Notícias

Homem é atendido pelos profissionais do CONSAMU.
Homem é atendido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Quedas do Iguaçu, na tarde desta quarta feira (09), para realizar a transferência de um homem de 48 anos de idade, apresentando rebaixamento do nível de consciência em decorrência de um traumatismo cranioencefálico. Segundo o histórico do paciente, ele sofreu o trauma há cerca de uma semana. Devido a gravidade de seu quadro clínico, a equipe do aeromédico procedeu à intubação orotraqueal do paciente e iniciou ventilação mecânica. Após estabilizado, ele foi transferido para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná de Cascavel. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Avançado do SAMU de Quedas do Iguaçu e de Cascavel.

09/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

A equipe presta atendimento no menor tempo possível, ainda no local, fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e reduzindo danos ao paciente. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim, a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo-resposta), o que é crucial em situações de emergências. O médico regulador é o profissional que possui atribuição técnica para definir pelo melhor recurso a ser utilizado em cada ocorrência, levando em consideração os meios disponíveis, a segurança e a necessidade do paciente, conforme previsto na Portaria nº 2048/2002, que regulamenta diversas atividades do SAMU e seus processos de regulação.

08/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU 192). Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de ambulância e equipe adequados para cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone para auxílio ao paciente. O SAMU pode ser acionado em diversas situações como: problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena, crises convulsivas, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalho de parto, onde haja risco para mãe ou para o feto, tentativas de suicídio, afogamentos, choques elétricos, entre outros. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde ele estiver.

07/12/2020

Idosa é socorrida pelas equipes do CONSAMU.
Idosa é socorrida pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Marechal Cândido Rondon, na manhã desta segunda feira (07), para realizar a transferência de uma idosa de 82 anos de idade, vítima de acidente auto x caminhão. Ela apresentava traumatismo cranioencefálico (TCE) e várias fraturas. Devido a gravidade de seu quadro clínico, a paciente foi submetida à intubação e transferida ao Hospital Universitário de Cascavel. A operação contou com o apoio das ambulâncias de Suporte Básico do SAMU de Marechal Candido Rondon e também de Cascavel.

07/12/2020

Profissionais do CONSAMU realizam parto.
Profissionais do CONSAMU realizam parto.

Na madrugada deste sábado (05) uma equipe de Suporte Básico de Vida (USB) do SAMU de Cascavel foi acionada para atender uma gestante de 37 anos de idade, grávida de gêmeos. Inicialmente a queixa era de dor abdominal, mas na chegada da equipe identificaram que a paciente estava em trabalho de parto. Os profissionais solicitaram apoio de uma equipe de Suporte Avançado de Vida (USA), mas antes que o apoio chegasse, um dos bebês nasceu. A mãe e o primeiro bebê foram encaminhados ao Hospital Universitário (HUOP), antes que o segundo bebê nascesse, para avaliação e demais procedimentos.

05/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

Hoje (04/12/2020), o CONSAMU dispõe de 27 unidades móveis de suporte básico (ambulâncias USB), 08 unidades móveis de suporte avançado (ambulâncias USA), 02 motolâncias e 01 unidade de serviço aeromédico (helicóptero).

04/12/2020

3ª edição das Olimpíadas do CONSAMU.
3ª edição das Olimpíadas do CONSAMU.

No dia 28 de Novembro de 2020, funcionários do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná - CONSAMU, participaram da 3ª edição das Olimpíadas do CONSAMU, em comemoração aos 07 anos de operação do Consórcio. Conforme o regulamento, poderiam increver-se nas Olimpíadas os funcionários do CONSAMU das Unidades de Pronto Atendimento - UPAs, na modalidade de Suporte Avançado (equipe composta por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem) e das bases do SAMU, nas modalidades de Suporte Básico (equipe composta por técnico em enfermagem ou enfermeiro e motorista socorrista) e Suporte Avançado (equipe composta por médico, enfermeiro e motorista socorrista). O evento aconteceu na Faculdade Assis Gurgacz de Cascavel, e as equipes participaram de provas como: atendimento ao paciente vítima de trauma, parada cardiorrespiratória, triagem de múltiplas vítimas pelo método START e outras. Estiveram presentes as equipes das bases do SAMU de Toledo, Cascavel, Cafelândia e Marechal Cândido Rondon. Durante o evento, as equipes colocaram em prática todo o aprendizado e conhecimento adquirido ao longo da jornada de trabalho, com um único objetivo: SALVAR VIDAS!

03/12/2020

Você sabia?
Você sabia?

No dia 01/11/2013, o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná - CONSAMU iniciava suas atividades com a finalidade de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimentos pré-hospitalares ligados à Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS, entre outras ações atinentes à saúde, na forma pactuada com os gestores do SUS, dispondo de recursos provenientes da União, Estado e entes consorciados. Abrangendo os 43 municípios que integram a 10ª e 20ª Regionais de Saúde da região oeste do Paraná, o CONSAMU totaliza uma população de aproximadamente 950 mil habitantes e mantém sua sede no município de Cascavel/PR, onde está localizado também, o Complexo Regulador Macrorregional Oeste. Há ainda outras 21 bases descentralizadas localizadas nos municípios consorciados de Assis Chateaubriand, Cafelândia, Catanduvas, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Céu Azul, Quedas do Iguaçu, Corbélia, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.

03/12/2020

Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.
Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.

Na tarde de hoje, uma ambulância de suporte avançado, uma ambulância de suporte básico e uma Motolância do SAMU de Cascavel foram acionadas para atendimento a um chamado em domicílio, na cidade de Cascavel, no qual uma pessoa do sexo masculino estava desmaiada. Na chegada, as equipes identificaram que o paciente estava em parada cardiorrespiratória. Após aproximadamente 20 minutos de manobras de reanimação, houve a reversão do quadro. O paciente foi estabilizado e encaminhado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

02/12/2020

Idoso é atendido pelos profissionais do CONSAMU.
Idoso é atendido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Nova Santa Rosa, na tarde desta quinta-feira (26), para realizar a transferência de um idoso de 77 anos, que sofreu um Infarto Agudo do Miocárdio. Após a estabilização do paciente, pela equipe do aeromédico, ele foi transferido ao Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel. A operação contou com o apoio da frota municipal de Nova Santa Rosa e da Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Cascavel.

26/11/2020

CONSAMU oferece curso de capacitação para novos colaboradores.
CONSAMU oferece curso de capacitação para novos colaboradores.

Profissionais do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná-CONSAMU, que integram o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio, ministraram o curso de capacitação para os 11 novos colaboradores, que irão atuar nas bases do SAMU de Cascavel, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo e Marechal Cândido Rondon. Nos treinamentos, foram abordados os seguintes assuntos: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, segurança do paciente entre outros. Com início no dia 09 de novembro de 2020 e conclusão na última sexta-feira, os novos colaboradores tiveram a oportunidade de participar de aulas teóricas e práticas, com simulação realística de atendimento.

25/11/2020

Vítima de acidente é socorrida pelas equipes do CONSAMU.
Vítima de acidente é socorrida pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até a PR-317, distrito de São Clemente, no município de Santa Helena, na tarde desta quarta-feira (25), para realizar atendimento pré-hospitalar de homem de 23 anos de idade, vítima de colisão auto x moto, apresentando traumatismo cranioencefálico grave. Após atendimento inicial, pela unidade de suporte avançado do SAMU de Santa Helena, o paciente precisou ser intubado na cena, devido a gravidade do caso. Ele foi estabilizado pela equipe do aeromédico e transferido ao Hospital Bom Jesus de Toledo. A operação também contou com o apoio da Defesa Civil de Santa Helena e com a Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Toledo.

25/11/2020

Paciente é transferido à Cascavel.
Paciente é transferido à Cascavel.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Cafelândia, na manhã desta segunda-feira (23), para realizar a transferência de um homem de 41 anos de idade com rebaixamento do nível de consciência e estado de mal convulsivo. Segundo o histórico do paciente, ele sofreu um traumatismo cranioencefálico há cerca de uma semana, apresentando crises convulsivas de repetição, desde então. Devido a gravidade do seu quadro clínico, a equipe do aeromédico procedeu à intubação orotraqueal do paciente e iniciou ventilação mecânica. Após estabilizado, ele foi transferido para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná. A operação contou com o apoio da Unidade de Suporte Avançado do SAMU Cascavel.

23/11/2020

Homem é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Homem é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de São Pedro do Iguaçu, na manhã deste domingo (22), para realizar a transferência de um homem de 59 anos, portador de Paralisia Cerebral, em tratamento com anticonvulsivantes. Ele apresentou rebaixamento do nível de consciência, constatado pelos seus familiares, que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento daquela localidade. Após a estabilização do paciente, pela equipe do aeromédico, ele foi transferido para o Hospital Bom Jesus de Toledo. A operação contou com o apoio da frota de São Pedro do Iguaçu e da Unidade de Suporte Avançado do SAMU Toledo.

22/11/2020

Idoso recebe atendimento das equipes do CONSAMU.
Idoso recebe atendimento das equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Toledo, na manhã deste domingo (22), para realizar a transferência de um homem de 66 anos, portador de Doença Broncopulmonar Obstrutiva Crônica devido ao tabagismo. Ele apresentou insuficiência respiratória e necessitou ser submetido à intubação orotraqueal e ventilação mecânica, fazendo uso de drogas vasoativas e sedação. Após a estabilização do paciente, pela equipe do aeromédico, ele foi transferido do Hospital Bom Jesus de Toledo para o Hospital Nossa Senhora da Luz em Medianeira. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Avançado do SAMU de Toledo e Medianeira.

22/11/2020

Jovem em estado grave é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Jovem em estado grave é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Terra Roxa, na tarde deste domingo (22), para realizar a transferência de um homem de 21 anos de idade, que há cerca de um mês havia sofrido uma lesão em sua perna direita por ferrão de arraia, formando uma úlcera no local. Hoje, apresentou uma hemorragia arterial intensa no local da ferroada, necessitando de atendimento em um centro médico de maior complexidade. Após atendimento e estabilização do paciente pela equipe do aeromédico, ele foi transferido para o Hospital Bom Jesus de Toledo pela Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Palotina.

22/11/2020