Notícias

Mulher é atendida pelas equipes do CONSAMU.
Mulher é atendida pelas equipes do CONSAMU.

Equipes do Consamu mobilizaram-se para atender uma vítima de queda de bicicleta, com ferimentos graves na cabeça, na manhã do último domingo (26). Inicialmente ela foi atendida pela equipe do Samu de Guaíra. Em seguida, foi encaminhada a UPA-Guaíra, que não mediu esforços para estabilizá-la. Com diagnóstico de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) foi acionado o serviço aeromédico para transferir a paciente até o hospital Bom Jesus. A equipe do Samu de Toledo realizou a transferência da vítima do local de pouso do helicóptero até o hospital de destino.

28/11/2017

Workshop: Estrutura e funcionamento do CONSAMU.
Workshop: Estrutura e funcionamento do CONSAMU.

No dia 24/11/2017, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, em Cascavel, aconteceu o 2º Workshop do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste – CONSAMU. O Presidente do Consamu senhor, Jucenir L. Stentzler, realizou a  abertura do evento. O Diretor da 10ª Regional de Saúde do Paraná senhor, Miroslau Bailak, explanou alguns assuntos relacionados ao Consórcio, e, na sequência o Diretor Geral do Consamu deu prosseguimento a palavra. Foram abordados assuntos sobre: - A estrutura e o funcionamento do Consamu, conduzido pelo Diretor geral do Consamu. - Atividades realizadas e atribuições do Núcleo de Educação Permanente – NEP, ministrado pela Encarregada do NEP/Consamu. - Regulação médica e aeromédico, ministrado pelo Diretor técnico do Consamu. Estiveram presentes os representantes da saúde dos municípios de: Cascavel, Assis Chateaubriand, Braganey, Cafelândia, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Formosa do Oeste, Guaíra, Iguatu, Jesuítas, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quedas do Iguaçu, Quatro Pontes, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Toledo e Vera Cruz do Oeste. A prefeita do município de Quedas do Iguaçu também esteve presente. O Workshop possibilitou a interação entre os representantes de cada município e o CONSAMU, bem como o esclarecimento de dúvidas a respeito do serviço 192.

27/11/2017

 Treinamento aos profissionais da base de Cascavel.
Treinamento aos profissionais da base de Cascavel.

No dia 16 de novembro de 2017, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU ministrou um treinamento aos profissionais da base centralizada do Samu de Cascavel. O curso, com duração de 08 horas, abordou como principais temas: - Cinemática do trauma; - Avaliação primária e secundária no trauma; - Técnicas de utilização de bandagens; - Imobilização de fraturas; - Rolamento e imobilização em prancha rígida; - Utilização do tracionador de fêmur; - Manobras para retirada de vítima do veículo. Participaram do treinamento: técnicos em enfermagem, enfermeiros e motoristas socorristas. O objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais para que estejam aptos a atuarem nas situações realísticas vivenciadas na prática.

21/11/2017

Samu de Santa Helena presta atendimento em acidente na PR-495.
Samu de Santa Helena presta atendimento em acidente na PR-495.

Um acidente envolvendo uma moto e um caminhão foi registrado na tarde desta sexta-feira (17) na rodovia PR- 495, em Santa Helena. O motociclista colidiu na traseira do caminhão e ficou gravemente ferido. Socorristas do Samu do SAMU de Santa Helena foram acionados e prestaram o atendimento  a vítima. Após a estabilização e realização dos procedimentos de primeiros socorros, os socorristas o encaminharam ao Pronto Atendimento Municipal. Fonte: Correio do Lago.

17/11/2017

Equipe do Consamu ministra curso de capacitação e atualização aos profissionais do município de Ouro Verde do Oeste.
Equipe do Consamu ministra curso de capacitação e atualização aos profissionais do município de Ouro Verde do Oeste.

Nos dias 30 de setembro, 07 e 21 de outubro de 2017, os profissionais do município de Ouro Verde do Oeste participaram de um curso de capacitação e atualização de procedimentos referente às principais urgências clínicas, obstétricas e traumáticas. O treinamento foi ministrado por integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU. Durante o curso, os ministrantes desenvolveram aulas teóricas e práticas sobre os temas acima citados, no intuito de aprimorar o conhecimento do público alvo. Participaram da atividade 50 profissionais: médicos, enfermeiros, farmacêutico, recepcionistas, zeladores, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e motoristas.

10/11/2017

Curso de capacitação e atualização de procedimentos para profissionais do município de Terra Roxa.
Curso de capacitação e atualização de procedimentos para profissionais do município de Terra Roxa.

Integrantes da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU ministraram um curso aos profissionais do município de Terra Roxa. Com início no dia 11/09/2017, a atividade foi finalizada em 20/10/2017, totalizando 10 dias de capacitação, com aulas teóricas e práticas. Foram abordados como principais temas:  - Urgências clínicas;  - Urgências traumáticas;  - Urgências obstétricas;  - Urgências psiquiátricas.  Participaram do treinamento cerca de 100 profissionais: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, recepcionistas, zeladores, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, motoristas, entre outros.  A atividade realizada teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam no Pronto Atendimento e na Atenção Básica.

08/11/2017

Idoso é atendido pelas equipes do Samu de Guaíra, Toledo e do helicóptero.
Idoso é atendido pelas equipes do Samu de Guaíra, Toledo e do helicóptero.

Idoso, 68 anos, foi encontrado com ferimentos na cabeça, em via pública, na manhã desse domingo (05). Populares acionaram o Serviço 192 e o paciente foi atendido, inicialmente, pela equipe do Samu de Guaíra. Com diagnóstico de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) a vítima foi estabilizada e encaminhada da UPA-Guaíra para o hospital Bom Jesus, em Toledo, com o auxílio da equipe do helicóptero do Consamu/Rede Paraná Urgência. A equipe do Samu de Toledo recebeu o paciente e o encaminhou ao hospital de destino.

06/11/2017

Samu de Toledo atende vítimas presas nas ferragens.
Samu de Toledo atende vítimas presas nas ferragens.

Um acidente foi registrado na manhã de ontem (02), entre Toledo e Assis Chateaubriand. Os socorristas do SAMU de Toledo prestaram o atendimento as vítimas. Um veículo de pequeno porte, um caminhão e uma carreta envolveram-se no acidente, que deixou  duas vítimas presas nas ferragens. Ambas foram levadas ao Hospital Bom Jesus, em estado grave. A equipe do Corpo de Bombeiros também auxiliou no atendimento. Imagens: Portal Palotina.

03/11/2017

Socorristas do Samu de Palotina atendem vítima de acidente.
Socorristas do Samu de Palotina atendem vítima de acidente.

Socorristas do Samu de Palotina foram acionados para prestar atendimento as vítimas de um acidente, ocorrido na tarde de ontem (30), em Palotina. Houve uma colisão entre dois veículos, deixando uma condutora ferida. Ela recebeu o atendimento da equipe de socorristas e foi encaminhada ao Pronto Atendimento do Hospital Municipal.

31/10/2017

Samu de Santa Helena atende gestante em trabalho de parto.
Samu de Santa Helena atende gestante em trabalho de parto.

Jovem em trabalho de parto foi atendida pelos socorristas do Samu de Santa Helena, na tarde do último sábado (21). A gestante, que deu à luz a uma menina,  encontrava-se próximo ao aterro municipal, local onde aconteceu o parto. Os socorristas do Samu prestaram o atendimento a mãe e ao bebê e as encaminharam ao Pronto Atendimento Municipal para maiores cuidados.

23/10/2017

18/10/2017

Consamu ministra curso aos profissionais da base de Cascavel.
Consamu ministra curso aos profissionais da base de Cascavel.

No dia 09 de outubro de 2017, a equipe do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU ministrou treinamento para os profissionais do Samu de Cascavel.  O curso, com duração de 08 horas, abordou como principais temas:  - Cinemática do trauma;  - Avaliação primária e secundária no trauma; - Técnicas de utilização de bandagens;  - Imobilização de fraturas;  - Rolamento e imobilização em prancha rígida;  - Utilização do tracionador de fêmur e manobras para retirada de vítima do veículo (chave de rautek e colete de imobilização dorsal). Participaram do treinamento: técnicos em enfermagem, enfermeiros e motoristas socorristas.

11/10/2017

Consamu realiza Assembleia Geral Extraordinária.
Consamu realiza Assembleia Geral Extraordinária.

Na manhã de hoje (11) realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária do Consamu, na sede da AMOP, em Cascavel. O Presidente do Consórcio, Senhor Jucenir Leandro Stentzler, e o Diretor Geral, Senhor José Peixoto da Silva Neto e demais integrantes do Consórcio reuniram-se juntamente aos prefeitos dos municípios consorciados, tendo como Ordem do Dia: A ampliação das bases descentralizadas do Consamu e assuntos gerais. O CONSAMU atende 43 municípios da região oeste e pretende ampliar o número de bases, de 16 para 22. Inicialmente a ideia é de que os municípios de Cafelândia , Catanduvas , Terra Roxa, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Tupãssi recebam uma base e o município de Palotina, que atualmente possui uma Unidade de Suporte Básico (USB), amplie a frota com uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A situação envolve custos, portanto os prefeitos podem decidir pela ampliação ou não das bases . Os valores dependem da habilitação e qualificação do Ministério da Saúde. A ampliação de bases tem como objetivo diminuir o tempo resposta e a assistência dos atendimentos aos pacientes que necessitam.

11/10/2017