Últimas Notícias

Consamu viabiliza importantes conquistas em missão a Curitiba
24/05/2022
Consamu viabiliza importantes conquistas em missão a Curitiba

Representantes da Diretoria do Consamu estiveram em Curitiba, entre os dias 18 e 20 de maio, para tratar de incrementos em recursos e troca de experiências em diversos órgãos de governo.  Sob o comando do prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti, o grupo foi composto pelo diretor geral João Gabriel Avanci, o diretor administrativo, Mateus Henrique Camargo; o diretor financeiro, Marciano Schmidt; o diretor da Macrorregional, Fernando Sonomyia; o diretor de Enfermagem, Carlos Pereira e o diretor jurídico, Rodrigo Castilho. O primeiro compromisso foi na Secretaria Estadual de Saúde, com o diretor geral Nestor Werner Junior, tratando de questões relacionadas às atividades rotineiras do Consamu – hoje, a instituição atua, além do Samu propriamente dito, na gestão associada de leitos, UPAs e Hospitais. No DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem), reunião com o diretor geral Alexandre Castro Fernandes, sobre as ambulâncias resultantes do final do contrato com as concessionárias de pedágio. No Simepar (Sindicato dos Médicos do Paraná), a comitiva iniciou as tratativas sobre o acordo coletivo da categoria para 2022. Outra parte da visita foi dedicada a conhecer a metodologia de atendimento aplicada na UPA do bairro Pinheirinho, considerada modelo na capital. A intenção é levar as melhorias às UPAs que estão sob gestão do Consamu, buscando otimizar o fluxo de atendimentos.  

Consamu prorroga período de inscrições para o PSS
17/05/2022
Consamu prorroga período de inscrições para o PSS

O Consamu prorrogou até o dia 24 de maio, terça-feira da semana que vem, o período de inscrições ao PSS (Processo Seletivo Simplificado) Nº 002/2022. São 57 vagas distribuídas em seis municípios da região. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente na sede administrativa do Consamu, na Rua Uruguai, 283 (Bairro Alto Alegre, Cascavel) ou enviada via Sedex. As vagas são para os cargos de agente administrativo, enfermeiro, farmacêutico, médico, motorista, técnico auxiliar de regulação médica e técnico em enfermagem. Essas vagas estão distribuídas nos municípios de Cascavel, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Palotina, São José das Palmeiras e Toledo. A íntegra do edital, com toda a documentação necessária está disponível em consamu.com.br. A seleção dos candidatos será realizada através de análise curricular.  

 Abertas inscrições para Processo Seletivo Simplificado Nº 002/2022
05/05/2022
Abertas inscrições para Processo Seletivo Simplificado Nº 002/2022

As inscrições do processo seletivo simplificado do CONSAMU -  Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná seguem do dia 05/05/2022 até o dia 19/05/2022, no total são 57 vagas distribuídas em seis municípios da nossa região. Elas podem ser realizadas pessoalmente na sede administrativa do CONSAMU, situada na Rua Uruguai, 283 (Bairro Alto Alegre na cidade de Cascavel) ou enviado via sedex. As vagas são para os cargos de agente administrativo, enfermeiro, farmacêutico, médico, motorista, técnico auxiliar de regulação médica e técnico em enfermagem. Essas vagas estão distribuídas nos municípios de Cascavel, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Palotina, São José das Palmeiras e Toledo. A íntegra do edital, com toda a documentação necessária está disponível em consamu.com.br. A seleção dos candidatos será realizada através de análise curricular.  

Consamu promove assembleia virtual de prefeitos neste dia 30
24/03/2022
Consamu promove assembleia virtual de prefeitos neste dia 30

Os prefeitos e prefeitas da área de abrangência do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) têm encontro marcado na quinta-feira da semana que vem, dia 30 de março. Nesta data, a partir das 15h, será realizada Assembleia Geral Ordinária da entidade, de forma virtual. Na pauta, apreciação do relatório anual do exercício de 2021; discussão e homologação das contas e balanço do exercício de 2021; criação do cargo de auxiliares de Farmácia; ingresso do Consamu na Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e assuntos gerais. A condução dos trabalhos estará a cargo do prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti.  

Giacometti completa 1 ano na presidência do Consamu revendo ações e mudando paradigmas
24/03/2022
Giacometti completa 1 ano na presidência do Consamu revendo ações e mudando paradigmas

Nesta sexta-feira (25) completa um ano da solenidade de posse do prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, na presidência do Consamu. Ao longo deste período, o Consórcio vivenciou novos tempos, que representaram mudanças de paradigmas e uma forma diferenciada de gestão. Mesmo em tempos de Pandemia, as necessidades dos 43 municípios associados foram colocadas como prioridade: o Consamu fez o caminho inverso e percorreu as cidades, procurando entender quais são as demandas que as afligem. Neste sentido, promoveu workshops, seminários, reuniões descentralizadas e assembleias de prefeitos e secretários de Saúde, sempre atento ao que os gestores mais necessitam. O Consamu deu força aos conselhos, reviu protocolos, fortaleceu as equipes técnicas e deu voz aos colaboradores, na intenção de buscar resolutividade nas demandas apresentadas pela população. O consórcio tem se expandido cada vez mais, aumentando a quantidade de bases: duas novas estão para ser criadas, em Ouro Verde do Oeste e a base náutica de Boa Vista da Aparecida. Também criou o Gaoc, grupo de operações especiais, voltado a situações-limite e casos de extrema relevância no ambiente de crise. A instituição passou a atender ocorrências em rodovias que antes eram pedagiadas e agora estão sob o domínio do governo estadual. A qualificação permanente do corpo de profissionais é outra preocupação. O Consamu promove treinamentos constantes, em ações como, por exemplo, o NEP Itinerante. Mas o maior legado deste período é a humanização no atendimento ao público, que passa por um tratamento mais próximo e efetivo junto aos colaboradores do Samu, UPAs e hospitais conveniados. "Nossa intenção é trazer para o ambiente do consórcio um olhar diferenciado, onde prevaleça o diálogo, a autonomia de decisões, o respeito e sobretudo o comprometimento, com atitudes éticas e prezando sempre pela transparência e honestidade", destaca Giacometti.  

Custeio defasado e aumento nos custos preocupam Consamu
29/07/2021
Custeio defasado e aumento nos custos preocupam Consamu

Durante assembleia realizada nesta quarta-feira (28) em Cascavel, Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde da área de abrangência do Consamu, traçaram estratégias para fazer frente às dificuldades financeiras impostas pela pandemia por conta do imenso aumento nos custos com a operação. A histórica defasagem no cumprimento das obrigações orçamentárias por parte da União e a não complementação do percentual financeiro para recomposição dos custos por parte do Estado, causam grande preocupação nos Prefeitos integrantes do Consórcio. Desde 2020 têm ocorrido substanciais aumentos nas despesas operacionais em decorrência da pandemia. Tais compromissos vêm sendo honrados pelas 43 prefeituras associadas. Pesa nesta conta também a necessidade de reajustar os vencimentos dos colaboradores da instituição, que reivindicam aumentos salariais compatíveis com os índices inflacionários e suas necessidades. A composição financeira do Consamu, cuja implantação data de 2013, segue o modelo tripartite, que em sua concepção prevê o custeio da seguinte forma: 50% recursos da União, 25% recursos do Governo do Estado e 25% recursos dos municípios associados. Hoje, essa configuração não corresponde à proposta orçamentária original. As planilhas atuais apresentam os seguintes parâmetros: União 27,23%, Estado 24,51% e municípios com a maior fatia do bolo, 48,26%. “Essa distorção afeta o equilíbrio econômico das administrações municipais, bem como compromete ações, como investimentos e coloca em risco os limites prudenciais no que se refere a despesas com folha de pagamento, inviabilizando ações pré-programadas”, destaca o prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti. “Os municípios estão nos seus limites e não suportam mais bancar despesas que não são de sua competência e obrigação. Diante disso, vamos enviar moções junto à Secretaria Estadual da Saúde, ao Ministério da Saúde, a entidades municipalistas e deputados estaduais e federais, expondo essa preocupante situação, que não é um problema enfrentado apenas pelo Consamu Oeste, mas também por outros Samus do Paraná e do País”, destaca Giacometti.