Notícias

Samu de Santa Helena atende gestante em trabalho de parto.
Samu de Santa Helena atende gestante em trabalho de parto.

Jovem em trabalho de parto foi atendida pelos socorristas do Samu de Santa Helena, na tarde do último sábado (21). A gestante, que deu à luz a uma menina,  encontrava-se próximo ao aterro municipal, local onde aconteceu o parto. Os socorristas do Samu prestaram o atendimento a mãe e ao bebê e as encaminharam ao Pronto Atendimento Municipal para maiores cuidados.

23/10/2017

18/10/2017

Consamu ministra curso aos profissionais da base de Cascavel.
Consamu ministra curso aos profissionais da base de Cascavel.

No dia 09 de outubro de 2017, a equipe do Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU ministrou treinamento para os profissionais do Samu de Cascavel.  O curso, com duração de 08 horas, abordou como principais temas:  - Cinemática do trauma;  - Avaliação primária e secundária no trauma; - Técnicas de utilização de bandagens;  - Imobilização de fraturas;  - Rolamento e imobilização em prancha rígida;  - Utilização do tracionador de fêmur e manobras para retirada de vítima do veículo (chave de rautek e colete de imobilização dorsal). Participaram do treinamento: técnicos em enfermagem, enfermeiros e motoristas socorristas.

11/10/2017

Consamu realiza Assembleia Geral Extraordinária.
Consamu realiza Assembleia Geral Extraordinária.

Na manhã de hoje (11) realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária do Consamu, na sede da AMOP, em Cascavel. O Presidente do Consórcio, Senhor Jucenir Leandro Stentzler, e o Diretor Geral, Senhor José Peixoto da Silva Neto e demais integrantes do Consórcio reuniram-se juntamente aos prefeitos dos municípios consorciados, tendo como Ordem do Dia: A ampliação das bases descentralizadas do Consamu e assuntos gerais. O CONSAMU atende 43 municípios da região oeste e pretende ampliar o número de bases, de 16 para 22. Inicialmente a ideia é de que os municípios de Cafelândia , Catanduvas , Terra Roxa, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Tupãssi recebam uma base e o município de Palotina, que atualmente possui uma Unidade de Suporte Básico (USB), amplie a frota com uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A situação envolve custos, portanto os prefeitos podem decidir pela ampliação ou não das bases . Os valores dependem da habilitação e qualificação do Ministério da Saúde. A ampliação de bases tem como objetivo diminuir o tempo resposta e a assistência dos atendimentos aos pacientes que necessitam.

11/10/2017

Samu participa de simulado do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).
Samu participa de simulado do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

Equipes do Samu de Cascavel participaram, na manhã de hoje, de um simulado do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), no parque tecnológico da Coopavel, em Cascavel-PR. O PAM tem como objetivo a integração das empresas envolvidas para que possam dar apoio em casos de sinistros e ocorrências de grande vulto que vierem a acontecer. A motolância e uma ambulância de suporte básico de vida do Samu participaram do evento, além dos profissionais do Corpo de Bombeiros e outras equipes que fizeram o combate ao incêndio.

10/10/2017

Equipes do Samu de Palotina, Toledo e do helicóptero atendem paciente vítima de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Equipes do Samu de Palotina, Toledo e do helicóptero atendem paciente vítima de Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Paciente, masculino, 63 anos de idade, é atendido no hospital municipal de Palotina, com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico (AVE), nesta tarde (06).  O paciente precisou ser transferido até um hospital, em Toledo.  Esta ocorrência mobilizou a equipe do Samu de Palotina, que transportou o paciente até o local de pouso do helicóptero. A aeronave realizou o transporte da vítima, com agilidade. E ao chegar na cidade destino, o paciente foi recebido pela equipe do Samu de Toledo, que estabilizou o paciente e o encaminhou ao hospital Bom Jesus.

06/10/2017

Socorristas do Samu de Assis Chateaubriand e do helicóptero atendem vítima de agressão física.
Socorristas do Samu de Assis Chateaubriand e do helicóptero atendem vítima de agressão física.

Jovem de 18 anos foi encontrado em via pública, com traumatismo craniano, após sofrer agressão física, na manhã de hoje (04). A equipe do Samu de Assis Chateaubriand realizou o primeiro atendimento e a encaminhou ao Hospital Beneficente da cidade.  Considerando-se a gravidade do caso, ele foi transferido de helicóptero até o Hospital Bom Jesus, em Toledo. Imagens: CATVE.

04/10/2017

Equipes do Samu de Céu Azul e do helicóptero atendem vítimas de acidente na BR-277
Equipes do Samu de Céu Azul e do helicóptero atendem vítimas de acidente na BR-277

Um acidente com cinco vítimas foi registrado na manhã de ontem (01), na BR-277, perímetro urbano de Céu Azul. Houve uma colisão frontal entre dois veículos. As equipes do Samu de Céu Azul e do helicóptero prestaram atendimento as vítimas. Os socorristas da ambulância realizaram o atendimento no local e encaminharam as vítimas de menor gravidade a unidade hospitalar mais próxima . A aeronave fez a transferência de uma das vítimas, que estava em estado grave, até o Hospital Universitário, em Cascavel.

02/10/2017

Consamu ministra curso de capacitação aos novos profissionais.
Consamu ministra curso de capacitação aos novos profissionais.

Entre os dias 11 e 15 de setembro de 2017 realizou-se um curso de capacitação para novos profissionais do CONSAMU. Foram treinados profissionais enfermeiros para compor o quadro de funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos municípios de Toledo e de Cascavel.  O curso foi ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU, que durante os cinco dias abordou como principais temas: suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências pediátricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, abordagem e atendimento ao paciente vítima de trauma.

28/09/2017

Consamu ministra curso aos profissionais da Secretaria de Assistência Social de Cascavel.
Consamu ministra curso aos profissionais da Secretaria de Assistência Social de Cascavel.

Cerca de 100 profissionais da Secretaria de Assistência Social de Cascavel participaram de um curso de capacitação em Urgências Psiquiátricas e Noções de Primeiros Socorros, no período de 28 a 01 de setembro de 2017. O curso foi ministrado por integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU, tendo como público alvo: assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e cuidadores. Os principais temas abordados foram: situações de urgência e emergência: abordagem ao paciente psiquiátrico, identificação de parada cardio respiratória, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, ferimentos, fraturas, entre outros.

27/09/2017

Presidente e Diretor Geral do Consamu solicitam novas ambulâncias e recursos ao Consórcio.
Presidente e Diretor Geral do Consamu solicitam novas ambulâncias e recursos ao Consórcio.

O Presidente do Consamu, Sr. Jucenir L. Stentzler, e o Diretor Geral, Sr. José Peixoto da Silva Neto estiveram em Brasília, na última semana. Reuniram-se com o Deputado Toninho Wandscheer, líder da Bancada Paranaense, onde foi reforçado o pedido de novas ambulâncias para o Consamu. O Deputado comprometeu-se a discutir o assunto junto à bancada dos Deputados Federais do Paraná. O pedido de ambulâncias também foi solicitado aos Deputados Federais: Dilceu Sperafico, Osmar Serraglio, Takayama e Sérgio Souza. O Deputado, Alex Canziani, também comprometeu-se a fazer a indicação de ambulância para o Consamu. O ofício com o pedido de ambulâncias foi entregue no gabinete dos trinta Deputados Federais do Paraná e ao Senador, Álvaro Dias. Os representantes do Consamu também participaram de uma reunião com o Ministro da Saúde, Sr. Ricardo Barros, em que foi solicitada a renovação da frota e mais recursos ao Consamu.

26/09/2017

Equipes do Samu de Jesuítas e do helicóptero atendem idoso.
Equipes do Samu de Jesuítas e do helicóptero atendem idoso.

Com diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada, idoso, 74 anos, encontrava-se na Unidade Básica de Saúde do município de Jesuítas. Devido a gravidade do quadro clínico, foi acionado o serviço do helicóptero operacionalizado pelo Consamu, que fez a remoção do paciente até o Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel. A Unidade de Suporte Básico do Samu de Jesuítas prestou apoio a ocorrência.

22/09/2017

Consamu realiza treinamento aos agentes do DEPEN-PR.
Consamu realiza treinamento aos agentes do DEPEN-PR.

   O Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) possui uma equipe capacitada em treinamentos e educação continuada. Nos dias 18 e 19 de setembro de 2017, agentes do Setor de Operações Especiais (SOE) do DEPEN-PR receberam um treinamento em atendimento pré-hospitalar, ministrado pelos profissionais do Consamu. O treinamento foi dividido em quatro módulos: primeiros socorros, autoatendimento, resgate tático e operações conjuntas de resgate tático. No decorrer do curso, os agentes colocaram em prática técnicas de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, técnicas de autoproteção e auto curativo, retirada e atendimento de vítimas em locais de risco, além de simular o atendimento em conjunto com o SAMU. Para o Diretor de Enfermagem do CONSAMU, Carlos Pereira, que também atuou como instrutor do curso, o treinamento propiciou um momento de interação e troca de conhecimentos entre as duas instituições. No atendimento de uma vítima em área hostil, os envolvidos devem falar a mesma língua e estarem extremamente alinhados, para garantir que os riscos sejam minimizados e a(s) vítima(s) receberá(ão) o melhor tratamento de acordo com a situação. O objetivo dessa instrução foi capacitar o agente de segurança penitenciária para realizar os primeiros atendimentos básicos dos feridos em uma situação de crise.

20/09/2017

Recém-nascida é socorrida pelo Samu após obstrução de vias aéreas.
Recém-nascida é socorrida pelo Samu após obstrução de vias aéreas.

Recém-nascida foi socorrida pelo Samu, na noite desse sábado (16) em Cascavel. Durante a amamentação, o bebê de apenas vinte dias apresentou obstrução das vias aéreas ao ingerir leite materno. Os pais acionaram o serviço 192 e a criança foi salva, por meio das orientações do Samu, via telefone. Em seguida, uma ambulância deslocou-se até o local para avaliar o estado de saúde da criança, mas não houve a necessidade de encaminhamento ao hospital. Imagem: CATVE.

18/09/2017

Samu de Toledo presta atendimento a gestante.
Samu de Toledo presta atendimento a gestante.

Socorristas do Samu de Toledo foram acionados para atender uma gestante em situação de risco, no dia de ontem. Era para ser apenas uma transferência da unidade básica de saúde do município de Quatro Pontes até um hospital, em Toledo. Porém, a mulher deu início ao trabalho de parto, ainda na unidade de saúde, com o auxílio da equipe de socorristas. Tudo ocorreu bem.

13/09/2017