Imprensa

Jornalista Luciano Barros - Assessor de imprensa
Jornalista Suzi Fernanda Felix de Lira - Assessora de gabinete
E-mail agendaconsamu@gmail.com
Contato (45) 3036-7101
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná - CONSAMU apoia esta causa.

18/09/2020

Hospital de Retaguarda recebe 10 novos respiradores.
Hospital de Retaguarda recebe 10 novos respiradores.

No início desse mês, o presidente e o diretor geral do CONSAMU estiveram em Brasília, para tratar das demandas do Consórcio, entre elas, a solicitação de novos respiradores para o Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho. Em resposta ao requerido, 10 novos respiradores foram disponibilizados à Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, para equiparem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Os equipamentos são oriundos do Ministério da Saúde e chegaram a pedido do deputado federal, José Carlos Schiavinato. O Hospital de Retaguarda manterá 14 leitos de UTI e passa a ter um total de 16 respiradores para atendimento a população. Os equipamentos devem ser instalados ainda nesta semana.

08/09/2020

Gestores do CONSAMU solicitam a qualificação de 10 ambulâncias.
Gestores do CONSAMU solicitam a qualificação de 10 ambulâncias.

Com o objetivo de otimizar o tempo resposta e melhorar a capacidade de atendimento à população, observou-se a necessidade de ampliação do número de bases descentralizadas do CONSAMU. Desta forma, os prefeitos dos 43 municípios consorciados aprovaram a ampliação de 06 novas bases nas cidades de: Cafelândia, Catanduvas, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste, sendo que cada base recebeu uma unidade de suporte básico (USB). Houve também a ampliação da frota de bases já existentes nos municípios de Palotina e Santa Helena, onde cada uma recebeu uma unidade de suporte avançado (USA). Além disso, 01 unidade de suporte básico (USB) foi destinada ao município de Cascavel e outra ao município de Toledo, totalizando 10 novas ambulâncias. Em outubro de 2019, as novas viaturas entraram em operação e, em 20/03/2020, foi publicada a Portaria nº 455/2020, que habilitou as 10 novas viaturas junto ao Ministério da Saúde. A habilitação é o processo pelo qual o SAMU 192 e as Centrais de Regulação das Urgências tornam-se aptos ao recebimento dos incentivos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde, tanto para investimento quanto para custeio. Nos últimos dias, os gestores do CONSAMU estiveram em Brasília, para tratar das demandas do CONSAMU, entre elas, a solicitação de qualificação das 10 ambulâncias, que é o processo pelo qual o componente SAMU 192, já habilitado, passa a fazer jus a novos valores de custeio.

02/09/2020

Qualificação de ambulâncias é pauta de reunião.
Qualificação de ambulâncias é pauta de reunião.

O presidente do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná-CONSAMU, Sr. Jucenir Leandro Stentzler, o diretor geral, Sr. José Peixoto da Silva Neto, e o assessor de gabinete, Sr. Vilmar Covatti, participaram de reuniões, na tarde de ontem (01), em Brasília. Os encontros tiveram como pauta a solicitação da qualificação de 10 novas ambulâncias do CONSAMU, que entraram em operação em 2019, além da solicitação de aparelhos respiradores para o Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho. Os gestores do CONSAMU reuniram-se com o deputado federal, José Carlos Schiavinato, e o assessor especial do Ministério da Saúde, Sr. Airton Cascavel. No período da tarde, também houve encontro com o assessor do Ministério da Saúde, Sr. Leonardo Soares, sobre o tema. Queremos registar aqui a ajuda e participação ativa do Deputado Schiavinato em todo o processo, tanto de habilitação, quanto de qualificação das ambulâncias.

02/09/2020

Participação do deputado Schiavinato nas demandas do CONSAMU.
Participação do deputado Schiavinato nas demandas do CONSAMU.

O nosso agradecimento ao deputado federal, José Carlos Schiavinato, que tem nos auxiliado nas demandas do CONSAMU.  

02/09/2020

Reunião com o deputado federal Ricardo Barros.
Reunião com o deputado federal Ricardo Barros.

   Na tarde desta quarta-feira (02), os gestores do CONSAMU estiveram reunidos com o deputado federal Ricardo Barros, líder do governo na Câmara. A reunião teve como pauta: a qualificação das novas ambulâncias e recursos para construção da sede própria do CONSAMU.

02/09/2020

Gestores do CONSAMU participam de reunião no Ministério da Saúde.
Gestores do CONSAMU participam de reunião no Ministério da Saúde.

O presidente e o diretor geral do CONSAMU estiveram no Ministério da Saúde, na tarde de hoje (01), juntamente com o deputado federal, José Carlos Schiavinato,  tratando de demandas para o Consórcio, que atende 43 municípios da região oeste do Paraná.

01/09/2020

Reunião em Brasília.
Reunião em Brasília.

Nesta segunda-feira (31), os gestores do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná-CONSAMU, reuniram-se em Brasília, com a diretora do departamento de atenção hospitalar, domiciliar e de urgência, Sra. Adriana Melo Teixeira. O objetivo da reunião, que teve início às 10 horas, foi solicitar a qualificação das 08 Unidades de Suporte Básico (USB) e das 02 Unidades de Suporte Avançado (USA), que entraram em operação no dia 14/10/2019. Participaram da reunião: Sr. Haroldo Lupion Poleti, consultor técnico da urgência e emergência, Sr. Dalírio Mainardi, secretário de esporte do Município de Palotina, Sr. Jucenir Leandro Stentzler, presidente do CONSAMU, Sr. José Peixoto da Silva Neto, diretor geral do CONSAMU e o Sr. Vilmar Covatti, assessor de gabinete do CONSAMU.

31/08/2020

COMUNICADO.
COMUNICADO.

Art. 36. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não...autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais...salvo em caso de grave e urgente necessidade pública...Lei nº 9.504/97 — artigo 73, VI, b e § 3º Resolução TSE nº 20.988/02 — artigo 36, VI, b e §§ 5º e 6º. Fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão...salvo quando...tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo...- artigo 73, VI, c e § 3º Resolução TSE nº 20.988/02 — artigo 36, VI, c e §§ 5º e 6º. Prazo: três meses que antecederem as eleições.  

27/08/2020

Paciente cardiopata é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Paciente cardiopata é atendido pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Nova Santa Rosa, na tarde desta quarta-feira (26), para realizar a transferência de um homem de 75 anos de idade, cardiopata. Ele procurou o Pronto Atendimento daquela localidade devido a fortes dores no peito, com irradiação para os braços e costas. Após medicação e exames, foi diagnosticado infarto agudo do miocárdio e alterações do ritmo cardíaco, necessitando ser encaminhado com urgência a um centro de referência. Devido à gravidade do quadro clínico do paciente, foi necessário realizar intubação orotraqueal, iniciar o uso de drogas vasoativas e utilizar um marca-passo transcutâneo. Após procedimentos e estabilização, ele foi transferido para o Hospital São Lucas de Cascavel. A operação contou com o apoio da frota de Nova Santa Rosa e do SAMU de Cascavel.

26/08/2020

Informação de Utilidade Pública CONSAMU.
Informação de Utilidade Pública CONSAMU.

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná disponibiliza um novo número de telefone para contato, caso não seja possível o acionamento do serviço através do número 192.

25/08/2020

Paciente é transferido pelo helicóptero.
Paciente é transferido pelo helicóptero.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Nova Santa Rosa, na manhã desta segunda-feira (24), para realizar a transferência de um homem de 62 anos de idade, diabético e hipertenso. Ele procurou o Pronto Atendimento daquela localidade, no dia de ontem, devido a fortes dores no peito, porém não foi diagnosticado nenhum evento agudo. Na madrugada de hoje, o paciente apresentou alterações agudas de seu eletrocardiograma, sendo diagnosticado com infarto agudo do miocárdio, necessitando ser encaminhado com urgência a um centro de referência. Após atendimento e estabilização, ele foi transferido para o Hospital do Coração (Nossa Senhora da Salete). A operação contou com o apoio da frota de Nova Santa Rosa.

24/08/2020

Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.
Equipes do CONSAMU revertem parada cardiorrespiratória.

Na manhã desta segunda-feira (24), a equipe da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Cascavel foi acionada para atendimento domiciliar de um homem, 67 anos de idade, que encontrava-se desacordado. Na chegada a equipe solicitou apoio de uma Unidade de Suporte Avançado, que precisou entubar o paciente. Durante o transporte, o homem teve uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida pelas equipes. Após o atendimento, ele foi entregue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas de Cascavel, para maiores cuidados.

24/08/2020

Vítimas de grave acidente são socorridas pelas equipes do CONSAMU.
Vítimas de grave acidente são socorridas pelas equipes do CONSAMU.

Na madrugada deste domingo (23), equipes do CONSAMU foram acionadas para atendimento a um capotamento de automóvel, com três vítimas em estado grave. O acidente ocorreu entre São Clemente e Entre Rios do Oeste. As três vítimas inicialmente foram encaminhadas ao hospital de Entre Rios do Oeste para estabilização e logo em seguida foram transferidas aos hospitais de referência, para cuidados especializados. A primeira vítima, masculino, 23 anos de idade, aparentemente sem fraturas ou lesões, com abdome agudo, foi encaminhado ao Hospital Universitário de Cascavel. O segundo paciente, masculino, 21 anos de idade, apresentando traumatismo cranioencefálico grave, necessitou ser submetido a intubação orotraqueal, devido ao rebaixamento do nível de consciência e foi encaminhado ao Hospital Bom Jesus de Toledo. A terceira vítima, feminino, 30 anos de idade, apresentando rebaixamento de nível de consciência também necessitou ser submetida a intubação orotraqueal e logo em seguida foi encaminhada ao Hospital Bom Jesus de Toledo. A ocorrência contou com o apoio do SAMU de Santa Helena, Toledo e Palotina.

23/08/2020

Vítima de acidente é transferida pelo helicóptero.
Vítima de acidente é transferida pelo helicóptero.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU foi acionada neste domingo (23), para realizar a transferência de um homem de 23 anos de idade. O paciente foi uma das três vítimas do grave acidente com capotamento de automóvel, ocorrido na madrugada deste domingo, entre São Clemente e Entre Rios do Oeste. Inicialmente ele foi encaminhado ao hospital de Entre Rios do Oeste, para estabilização e observação, até a possibilidade de transferência para um centro médico de maior complexidade, pois apresentava um quadro de abdome traumático fechado. Devido ao agravamento de seu quadro clínico, foi submetido a intubação orotraqueal, sedação e drogas vasoativas, sendo encaminhando ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP- Cascavel). A operação contou com o apoio do SAMU de Toledo e Cascavel.

23/08/2020

Helicóptero transfere paciente com diagnóstico de infarto.
Helicóptero transfere paciente com diagnóstico de infarto.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Boa Vista da Aparecida, na tarde deste domingo (23), para realizar a transferência de um homem de 61 anos de idade. O paciente, tabagista e hipertenso, procurou o hospital daquela localidade, no dia de hoje, devido a fortes dores no peito. Após a realização de exames foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio, necessitando ser encaminhado com urgência a um centro de referência. Ele foi atendido, estabilizado e transferido para o Hospital do Coração (Nossa Senhora da Salete). A operação contou com o apoio da frota de Boa Vista da Aparecida.

23/08/2020