Notícias

30/09/2019

Profissionais do CONSAMU participam de simulação de acidente.

O treinamento para atendimento de vítimas de acidentes com veículos transportadores de cargas perigosas foi realizado na tarde da última sexta-feira (27), na BR-277, em Cascavel.

A simulação de acidente envolveu vários órgãos afins: SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Ecocataratas e Defesa Civil. Também estiveram presentes integrantes do Exército Brasileiro, Cettrans e a Transportadora Pra Frente Brasil.

 A cena, com múltiplas vítimas, simulou um acidente envolvendo um veículo de pequeno porte, uma carreta e uma van com diversos passageiros. A carreta transportava combustível e apresentou vazamento.

O atendimento ocorreu no modelo do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) que é uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros e eventos, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos, independente das barreiras jurisdicionais. Tudo isso para prestar um atendimento eficaz e de qualidade a quem necessite.

A atividade teve como objetivo preparar os profissionais para situações de emergências complexas e proporcionar a integração das equipes que prestam o atendimento.