Notícias

Feliz Páscoa!
Feliz Páscoa!

29/03/2018

Helicóptero do CONSAMU/Paraná Urgência realiza transporte de fígado.
Helicóptero do CONSAMU/Paraná Urgência realiza transporte de fígado.

Na tarde desta segunda-feira, a equipe aérea do CONSAMU/Rede Paraná Urgência realizou o transporte de um fígado, que será transplantado em um paciente da Uopeccan de Cascavel. A captação foi realizada por uma equipe médica de Maringá. O helicóptero deslocou-se até o município de Campo Mourão e  realizou a transferência do órgão até Cascavel, com o objetivo de diminuir o tempo de procedimento e garantir um melhor resultado no transplante do paciente. Imagem: CATVE.

26/03/2018

Equipe do Consamu realiza parto de gêmeas em domicílio.
Equipe do Consamu realiza parto de gêmeas em domicílio.

Uma equipe de Suporte Avançado do SAMU OESTE, base Cascavel , realizou um parto em domicílio com nascimento de GÊMEAS,  na tarde de ontem. Foi um atendimento de alta complexidade, conduzido com muito cuidado e técnica pela equipe de bordo . Nascidas prematuras e com idade gestacional de 34 semanas, as crianças receberam o cuidado necessário no domicílio e na ambulância e foram transportadas ao Hospital Universitário (HUOP) estáveis. Parabéns aos colaboradores envolvidos: médico, enfermeira, condutor, além de toda a equipe da Central de Regulação que foi mobilizada para oferecer o melhor atendimento.

24/03/2018

Profissionais do CONSAMU realizam transferência de paciente que teve cerca de 80% do corpo queimado.
Profissionais do CONSAMU realizam transferência de paciente que teve cerca de 80% do corpo queimado.

  Uma equipe do Samu de Cascavel transferiu, na manhã de hoje, um paciente que teve cerca de 80% do corpo queimado,  em acidente de trabalho. Ele estava internado em um hospital do município de Toledo e aguardava uma vaga no Hospital Universitário de Londrina. Devido às condições climáticas, não foi possível a transferência aérea do paciente. Foi necessária uma ambulância de suporte avançado do SAMU (UTI móvel) para realizar o transporte da vítima, com segurança, até o hospital de destino. Imagens: RADAR BO.

21/03/2018

 Curso de capacitação para 139 profissionais.
Curso de capacitação para 139 profissionais.

De 15 de janeiro a 09 de março de 2018, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU ministrou a capacitação dos profissionais aprovados no Concurso Público n° 002/2017. Durante o período, foram capacitados profissionais para atuarem nas diversas bases do Consamu e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos municípios de Toledo e Cascavel. Participaram da atividade um total de 139 profissionais, divididos em 06 turmas, sendo estes: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas socorristas, que integrarão o quadro de funcionários do CONSAMU. Durante os treinamentos, a equipe do NEP abordou os seguintes assuntos: -     Suporte básico e avançado de vida em parada cardiorrespiratória; - Urgências: psiquiátricas, obstétricas, pediátricas, neurológicas, cardiovasculares, entre outros. No final do curso, os profissionais participaram de uma avaliação teórica e prática do conteúdo abordado.

19/03/2018

Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do CONSAMU.
Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do CONSAMU.

    Na manhã de hoje, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do CONSAMU, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, em Cascavel. O Presidente do Consórcio, Senhor Jucenir Leandro Stentzler, e o Diretor Geral, Senhor José Peixoto da Silva Neto e demais integrantes do CONSAMU reuniram-se com os prefeitos e secretários de saúde dos municípios consorciados.  Durante a reunião, houve a prestação de contas das ações da diretoria referente ao exercício de 2017, além da discussão e homologação das contas e do balanço do referido exercício. Na pauta também foram tratados de temas como: alterações no plano de cargos, funções, salários e benefícios dos funcionários e outros assuntos.  Na ocasião, o presidente anunciou dois possíveis repasses financeiros que devem ser creditados para o Consórcio. Tratam-se de emendas parlamentares que somam 1,3 milhão de reais, e que serão utilizadas no custeio das despesas do CONSAMU.  “São recursos importantes e que vêm em boa hora, já que as despesas são cada vez maiores e o número de pessoas atendidas cresce de forma exponencial. As prefeituras, sozinhas, não conseguiriam dar conta de tamanha demanda, por isso a importância de estarmos unidos em Consórcio” – palavras do presidente do CONSAMU. Estiveram presentes na Assembleia: Marcel Henrique Micheletto (prefeito de Assis Chateaubriand), Lorenço Pierdoná (vice-prefeito de Cafelândia), Antônio Carlos Dominiak (prefeito de Campo Bonito), Hilário Czechowski (prefeito de Espigão Alto do Iguaçu), Valberto Paixão da Silva (vice-prefeito de Guaíra), José Romualdo Pedro (prefeito de Lindoeste), João Inácio Laufer (prefeito de Quatro Pontes), Marlene Fátima Mânica Revers (prefeita de Quedas do Iguaçu), Evandro Miguel Grade (vice-prefeito de Santa Helena), Élio Marciniak (prefeito de Santa Tereza do Oeste), Jacir José Dalbosco (prefeito de São Pedro do Iguaçu), Lúcio de Marchi (prefeito de Toledo), Hélio Kuerten Bruning (prefeito de Três Barras do Paraná) e Ednei Sgobi (prefeito de Vera Cruz do Oeste). Ainda compareceram: João Gabriel Avanci (representando a 10ª Regional de Saúde do Paraná) Aparecido Lucio da Silva Batista (diretor administrativo de Braganey), Odair Farina (diretor do centro de saúde de Capitão Leônidas Marques), Cláudio Evandro César (assessor de gabinete de Cascavel), Lucélia Schmitt (diretora de saúde de Corbélia), Marciane Specht (secretária de saúde de Marechal Cândido Rondon), Vânia F. Gonçalez (Marechal Cândido Rondon).   

15/03/2018

Equipes do CONSAMU mobilizam-se para atender vítima de amputação de membro inferior.
Equipes do CONSAMU mobilizam-se para atender vítima de amputação de membro inferior.

Durante um acidente com máquina agrícola, registrado na manhã de hoje, um homem, 28 anos de idade, teve uma de suas pernas amputadas. Socorristas do SAMU de Guaraniaçu deslocaram-se até a área rural do município e prestaram o atendimento imediato. O helicóptero foi acionado e transportou o paciente até Cascavel. Uma equipe da ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel aguardava a vítima e a encaminhou ao Hospital Universitário. Imagens: CGN.

14/03/2018

Aeromédico do CONSAMU/Paraná Urgência  chega a missão de número 1.500.
Aeromédico do CONSAMU/Paraná Urgência chega a missão de número 1.500.

O serviço aeromédico CONSAMU / Paraná Urgência realizou sua missão de número 1500, na manhã de hoje. Uma vítima de Infarto Agudo do Miocárdio foi entregue no Hospital do Coração. Operando da base Cascavel desde janeiro de 2014, com abrangência por todo o oeste, sudoeste, fronteira e centro do Estado do Paraná, o aeromédico oportuniza ao paciente gravemente enfermo o atendimento primário e secundário com rapidez e eficiência . Vítimas de politraumatismos nas rodovias, doenças cérebro-vasculares, infarto agudo do miocárdio, infecções graves e prematuros foram os pacientes que mais se beneficiaram neste período . "Agradecemos ao Governador, Beto Richa,  e ao Secretário de Saúde, Michelle Caputo Neto,  por acreditarem no projeto e escolherem Cascavel como primeira base aeromédica neste modelo de atuação, que já foi ampliada para Maringá, Londrina e será implantado em Ponta Grossa", consta em nota divulgada.

13/03/2018

Condutor de caminhão é socorrido pela equipe do SAMU de Santa Helena.
Condutor de caminhão é socorrido pela equipe do SAMU de Santa Helena.

A equipe do Samu de Santa Helena socorreu uma vítima de acidente, ocorrido na noite da última sexta-feira (09). O condutor do caminhão atingiu uma igreja e sofreu escoriações pelo corpo. A esposa da vítima passou mal ao chegar no local e também precisou ser atendida. Em seguida, ambos foram encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal. Agentes da Defesa Civil, servidores da Saúde Municipal e da Polícia Militar também prestaram apoio durante a ocorrência.   Imagens: Correio do Lago.

12/03/2018

Equipes do Consamu atendem vítima de surto psicótico.
Equipes do Consamu atendem vítima de surto psicótico.

Foram necessárias duas ambulâncias do Samu para prestar o atendimento a um homem em estado de surto psicótico, na tarde desta terça-feira (06). A vítima recebeu o atendimento dos socorristas e foi encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA- Brasília). O fato ocorreu próximo a um shopping, na região central de Cascavel. A equipe contou com o apoio de várias viaturas da polícia militar para conter o paciente. Imagens: CATVE.

06/03/2018

Bebê nasce em ambulância do CONSAMU.
Bebê nasce em ambulância do CONSAMU.

Socorristas do Samu de Capitão Leônidas Marques prestaram atendimento a uma gestante, na madrugada de ontem (01). A caminho do hospital, na BR-163, em Lindoeste, a mulher entrou em trabalho de parto. A equipe solicitou o apoio de uma ambulância de suporte avançado do Samu, local em que o bebê nasceu, sem complicações. Em seguida, a equipe transferiu a mãe e o filho ao Hospital Universitário, em Cascavel. Imagens: CGN.

02/03/2018

Equipes do SAMU de Cascavel socorrem vítimas em grave acidente.
Equipes do SAMU de Cascavel socorrem vítimas em grave acidente.

Ambulâncias do SAMU foram acionadas para prestarem atendimento a um grave acidente, registrado na manhã de hoje, no trevo da BR 277, em Cascavel.  A colisão envolveu um ônibus, um caminhão, uma moto e um veículo de pequeno porte. Várias vítimas ficaram feridas e três delas ficaram em estado grave. O atendimento foi realizado pelos socorristas do SAMU de Cascavel em conjunto com as equipes do SIATE e ECOCATARATAS. Todas as vítimas foram rapidamente reguladas para a melhor referência, de acordo com seus ferimentos. Imagens: CATVE.

28/02/2018

HELICÓPTERO REALIZA TRANSFERÊNCIA DE PACIENTE IDOSO.
HELICÓPTERO REALIZA TRANSFERÊNCIA DE PACIENTE IDOSO.

A aeronave operacionalizada pelo Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde) esteve no município de Terra Roxa, na tarde dessa segunda-feira (26) para uma transferência de paciente. Um idoso, com 93 anos de idade, deu entrada no Pronto Atendimento Municipal e foi diagnosticado com infarto (ataque cardíaco). Diante da gravidade do quadro de saúde do paciente, a aeronave foi acionada. Ele foi levado para o Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel.  Os atendimentos do Samu são oferecidos aos pacientes do município através do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste), que é custeado pelos 43 municípios da região de abrangência, envolvendo as regionais de Saúde de Toledo e Cascavel. Desde a implantação do serviço, somente em Terra Roxa, a aeronave já realizou cerca de 40 transferências aéreas para hospitais de referência da região.

27/02/2018

Equipe do CONSAMU socorre vítima com ferimentos na cabeça.
Equipe do CONSAMU socorre vítima com ferimentos na cabeça.

Uma equipe de socorristas do SAMU de Cascavel foi acionada, na noite dessa quinta-feira (22), para prestar atendimento a uma vítima com ferimentos na cabeça. O rapaz foi encontrado caído, no bairro Periolo, em Cascavel, apresentando um corte na cabeça e bastante sangramento na região atingida. Após o primeiro atendimento, a equipe encaminhou o paciente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Brasília. Imagem: CGN.

23/02/2018

SAMU de Santa Helena atende vítima de assalto.
SAMU de Santa Helena atende vítima de assalto.

Após ter sido vítima de assalto, idosa, 67 anos, sofreu ferimentos por arma branca, na noite da última terça (16). O fato ocorreu no distrito de Sub-Sede e a paciente foi socorrida pela equipe do SAMU de Santa Helena. Ela apresentou ferimentos causados por faca, no braço esquerdo. A equipe de socorristas realizou o primeiro atendimento, no local do incidente. Imagem: Correio do Lago.

19/01/2018

Samu de Palotina e helicóptero prestam atendimento a paciente.
Samu de Palotina e helicóptero prestam atendimento a paciente.

Um novo caso de infarto foi registrado na tarde desta quinta-feira (17), em Palotina. O paciente encontrava-se no hospital municipal e precisou ser transferido até uma unidade hospitalar, em Cascavel. A equipe do SAMU de Palotina realizou o transporte do paciente até a sede da AFITRA, local em que o helicóptero aguardava a vítima para encaminhá-la até o Hospital Nossa Senhora da Salete. Imagens: Portal Palotina.

17/01/2018