou a vítima até o Hospital Universitário, para os devidos cuidados.

27/09/2018

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO CONSAMU.
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO CONSAMU.

Na manhã de hoje, o Presidente do CONSAMU, Senhor Jucenir Leandro Stentzler, e o Diretor Geral, Senhor José Peixoto da Silva Neto e demais diretores do CONSAMU reuniram-se com os prefeitos e representantes dos municípios consorciados, para uma Assembleia Geral Extraordinária, realizada no auditório da APRAS, em Cascavel. Um dos assuntos pautados foi o Complexo Regulador Macrorregional Oeste, que integrará a Unidade de Central de Leitos e Regulação do SAMU 192 da 10ª Regional de Saúde e 20ª regional de Saúde e a Grade de Referência do Complexo Regulador Macrorregional Oeste. Para a primeira etapa deste processo, a Secretaria de Estado da Saúde irá disponibilizar recursos para a Secretaria Municipal de Sáude de Cascavel, visando a readequação da estrutura física e do quadro de colaboradores da atual Central de Regulação do SAMU Oeste, além de fortalecer os processos envolvidos na regulação de urgências primárias e secundárias. A Macrorregional Oeste integrará a 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde do Estado do Paraná, abrangendo um total de 94 municípios, cuja sede será onde atualmente se encontram as instalações da regulação do CONSAMU. Também foram tratados de assuntos como: alteração no plano de cargos, funções, salários e benefícios do pessoal do CONSAMU e assuntos gerais. Estiveram presentes na Assembleia os prefeitos de: Cafelândia, Sr. Estanislau Mateus. Franus; Céu Azul, Sr. Germando Bonamigo; Corbélia, Sr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw; Diamante do Oeste, Sr. Guilherme Pivatto Junior; Espigão Alto do Iguaçu, Sr. Hilário Czechowski; Guaíra, Sr. Heraldo Trento;  Lindoeste, Sr. José Romualdo Pedro; Nova Santa Rosa, Sr. Norberto Pinz; Palotina, Sr. Jucenir Leandro Stentzler; Quedas do Iguaçu, Sra. Marlene Fátima Manica Revers; Terra Roxa, Sr. Altair Donizete de Pádua;  Toledo, Sr. Lucio de Marchi e Três Barras do Paraná, Sr. Helio Kuerten Bruning. E os representantes dos municípios de: Assis Chateaubriand, Cafelândia, Cascavel, Quedas do Iguaçu, Santa Helena e  Tupãssi.

27/09/2018

Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.
Capacitação para novos profissionais do CONSAMU.

No período de 23/08/2018 a 17/09/2018, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU capacitou um total de 36 profissionais para atuarem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Cascavel, Toledo e Guaíra e nas bases descentralizadas do CONSAMU. Foram capacitados profissionais enfermeiros, técnicos em enfermagem para atuarem nas três UPAS e enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas socorristas para as bases que possuem ambulância. Nos treinamentos, a equipe do NEP abordou os seguintes assuntos: suporte básico e avançado de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, atendimento a acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos perigosos, direção defensiva, condução de veículo de emergências, entre outros. Após as aulas teóricas e práticas, em sala de aula, os profissionais foram avaliados por meio de simulação de atendimento as vítimas.

24/09/2018

Socorristas do SAMU de Santa Helena e Toledo atendem vítima de acidente.
Socorristas do SAMU de Santa Helena e Toledo atendem vítima de acidente.

O acidente aconteceu na manhã de hoje, na PR-488, entre Santa Helena e Diamante do Oeste. Uma carreta tombou e duas pessoas ficaram feridas. Os socorristas do SAMU de Santa Helena foram acionados e prestaram o atendimento ao passageiro, que ficou gravemente ferido e foi imediatamente encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal mais próximo. Posteriormente, uma equipe do SAMU de Toledo, realizou a transferência do paciente ao Hospital Bom Jesus, por meio de uma ambulância de suporte avançado.

12/09/2018

Informação de Utilidade Pública CONSAMU
Informação de Utilidade Pública CONSAMU

 O Diretor Geral do CONSAMU, mediante Ofício nº 390/2018, informa: http://consamu.com.br/arquivos/file/Of%C3%ADcio%20mudan%C3%A7a%20de%20telefonia%20(1)%20(3).pdf        

10/09/2018

Equipe do Consamu realiza transferência de criança a Curitiba.
Equipe do Consamu realiza transferência de criança a Curitiba.

  Um paciente de um ano e oito meses, de Assis Chateaubriand, mobilizou as equipes terrestre e aérea do CONSAMU e o avião UTI, baseado em Curitiba. Um transporte de alta complexidade e com uso de duas aeronaves propiciou a transferência do paciente para o Hospital Pequeno Príncipe, na capital do Estado. O helicóptero aeromédico e a equipe de bordo foram a Assis e realizaram o transferência do paciente a Cascavel, onde o avião UTI havia pousado poucos minutos antes para dar continuidade a remoção. A logística envolveu vários colaboradores da Central de Regulação, além das equipes das aeronaves e Unidade de Suporte Básico de Assis Chateaubriand. O hospital de destino já estava pronto para intervenção cirúrgica imediata. Familiares do pequeno paciente acompanharam os trabalhos na cidade de origem. A mãe seguiu como acompanhante no avião UTI, ficando todo o tempo ao lado do filho. O transporte até Curitiba não teve intercorrências . A diretoria do CONSAMU recebeu um áudio da equipe médica do Hospital Moacir Micheletto, agradecendo pela parceria e existência do SAMU, que propiciou o auxílio e salvamento de muitos pacientes em nossa região.

06/09/2018

Equipes do Samu de Cascavel atendem pacientes em surto psicótico.
Equipes do Samu de Cascavel atendem pacientes em surto psicótico.

Dois pacientes em estado de surto psicótico precisaram do atendimento dos socorristas do SAMU de Cascavel, na manhã de hoje. Uma idosa, 66 anos de idade, precisou ser contida, e, após o primeiro atendimento foi encaminhada ao hospital. O segundo foi um homem , 32 anos de idade, com estado alterado e comportamento agressivo. Para garantir a segurança das equipes, a Guarda Municipal de Cascavel esteve presente e prestou apoio durante as ocorrências.

04/09/2018

Gestores do Consamu participam de reunião em Curitiba.
Gestores do Consamu participam de reunião em Curitiba.

Os gestores dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU’s do Estado do Paraná  estiveram reunidos, em Curitiba, na última quinta-feira (23), para deliberarem a respeito da solicitação de emendas de bancada aos Deputados Federais, para o ano de 2019. As emendas parlamentares de bancada são emendas coletivas, de autoria das bancadas estaduais ou regionais, podendo ser utilizadas tanto para investimentos quanto para custeio (ou ambos). Estiveram presentes os representantes dos seguintes Consórcios: José Peixoto da Silva Neto e Carlos Augusto Pereira (CONSAMU); Fábio Fumagalli Vilhena De Paiva (PROAMUSEP); Eliana Beraldo (CIUENP), Jaime Menegoto Nogueira (CIMSAMU), Kelly Custódio dos Santos (CIRUSPAR); Daniela A. G. França Cavalcante e Juliana Sautner (COMESP).

29/08/2018

Equipes do Consamu prestam socorro a bebê que teve cerca de 40% do corpo queimado.
Equipes do Consamu prestam socorro a bebê que teve cerca de 40% do corpo queimado.

As duas equipes mobilizaram-se para prestar o socorro a vítima de apenas 1 ano e 4 meses de idade,  que sofreu queimaduras de segundo grau, com café quente,  em aproximadamente 40% do corpo. O fato aconteceu no município de Catanduvas, no último domingo (26). O helicóptero deslocou-se ao local do acidente e realizou o transporte imediato do bebê até Cascavel.  Após o pouso da aeronave, uma unidade terrestre de suporte avançado do SAMU o recebeu e o encaminhou ao Hospital Universitário de Cascavel (HUOP), para maiores cuidados.

27/08/2018

Ministério da Saúde renova a QUALIFICAÇÃO do SAMU Oeste do Paraná.
Ministério da Saúde renova a QUALIFICAÇÃO do SAMU Oeste do Paraná.

O Ministério da Saúde renova toda a QUALIFICAÇÃO do SAMU Regional do Oeste do Paraná, mantendo custeio e RATIFICANDO a qualidade operacional do CONSAMU, que atende a TODOS os requisitos técnicos e administrativos para manutenção dos repasses financeiros. PORTARIA Nº 2.570, DE 20 DE AGOSTO DE 2018. Renova a qualificação e especifica a composição do incentivo de custeio da Central de Regulação das Urgências (CRU), Unidades de Suporte Básico (USB), Unidades de Suporte Avançado (USA) e Aeromédico do Município de Cascavel (PR) e demais Municípios pertencentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional Oeste - Cascavel (PR). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando o Título II da Portaria de Consolidação nº 3/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde; Considerando o Título VIII, Capítulo II da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do Sistema único de Saúde; Considerando a Portaria nº 3.992/GM/MS, de 28 de dezembro de 2017, que altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde; Considerando o artigo 55 da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal; Considerando a Portaria nº 288/GM/MS, de 12 de março de 2018, que redefine a operacionalização do cadastramento de serviços de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e o elenco de profissionais que compõem as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); Considerando a Nota Técnica SEI nº 555/2018 constante do NUP-SEI nº 25000.069829/2015-42, da Coordenação-Geral de Urgência e Emergência/ CGUE/DAHU/SAS/MS, resolve: Art. 1º Fica renovada a qualificação da Central de Regulação das Urgências (CRU), das Unidades de Suporte Básico (USB), das Unidades de Suporte Avançado (USA) e do Aeromédico do Município de Cascavel (PR) e demais Municípios pertencentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional Oeste - Cascavel (PR), identificadas no anexo a esta portaria. A qualificação fica convalidada pelo período de agosto de 2017 até a data de publicação desta portaria. Parágrafo único. Ao final de dois anos, a qualificação deverá sofrer um novo processo de avaliação para ser renovada. Art. 2º Fica especificada a composição do incentivo de custeio para a Central de Regulação das Urgências e Unidades Móveis conforme Anexo a esta Portaria. Art. 3º O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do montante estabelecido no anexo, ao Fundo Municipal de Saúde de Cascavel (PR), em parcelas mensais, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção à Saúde. Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Art. 5º Fica revogada a Portaria nº 1727/GM/MS, de 14 de junho de 2018, publicada no Diário Oficial da União - DOU nº 115, de 18 de junho de 2018, seção 1, página 89.

22/08/2018

CONSAMU e Centro Universitário FAG firmam parceria na data de hoje.
CONSAMU e Centro Universitário FAG firmam parceria na data de hoje.

O CONSAMU (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) e o Centro Universitário FAG assinaram na data de ontem (21), um Termo de Cooperação Acadêmica, Científica, Técnica e Tecnológica que tem por objetivo formalizar as condições básicas para a realização de estágios curriculares e extracurriculares supervisionados e não remunerados, na área de urgência e emergência, pelos acadêmicos regularmente matriculados no Centro Universitário Assis Gurgacz, junto ao CONSAMU. A parceria entre as duas instituições englobará todos os cursos do Centro FAG, e o primeiro campo de estágio aberto será para os alunos do último ano do curso de Medicina, com previsão de início ainda neste semestre de 2018. Posteriormente, serão abertas solicitações para a participação de outros cursos. Em contrapartida, o Centro Universitário FAG disponibilizará o espaço físico para a realização de treinamentos, eventos e palestras por parte do Consamu. Além disso, serão concedidos descontos a funcionários do CONSAMU e aos seus descentes de primeiro grau, nos cursos oferecidos pela Instituição FAG. O Presidente do CONSAMU, Senhor Jucenir Leandro Stentzler, comemora a celebração do Convênio: “Essa parceria é um marco. Houve a aprovação em nossa assembleia com os 43 prefeitos que compõem o Consórcio. Vemos com muita felicidade a parceria com uma instituição do porte da FAG”. Participaram da assinatura, o Reitor da Universidade, Sr. Assis Gurgacz; a Pró-reitora Administrativa, Sra. Jaqueline Gurgacz Ferreira; o Pró-reitor Acadêmico, Sr. Afonso Cavalheiro Neto; O Vice-reitor, Sr. Sérgio de Angelis; o Coordenador de Medicina, Sr. Rui Almeida; o Coordenador Adjunto do curso, Sr. José Ricardo Paintner; o Assessor Jurídico da FAG, Sr. Charles Lustosa; o Presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Sr. Renan Moreira; a Coordenadora dos Estágios do Centro Acadêmico, Sr. Adriana Fernandes. Além dos membros integrantes do CONSAMU: o Presidente e atual Prefeito de Palotina, Sr. Jucenir Leandro Stentzler; o Diretor Geral, Sr. José Peixoto da Silva Neto; o Diretor Técnico e professor do curso de Medicina, Sr. Rodrigo Nicácio; o Diretor de Enfermagem, Sr. Carlos Augusto Pereira, o Diretor Jurídico, Sr. Neri Luiz Simon e o Diretor Financeiro, Sr. Marciano Schmitt. O CONSAMU iniciou suas operações, em novembro de 2013, com a finalidade de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimento pré-hospitalar. A união entre as duas instituições proporcionará benefícios de ambas as partes e para a população em geral.

21/08/2018

 Profissionais do CONSAMU ministram curso aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (SESAU).
Profissionais do CONSAMU ministram curso aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (SESAU).

No mês de agosto de 2018, encerrou-se o “Curso de Capacitação e Atualização de Procedimentos” direcionado aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (Unidades de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde). Foram 7 dias de treinamento em que a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU ministrou aulas teóricas e práticas, sobre assuntos  relacionados às principais urgências clínicas e traumáticas. Um total de 125 profissionais participaram da atividade, entre eles: enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos em enfermagem, técnicos em farmácia, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, entre outros.

20/08/2018

Profissionais aprovados no Concurso Público do CONSAMU recebem treinamento.
Profissionais aprovados no Concurso Público do CONSAMU recebem treinamento.

No dia 16 de julho de 2018, a equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do CONSAMU iniciou mais um curso de capacitação para os profissionais aprovados no último Concurso Público. Foram capacitados profissionais para atuarem na UPA-Cascavel (enfermeiros e técnicos em enfermagem), nas bases do SAMU (enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas socorristas) e na UPA-Toledo (motoristas). Nos treinamentos, a equipe do NEP abordou os seguintes assuntos: suporte básico e avançado de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, atendimento a acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos perigosos, direção defensiva, condução de veículo de emergências, entre outros assuntos.

17/08/2018

Idoso recebe atendimento das equipes do SAMU de Assis Chateaubriand e do helicóptero.
Idoso recebe atendimento das equipes do SAMU de Assis Chateaubriand e do helicóptero.

Idoso recebe atendimento das equipes do SAMU de Assis Chateaubriand e do helicóptero. Com 65 anos de idade e graves problemas respiratórios, o idoso precisou do atendimento de várias equipes de socorro, na última segunda-feira (13). Foi inicialmente atendido pela equipe do Hospital Beneficente. Em seguida, os profissionais do SAMU de Assis Chateaubriand receberam o paciente, e, após ser estabilizado o encaminharam até o local de pouso do helicóptero, de onde seguiu viagem até o Hospital Bom Jesus, em Toledo.

14/08/2018