Notícias

Vítima de esmagamento é socorrida pelos profissionais do CONSAMU.
Vítima de esmagamento é socorrida pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU realizou, na tarde desta quarta-feira (17), a transferência de um homem de 57 anos, que sofreu esmagamento quando uma árvore caiu sobre ele, ocasionando fraturas nos ossos da bacia e apresentando sangramento urinário ativo. O paciente foi atendido e estabilizado na UPA Marechal Cândido Rondon, necessitando ser transferido para um centro médico de maior complexidade. Ele foi encaminhado para o Hospital Bom Jesus (HOESP) de Toledo. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Básico e Avançado dos SAMUs de Marechal Cândido Rondon e Toledo.

17/03/2021

Parada cardiorrespiratória revertida.
Parada cardiorrespiratória revertida.

Na tarde deste domingo (14), uma equipe da Unidade de Suporte Avançado e da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Cascavel foram acionadas para atendimento em domicílio, na cidade de Cascavel, de uma paciente, feminina, 79 anos de idade, em parada cardíaca. Os familiares acionaram o serviço do SAMU 192 e o médico regulador os orientou por telefone para que realizassem a massagem cardíaca até a chegada da ambulância. Ao chegar na residência, a equipe realizou o protocolo de reanimação cardiopulmonar e a parada foi revertida. A paciente foi encaminhada para o Hospital Nossa Senhora Salete, em estado grave.

14/03/2021

Equipes do CONSAMU atendem acidente.
Equipes do CONSAMU atendem acidente.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até a PR-486, entre as localidades de Espigão Azul e JS, na manhã deste sábado(13), para realizar atendimento a uma colisão frontal auto x auto seguida de capotamento. O acidente resultou em nove vítimas, uma já em óbito no local, sendo necessário o acionamento de ambulâncias do SAMU e do SIATE de Cascavel, bem como o apoio dos bombeiros. A equipe do aeromédico realizou o transporte de uma vítima, sexo masculino de 24 anos de idade, que apresentava sinais de pneumotórax à direita e traumatismo em dorso e quadril, sendo encaminhada para o HUOP. A Unidade de Suporte Avançado realizou o atendimento de uma vítima do sexo masculino, 25 anos de idade, que apresentou durante o transporte rebaixamento do nível de consciência, com necessidade de intubação orotraqueal e encaminhamento para o HUOP. As demais vítimas foram encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Tancredo e Veneza. A ocorrência contou com o apoio do SIATE e Corpo de Bombeiros de Cascavel, Unidades Básicas e Avançada do SAMU de Cascavel.

13/03/2021

Curso de requalificação para colaboradores do CONSAMU.
Curso de requalificação para colaboradores do CONSAMU.

Com o objetivo de requalificar os profissionais do SAMU de Cascavel, nos dias 09 e 10 de março de 2021, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU ministrou um treinamento em Urgências Obstétricas e Atendimento ao recém-nascido. Aos participantes, um total de 40 profissionais, entre eles: técnicos em enfermagem, enfermeiros e condutores socorristas foram abordados os seguintes assuntos: realização de parto normal, ressuscitação cardiopulmonar em recém-nascido e atendimento de rotina pós-parto sem intercorrências. Durante o treinamento, que foi dividido em duas turmas, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas.

11/03/2021

Treinamento de manejo de vias aéreas de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19.
Treinamento de manejo de vias aéreas de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19.

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU idealizou um treinamento para atualização dos profissionais médicos dos municípios pertencentes a 10ª e a 20ª Regional de Saúde, em relação ao uso de técnicas específicas para procedimentos de intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea em pacientes portadores de Sars-CoV-2, minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais envolvidos. O treinamento acontecerá no dia 23 de março de 2021, tendo como objetivo capacitar profissionais médicos no uso de técnicas específicas para o manejo avançado de via aérea, em pacientes suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), garantindo um procedimento mais seguro para os profissionais. A proposta irá atender 43 municípios consorciados, sendo disponibilizadas 86 vagas aos secretários municipais de saúde. As vagas são destinadas aos profissionais médicos e enfermeiros dos municípios ( 01 médico e 01 enfermeiro por município). A capacitação dos profissionais ficará sob a responsabilidade da equipe do Núcleo de Educação Permanente – NEP do CONSAMU. As inscrições deverão ser realizadas até 20/03/2021 pelo telefone (45) 3327-7630 ou (45) 99972-6636, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Local: Rua Cristóvão Colombo, Nº 900, Bairro: Pioneiros Catarinense Data: 23 de março de 2021. Horário: 08h00min às 12h00min ou 13h30min às 17h30min. Palestrante: Icaro Bertechini Soler Lopes - médico do CONSAMU; Equipe de apoio: CONSAMU.

11/03/2021

Parada cardiorrespiratória é revertida.
Parada cardiorrespiratória é revertida.

Na noite de ontem, uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Cascavel juntamente com uma unidade do suporte Básico foram acionadas para uma ocorrência em domicílio. O paciente encontrava-se em parada cardiorrespiratória (PCR). Na chegada ao local, identificado uma vítima do sexo masculino, com idade de 35 anos em PCR. Após aproximadamente 10 min de ressuscitação cardiopulmonar, o paciente voltou com circulação espontânea, sendo a PCR revertida com êxito. Ele foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Salete, para maiores cuidados.

10/03/2021

Gestante é atendida pelos profissionais do CONSAMU
Gestante é atendida pelos profissionais do CONSAMU

Na manhã desta segunda-feira (08), a equipe da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Toledo foi acionada para atender uma gestante de 35 anos, em trabalho de parto ativo, com idade gestacional de 38 semanas. Ao chegarem na residência, o bebê já havia nascido. Foi necessário o apoio de uma Unidade de Suporte Avançado de Toledo. A mãe e o bebê passam bem e foram encaminhados ao hospital HOESP.

08/03/2021

Dia Internacional da Mulher.
Dia Internacional da Mulher.

Nossa homenagem a todas as mulheres por este dia especial!

08/03/2021

Recém-nascido é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Recém-nascido é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

Na manhã desta segunda-feira (08), a equipe da Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Quedas do Iguaçu foi acionada para atender uma gestante de 26 anos, em trabalho de parto ativo, com idade gestacional de 31 semanas. Ao chegarem na residência, o bebê já havia nascido em parada cardíaca. O recém-nascido foi reanimado, entubado, e encaminhado ao Hospital Cristo Rei de Quedas do Iguaçu, para receber os primeiros cuidados. A mãe passa bem e também foi encaminhada para o mesmo hospital.

08/03/2021

Treinamento para novos profissionais.
Treinamento para novos profissionais.

De 22/02/21 a 05/03/21, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU capacitou 17 novos colaboradores para atuarem no SAMU de Cascavel, Palotina, Guaraniaçu, Céu Azul e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo. Nos treinamentos, a equipe do NEP abordou os seguintes assuntos: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, segurança do paciente, entre outros. Os novos profissionais participaram de atividades teóricas e práticas sobre os diversos assuntos.

08/03/2021

Bebê nasce no interior da ambulância do CONSAMU.
Bebê nasce no interior da ambulância do CONSAMU.

Na manhã deste domingo (07), a equipe da Unidade de Suporte Avançado de Vida do SAMU de Cascavel deslocou-se até a cidade de Corbélia, para realizar a transferência de uma paciente de 25 anos, gestante de 36 semanas e cinco dias. Durante o trajeto para Cascavel a mulher entrou em trabalho de parto e deu à luz no interior da ambulância do SAMU. Mãe e filha passam bem e foram encaminhadas até o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

07/03/2021

Equipes do CONSAMU atendem idoso.
Equipes do CONSAMU atendem idoso.

Na tarde desta quarta-feira, a equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU realizou uma transferência a Medianeira de um paciente do sexo masculino de 73 anos de idade. Ele estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veneza há onze dias, com histórico de pneumonia aspirativa. Em Cascavel, uma equipe da ambulância do SAMU prestou apoio terrestre, para transportar o paciente da UPA até a aeronave. Após o pouso na cidade de destino, contamos com o apoio do SAMU de Medianeira para transportar o paciente até o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz. O transporte foi realizado sem intercorrências.

03/03/2021