Notícias

Profissionais do Consamu  participam de curso no Hospital Albert Einstein.
Profissionais do Consamu participam de curso no Hospital Albert Einstein.

Uma equipe do Consamu participou do curso de Capacitação em Urgências e Emergências Pediátricas para Profissionais do SUS com SIMULAÇÃO REALÍSTICA, promovido pelo Centro de Educação em Saúde Hospital Albert Einstein (São Paulo-SP), que é referência nacional em qualidade de atendimento em saúde. O curso aconteceu nos dias 22 e 23 de março de 2016 e objetivou o aprimoramento profissional e a qualificação do serviço prestado à comunidade. Teve uma carga horária de 18 horas e contou com a participação de dois médicos e uma enfermeira do Consamu.

24/03/2016

NEP realiza palestras sobre a estrutura e o funcionamento do Consamu no município de Formosa do Oeste.
NEP realiza palestras sobre a estrutura e o funcionamento do Consamu no município de Formosa do Oeste.

Ocorreu no dia 17 de março de 2016, no município de Formosa do Oeste, uma atividade realizada pela equipe do NEP (Núcleo de educação permanente). A equipe realizou palestras com o objetivo de informar a população sobre o funcionamento do CONSAMU. A atividade foi destinada aos alunos e professores das escolas estaduais e aos profissionais de saúde que integram a Unidade Básica de Saúde do município.   Houve também a exposição do trabalho realizado pelo Consamu na região, em praça pública, com a colaboração de uma enfermeira e um condutor da USB (Unidade de Suporte Básico) de Jesuítas juntamente com a equipe do NEP. Foram deixados informativos nos locais de realização das palestras para posterior entrega à população.

22/03/2016

Curso de capacitação de novos profissionais CONSAMU - Turma IV
Curso de capacitação de novos profissionais CONSAMU - Turma IV

 Encerrou no dia 19 de setembro de 2015 o curso de capacitação de novos profissionais do CONSAMU. O curso conta com uma carga horária de 75 horas entre aulas teóricas e práticas e realização de estágio em ambulâncias, tendo por objetivo o preparo dos novos profissionais que irão ingressar no CONSAMU frente a realidade dos atendimentos prestados. O curso inicial é fornecido a todo novo profissional que ingressa no CONSAMU e facilita sua adaptação frente ao perfil de atendimento realizado em ambiente pré-hospitalar aumentando a qualidade do serviço prestado pelo CONSAMU para a sociedade . Sejam bem vindos novos profissionais, e que o compromisso de sempre prestar o melhor atendimento para todos ande ao lado de vocês.

22/09/2015

8º Módulo do Curso de Saúde Mental - Urgência e Emergência Psiquiátrica
8º Módulo do Curso de Saúde Mental - Urgência e Emergência Psiquiátrica

No último dia 11 de setembro o Dr. Rodrigo Nicácio Santa Cruz, Diretor Técnico no CONSAMU, e a Enf. Andreia Regina Piana, enfermeira da Base de Cascavel e instrutora do NEP (Núcleo de Educação Permanente), participaram do 8º Módulo do Curso de Saúde Mental (evento da Prefeitura Municipal de Cascavel em parceria com a Itaipu Binacional) ministrando palestra sobre o tema “Urgência e Emergência Psiquiátrica”. Estavam presentes cerca de 200 profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social dos municípios pertencentes à 9ª, 10ª e 20ª  Regionais de Saúde.  

14/09/2015

Capacitação no Município de Campo Bonito
Capacitação no Município de Campo Bonito

 Atendendo a solicitação dos profissionais de saúde do Município de Campo Bonito e baseado nos princípios norteadores da Política Nacional de Atenção às Urgências, a equipe do NEP CONSAMU realizou no período de 21 a 24 de agosto capacitação que visou aprimorar os conhecimentos de todos os envolvidos no treinamento. Foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre os temas: SUS e funcionamento do SAMU; Urgências Obstétricas, atendimento a Parada Cardiorrespitória e atendimento ao Trauma, bem como assessoria em relação a organização da Unidade de Saúde e palestra na escola; finalizando com simulação de acidente autoXmoto. Participaram da atividade 70 profissionais.

28/08/2015

Desobstrução de Vias Aéreas
Desobstrução de Vias Aéreas

 A restauração e manutenção da permeabilidade das vias aéreas obstruídas são essenciais e devem ser feitas de maneira rápida e prioritária!

18/08/2015

Infarto Agudo do Miocárdio
Infarto Agudo do Miocárdio

 O Infarto Agudo do Miocárdio é uma emergência! Se você sentir qualquer um dos sintomas procure imediatemente atendimento médico ou ligue para o SAMU - 192 para falar com um médico.

10/08/2015

Consamu inicia processo de educação continuada
Consamu inicia processo de educação continuada

               Iniciou na última quinta-feira (25), o processo de educação continuada na base do Consamu de Cascavel. As atividades realizadas tiveram como objetivo orientar os colaboradores do consórcio em situações de atendimento aos pacientes com doenças infectocontagiosas.                As orientações foram realizadas no período matutino com os plantonistas, as equipes que estavam fora de ocorrência compareceram à sala do NEP (Núcleo de Educação Permanente) para receber as instruções. Durante a realização do curso os participantes receberam materiais de apoio teórico.

28/07/2015

Consamu realiza reunião com supervisores de base
Consamu realiza reunião com supervisores de base

Aconteceu nesta quinta-feira (09), uma reunião na sede do Consamu de Cascavel que envolveu os supervisores das bases que abrangem os 43 municípios do consórcio. A reunião foi presidida pelo secretário executivo José Peixoto da Silva Neto, juntamente com o coordenador de enfermagem Carlos Pereira e outros membros da equipe administrativa, dentre eles: o coordenador do sistema de controle interno Adão Kaliskievicz, a chefe de gabinete Michele Sanches, o coordenador administrativo Marciano Schmitt, a farmacêutica Chaiane Tonin, o encarregado do setor de expedição de materiais e equipamentos Adilson Feitosa, a coordenadora financeira contábil Miriam Carlotto, a encarregada do NEP (Núcleo de Educação Permanente) Mayra Santos, o encarregado de serviços gerais Maicon Xavier e Gabriela Coelho supervisora do Sarm (Setor de apoio à Regulação Médica). A equipe de supervisores explanou sobre problemas recorrentes nas respectivas bases que supervisionam, tais como: estrutura, comunicação e preparo dos profissionais.   “O objetivo da reunião é fazer um diagnóstico das bases e buscar a solução para melhorar as condições de trabalho, isso consequentemente reflete positivamente no atendimento à população” concluiu Peixoto.

10/07/2015

NEP finaliza capacitação aos servidores
NEP finaliza capacitação aos servidores

Encerrou neste sábado (27), o curso de capacitação dos novos profissionais do Consamu da turma 03/2015. O curso teve carga horária de 45 horas, os profissionais passaram por atividades práticas e teóricas entre os dias 23 e 27 de junho. Inicia-se agora, uma nova etapa em que os profissionais passarão por período de estágio nas ambulâncias e serão monitorados por profissionais experientes. Participaram do curso de capacitação como instrutores os profissionais: Carlos Pereira – Coordenador de Enfermagem Jéssica Zielinski – Supervisora de base de Cascavel Aline Reche - Enfermeira Andreia Piana - Enfermeira Gabriela Barreto Coelho - Enfermeira Michelle Sanches - Enfermeira Simone Drei - Enfermeira Luis Edgar Rodrigues - Socorrista Éder Capitani - Socorrista

29/06/2015

NEP capacita novos servidores
NEP capacita novos servidores

   O Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste), iniciou na terça-feira (23), as atividades de capacitação para os novos colaboradores da turma 03/2015. A turma habilitada para exercer as atividades é formada por 09 profissionais, entre eles, condutores e enfermeiros. As aulas são compostas por atividades teóricas e práticas, o curso é realizado entre 7:30 e 18:30 horas. O encerramento está previsto para o dia 27/06 onde será realizado uma simulação de AMUV (Atendimento de Múltiplas Vítimas) com a posterior entrega de uniformes.

24/06/2015

Médico do Consamu participa de evento em Brasília
Médico do Consamu participa de evento em Brasília

O profissional Rodrigo Nicácio, da unidade do Consamu em Cascavel e especialistas na área em todo o Brasil, atenderam ao convite do Ministério da Saúde e participam da oficina que irá elaborar o  Protocolo Nacional do SAMU para transporte aeromédico. Outros protocolos também serão trabalhados e discutidos, a saber: pediatria, obstetrícia, motolância, incidente com múltiplas vítimas e saúde mental. O material produzido passará por revisão para posterior publicação e disponibilização para os demais profissionais.

24/06/2015

Equipe de Toledo passa por treinamentos
Equipe de Toledo passa por treinamentos

Nesta terça-feira (16), a equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) ministrou treinamentos na base de Toledo. Os profissionais passaram por atividades envolvendo padronização de higienização, organização da ambulância e orientações gerais perante transferências de pacientes. A realização destes treinamentos integra as diversas bases do Consamu, onde a troca de experiências qualifica os profissionais e, consequentemente, beneficia a sociedade com o atendimento cada vez mais técnico e eficaz.

17/06/2015

Equipes de Guaraniaçu e Três Barras participam de treinamento
Equipes de Guaraniaçu e Três Barras participam de treinamento

Nesta quarta-feira (10), o NEP (Núcleo de Educação Permanente) realizou treinamentos nas bases de Guaraniaçu e Três Barras. O tema abordado foi a utilização de equipamentos voltados ao trauma (KED e tração de fêmur). Essas atividades possuem um efeito positivo, pois, promovem a constante capacitação da equipe do Consamu tornando o atendimento à população cada vez mais eficiente.

11/06/2015

Equipe do Consamu participa de simulação
Equipe do Consamu participa de simulação

Aconteceu na última sexta-feira (29), no município de Capitão Leônidas Marquês, uma simulação de acidente de trânsito. Ambulâncias do Consamu, paramédicos, equipes da PM, Defesa Civil e Bombeiro foram mobilizadas até o local com o intuito de alertar a população sobre os riscos de acidentes no trânsito. A ação faz parte da campanha "maio amarelo" que encerrou-se no dia 31.

01/06/2015

Atividades realizadas pelo NEP
Atividades realizadas pelo NEP

No dia 26 de maio realizaram-se atividades práticas como: atendimento frente à PCR (Parada Cardiorrespiratória), técnicas específicas relacionadas ao trauma e assistência ao parto. Com objetivo de aprimorar técnicas repassadas durante o curso, no dia 27, a equipe realizou simulação de AMUV (Acidente com Múltiplas Vítimas). Na manhã desta quinta-feira (28), o NEP (Núcleo de Educação Permanente) realizou aulas sobre a rotiina dos profissionais. No período da tarde, por volta das 17h00min, ocorreu a cerimônia de encerramento e entrega dos uniformes. Participaram da celebração toda a equipe de alunos e instrutores participantes da capacitação.

29/05/2015