Notícias

Feliz natal e próspero 2021.
Feliz natal e próspero 2021.

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná deseja a todos um Feliz Natal e próspero Ano Novo.  

24/12/2020

União qualifica 10 novas Ambulâncias do CONSAMU.
União qualifica 10 novas Ambulâncias do CONSAMU.

A Portaria 3.656 de 21 de dezembro de 2020, já publicada no Diário Oficial da União, qualificou mais 10 ambulâncias do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná - CONSAMU. As ambulâncias fazem parte da ampliação das bases, que foi amplamente discutida e aprovada por unanimidade em Assembleias do CONSAMU, com objetivo de diminuir o tempo de resposta no atendimento à população da área de abrangência do consórcio. Com esta ampliação, os 43 municípios que integram o CONSAMU passam a contar com 27 USBs (Unidades de Suporte Básico) e 08 USAs (Unidades de Suporte Avançado). A USB de Cascavel iniciou as operações em 12 de agosto de 2019; a de Toledo em 27 de agosto de 2019. Em 14 outubro de 2019 entraram em operação as demais ambulâncias USBs de: Cafelândia, Catanduvas, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste, Palotina e a USA de Santa Helena.  No dia 20 de março deste ano, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 455, habilitando as 08 USBs e as 02 USAs.  O presidente do CONSAMU, Sr. Jucenir Leandro Stentzler, disse que recebeu com muita alegria a notícia da publicação das portarias. “Estivemos várias vezes em Brasília, em audiência no Ministério da Saúde, solicitando estas publicações. É um trabalho cada vez mais qualificado do CONSAMU onde o tempo de resposta diminui e possibilita às equipes de profissionais atenderem com mais rapidez e salvando mais vidas”.   Stentzler ainda destacou o trabalho de toda bancada federal do Paraná, em especial a ação dos deputados José Carlos Schiavinatto e Ricardo Barros. “Queremos deixar registrado os nossos agradecimentos ao deputado Schiavinatto, que nos acompanhou em todas as audiências e, juntamente com sua equipe, sempre esteve à frente, batalhando para que as publicações acontecessem. Agradecemos também o deputado Ricardo Barros, líder do Governo pelo importante auxílio”, ressaltou o presidente do CONSAMU, estendendo o reconhecimento e agradecimentos aos senadores Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, que também contribuíram com esse trabalho.

22/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

A base de Guaíra iniciou suas operações em novembro de 2013. Conta hoje com 26 funcionários, possui uma ambulância (USB) e uma ambulância (USA) e já atendeu mais de 3450 casos desde a sua inauguração.

21/12/2020

Helicóptero realiza transferência de paciente.
Helicóptero realiza transferência de paciente.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Laranjeiras do Sul, na manhã deste domingo (20), para realizar a transferência de um homem de 50 anos de idade ao Hospital São Vicente de Guarapuava - PR, para cuidados especializados. O paciente foi atropelado e atendido pela ambulância da rodovia, com traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e precisou ser entubado. Esta operação contou com o apoio de uma Unidade de Suporte Avançado do Samu de Guarapuava-PR.

20/12/2020

Bebê nasce no interior da ambulância.
Bebê nasce no interior da ambulância.

Na tarde desta sexta-feira (18), a equipe da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Capitão Leônidas Marques foi acionada para transferir uma gestante de 25 anos de idade, com idade gestacional de 39 semanas, apresentando contrações. Ao mesmo tempo, uma Unidade de Suporte Avançado de Cascavel foi acionada para interceptação e encaminhamento da paciente ao Hospital Universitário (HUOP). Durante o transporte, a gestante entrou em trabalho de parto ativo, que foi realizado dentro da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Capitão Leônidas Marques, na BR-163, KM 215, em Céu Azul. A Unidade de Suporte Avançado concluiu a transferência encaminhando a mãe e o recém-nascido do sexo masculino ao HUOP, para cuidados especializados.

18/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

A base de Três Barras do Paraná iniciou suas operações em Novembro de 2013. Conta hoje com 8 funcionários, possui uma ambulância (USB) e já atendeu mais de 742 casos desde a sua inauguração.

17/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

A base de Capitão Leônidas Marques iniciou suas operações em Novembro de 2013. Conta hoje com 8 funcionários, possui uma ambulância (USB) e já atendeu mais de 988 casos desde a sua inauguração.

16/12/2020

Socorristas do CONSAMU prestam atendimento em grave acidente.
Socorristas do CONSAMU prestam atendimento em grave acidente.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Santa Lúcia, na tarde de ontem (15), para realizar o atendimento pré-hospitalar de um homem de 47 anos de idade, vítima de acidente automobilístico. Ele ficou enclausurado na cabine quando o caminhão que dirigia capotou. Devido a dificuldade na retirada do paciente das ferragens e a proximidade do pôr do sol, a aeronave retornou para Cascavel. O médico e enfermeira de bordo permaneceram com os equipamentos na cena. Após a retirada do motorista, atendimento e estabilização, ele foi transferido para o Hospital de Capitão Leônidas Marques. A operação contou com o apoio da Defesa Civil de Capitão Leônidas Marques, Corpo de Bombeiros de Cascavel e da unidade de suporte básico do SAMU de Capitão Leônidas Marques.

16/12/2020

Vítima de acidente é socorrida pelas equipes do Consamu.
Vítima de acidente é socorrida pelas equipes do Consamu.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até a zona rural de Marechal Cândido Rondon, na manhã desta terça-feira (15), para realizar o atendimento pré-hospitalar de um homem de 28 anos de idade, vítima de acidente automobilístico. Durante o capotamento do caminhão em que dirigia, ele foi ejetado. Após o atendimento e estabilização, pela equipe do aeromédico, o paciente foi transferido para o Hospital Bom Jesus (HOESP) de Toledo. A operação contou com o apoio do Corpo de bombeiros de Marechal Cândido Rondon e da unidade de suporte avançado do SAMU de Toledo .

15/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

A base de Assis Chateaubriand iniciou suas operações no ano de 2013. Conta hoje com 9 funcionários, possui uma ambulância (USB) e já atendeu mais de 3.160 casos desde a sua inauguração.

15/12/2020

Recém-nascido é socorrido pelas equipes do CONSAMU.
Recém-nascido é socorrido pelas equipes do CONSAMU.

Na manhã deste domingo (13), a equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU realizou a transferência de um recém-nascido de três dias de vida. Ele estava internado na sala de urgência/emergência do Hospital Universitário do Oeste do Paraná ( HUOP), intubado e em ventilação mecânica devido a um quadro infeccioso. Após ser estabilizado pela equipe do aeromédico, ele foi transportado para o Hospital Bom Jesus (HOESP) em Toledo. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Básico dos SAMUs de Cascavel e Toledo.

13/12/2020

Idosa é atendida pelos profissionais do CONSAMU.
Idosa é atendida pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Tres Barras do Paraná, na tarde deste sábado (12), para realizar a transferência de uma mulher de 65 anos. Ela procurou o serviço de atendimento de saúde daquela localidade apresentando dores intensas no peito. Após realização de exames, foi diagnosticado Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), necessitando ser transferida para um centro de saúde de maior complexidade. Após estabilizada pela equipe do aeromédico, ela foi transportada para o Hospital do Coração (Hospital Nossa Senhora da Salete) em Cascavel. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Básico e Avançado dos SAMUs de Três Barras do Paraná e de Cascavel, respectivamente.

12/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

O helicóptero do Programa Paraná Urgência da Secretaria de Estado da Saúde, operacionalizado pelo CONSAMU, é utilizado principalmente em transferências inter-hospitalares de urgência, em busca de locais com maior recurso/complexidade/leitos de UTI, muitas vezes em outras regiões do Estado. É de extrema importância em casos emergenciais, com necessidade de remoção de vítimas graves em locais distantes, onde o socorro terrestre demora a chegar. Esse atendimento traz agilidade e um grande benefício em locais de escassez de meios terrestres, fato que diminui o tempo-resposta aos atendimentos.

11/12/2020

Helicóptero presta atendimento a idoso.
Helicóptero presta atendimento a idoso.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Foz do Iguaçu, na manhã desta sexta feira (11), para realizar a transferência de um homem de 69 anos de idade. Ele havia sido submetido à cirurgia devido a um tumor cerebral. Após estabilizado, o paciente foi transferido para o Hospital do Câncer de Umuarama UOPECCAN. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Básico do SAMU de Foz do Iguaçu e de Umuarama.

11/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

Pensando em garantir um melhor tempo resposta às ocorrências de urgência e emergência, o CONSAMU implantou, em dezembro de 2014, a equipe da Motolância. A rapidez no atendimento pode representar, em muitos casos, a diferença entre salvar e perder uma vida. Dessa forma, a motolância a serviço do SAMU 192 é conduzida por um técnico em enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência, em localidades onde o fluxo de trânsito é muito intenso ou em territórios de difícil acesso, onde as ambulâncias, muitas vezes, não conseguem passar com facilidade. Além disso, reforça a equipe de atendimento no local da ocorrência com mais um profissional treinado, materiais e equipamentos. A motolância SAMU 192 antecede a chegada da ambulância de suporte avançado (USA - UTI Móvel) para adiantar o atendimento e estabilizar a vítima.

10/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

As ambulâncias do SAMU, que prestam atendimento à população, dividem-se em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA), sendo a última popularmente conhecida como UTI móvel. Tripuladas por condutor socorrista e técnico em enfermagem ou enfermeiro, as Unidades de Suporte Básico atendem casos de menor complexidade. Já as viaturas de Suporte Avançado são aquelas que atendem casos mais complexos, sendo que sua equipe assistencial é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

09/12/2020