Notícias

Equipe do NEP ministra treinamento aos militares da 15º B Log Cascavel.
Equipe do NEP ministra treinamento aos militares da 15º B Log Cascavel.

No dia 08 de dezembro de 2016, a equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do CONSAMU ministrou um treinamento aos militares do Posto Médico da Guarnição 15º B Log Cascavel. Foram abordados os seguintes temas: Manejo de Vias Aéreas e Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória. Participaram do treinamento 15 oficiais da instituição. O NEP, através destas atividades, busca colaborar com as equipes de atendimento em urgências e aprimorar os profissionais na busca de práticas de excelência.

09/12/2016

Consamu de Assis Chateaubriand e helicóptero atendem idoso.
Consamu de Assis Chateaubriand e helicóptero atendem idoso.

Na tarde de ontem, um paciente, idoso, 79 anos, foi transferido do Hospital São Lucas de Assis Chateaubriand ao Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel. Ele foi vítima de um infarto, recebeu os cuidados no Hospital e foi encaminhado pela ambulância do Consamu de Assis Chateaubriand até o estádio municipal. Posteriormente, foi transferido a Cascavel, com o auxílio do helicóptero.

06/12/2016

Acidente na PR 486 mobiliza equipe do Consamu de Jesuítas.
Acidente na PR 486 mobiliza equipe do Consamu de Jesuítas.

Três pessoas ficaram feridas na tarde de ontem (30) após se envolverem em um acidente, ocorrido na PR 486, trecho que liga Assis Chateaubriand a Brasilândia do Sul. A colisão ocorreu entre um caminhão, que tombou na pista, e um veículo GM corsa. A equipe do Consamu de Jesuítas foi acionada para prestar o atendimento. O condutor do corsa teve ferimentos graves e os três feridos foram encaminhados ao Hospital Beneficente , em Assis Chateaubriand.

01/12/2016

Socorristas do Consamu de Santa Helena atendem acidente.
Socorristas do Consamu de Santa Helena atendem acidente.

No último domingo (27) os socorristas do Consamu de Santa Helena deslocaram-se até a ponte que liga o distrito de Sub-Sede a Santa Helena, para atender um acidente que envolveu três jovens. De acordo com informações do condutor do veículo, ele perdeu o controle da direção e acertou a mureta da ponte. Um dos jovens foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal para receber os devidos cuidados.

29/11/2016

Consamu realiza capacitação aos servidores da Cettrans.
Consamu realiza capacitação aos servidores da Cettrans.

Integrantes do Núcleo de Educação Permanente do Consamu participaram da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes da CETTRANS) realizando uma capacitação aos servidores sobre o atendimento às Urgências e Emergências. O evento ocorreu no dia 24/11/2016, onde foram realizadas orientações sobre o funcionamento e acionamento do serviço do SAMU, além de capacitação referente aos primeiros socorros nas principais situações de urgência e emergência. Participaram aproximadamente 50 servidores da instituição. O Consamu em parceria com a a equipe da CIPA-CETTRANS, propiciou a aprendizagem dos profissionais no ambiente de trabalho, tendo como norte o fortalecimento das equipes e processos adequados à realização de práticas de excelência.

25/11/2016

Bebê é reanimado pelo Consamu
Bebê é reanimado pelo Consamu

Por volta das 11h da manhã de hoje, a equipe do Consamu de Guaíra foi acionada para prestar socorro a um bebê que se encontrava desacordado dentro de uma piscina de plástico. Ao encontrar o filho, a mãe ligou para o SAMU (192) e imediatamente a equipe deslocou-se até a residência. O menino foi reanimado, e em seguida foi deslocado até Umuarama, de helicóptero, onde ficará em observação.

24/11/2016

Rapaz baleado é atendido pelo Consamu
Rapaz baleado é atendido pelo Consamu

Na tarde deste sábado ( 21) a equipe do Consamu prestou atendimento a uma vítima de disparo de arma de fogo, no bairro Brasmadeira, em Cascavel-PR. De acordo com informações, o rapaz estava na garupa de uma motocicleta quando foi atingido pelo disparo que acertou a região do abdômen. Os ocupantes da moto sofreram uma queda após o incidente e receberam os devidos cuidados da equipe de socorristas. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao Hospital Universitário, em Cascavel.

21/11/2016

Consamu de Palotina atende vítima de atropelamento.
Consamu de Palotina atende vítima de atropelamento.

Na manhã desta terça-feira (15), a equipe do Consamu de Palotina foi acionada para atender um rapaz, vítima de atropelamento, na PR-182. De acordo com informações, um grupo de pessoas estava realizando uma cavalgada de Maripá a Palotina, quando um caminhão que trafegava pela PR atingiu um dos cavalos. O cavaleiro precisou ser atendido pelos socorristas do Consamu, e em seguida foi transferido ao Hospital Bom Jesus, em Toledo, com possível fratura de fêmur e escoriações.

16/11/2016

Paciente é transferido de helicóptero a Cascavel .
Paciente é transferido de helicóptero a Cascavel .

Um paciente, em estado grave, necessitou de atendimento especializado e foi transferido de Lindoeste a Cascavel, na manhã deste domingo (07). O helicóptero operacionalizado pelo Consamu realizou o deslocamento até o Hospital Nossa Senhora da Salete, para agilizar o atendimento e os demais procedimentos.

07/11/2016

Detento recebe atendimento do Consamu após parada cardiorrespiratória
Detento recebe atendimento do Consamu após parada cardiorrespiratória

Na manhã desta quinta-feira (03), um detento da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel necessitou do atendimento do Consamu ao sofrer uma parada cardiorrespiratória. Foram acionadas duas ambulâncias: uma de suporte básico e outra de suporte avançado. Após o atendimento emergencial, o paciente foi encaminhado ao HU (Hospital Universitário de Cascavel) acompanhado de agentes penitenciários.

03/11/2016

Palestra em Entre Rios do Oeste.
Palestra em Entre Rios do Oeste.

No dia 25/10/2016, a equipe do NEP realizou uma palestra no município de Entre Rios do Oeste. Foram abordados assuntos sobre a estrutura e o funcionamento do serviço do CONSAMU, com o objetivo de melhorar os fluxos de atendimento em urgências e emergências na região. Participaram da atividade os profissionais da Secretaria de Saúde Municipal, representantes do Hospital Policlínica Cristo Rei e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

27/10/2016

Bebê prematuro recebe atendimento do Consamu
Bebê prematuro recebe atendimento do Consamu

Uma equipe do Consamu prestou atendimento a um bêbe prematuro que estava no HUOP  e precisou ser transferido para outra cidade, na manhã de hoje. O recém - nascido foi transportado de ambulância até o aeroporto municipal e seguiu até a cidade de União da Vitória, com o auxílio do helicóptero. Desse modo, ele recebeu todos os cuidados especiais  para que sua vida fosse salva.

27/10/2016

Palestra em Urgências e Emergências - Campanha Outubro Rosa
Palestra em Urgências e Emergências - Campanha Outubro Rosa

No último sábado (22), a equipe do NEP ministrou uma palestra sobre Urgências e Emergências, destinada ao público feminino da comunidade do bairro Cataratas. Foi uma atividade da Campanha “Outubro Rosa” do Município de Cascavel. As participantes foram informadas sobre como e quando acionar o serviço do SAMU, além de medidas básicas de socorro até a chegada da equipe. A palestra foi realizada na Unidade Saúde da Família (USF-Cataratas). O objetivo desta campanha é alertar sobre o crescimento de incidência de câncer e orientar sobre as formas de prevenção e tratamento.

25/10/2016

Mulher com problemas psiquiátricos é atendida pelo Consamu.
Mulher com problemas psiquiátricos é atendida pelo Consamu.

Equipes do Consamu foram acionadas para atender uma mulher com problemas psiquiátricos, na sexta-feira (21), em Cascavel-PR. Policiais militares também prestaram ajuda para conter a paciente. Devido a agressividade, a vítima precisou ser imobilizada para que os profissionais do Consamu pudessem medicá-la no local. Em seguida, foi encaminhada a um hospital da cidade para receber os cuidados posteriores.

24/10/2016

Curso de capacitação aos profissionais de Assis Chateaubriand.
Curso de capacitação aos profissionais de Assis Chateaubriand.

Um curso de Capacitação em Urgências e Emergências foi ministrado pela equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Consamu. Foi destinado a cerca de 50 profissionais da Atenção Básica de Assis Chateaubriand. Além de estabelecer vínculo com a comunidade, orientando a utilização adequada do serviço, o treinamento teve como objetivo promover um processo de capacitação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e leigos, melhorando o atendimento às Urgências e Emergências. O curso foi realizado no dia 15/10/2016 e teve uma carga horária de 8 horas. O Prefeito de Assis Chateaubriand, Senhor Marcel Micheletto, esteve presente no evento e agradeceu a participação da equipe do Consamu e de servidores públicos presentes.

18/10/2016

Equipes do Consamu de Santa Helena e Toledo atendem a acidente.
Equipes do Consamu de Santa Helena e Toledo atendem a acidente.

As equipes do Consamu de Santa Helena e Toledo prestaram atendimento a um acidente, ocorrido no último domingo, no Distrito de São Clemente. Uma caminhonete capotou na pista e deixou uma vítima com ferimentos graves, após ser ejetada do veículo.  Foi realizado o primeiro atendimento pela ambulância de Suporte Básico de Santa Helena, encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal e em seguida o paciente foi transferido pela equipe da Unidade de Suporte Avançado de Toledo até o Hospital Bom Jesus.

11/10/2016