Notícias

Vítima de enforcamento é atendida pelos profissionais do CONSAMU.
Vítima de enforcamento é atendida pelos profissionais do CONSAMU.

Uma equipe da ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel foi acionada, na tarde de hoje (15), para prestar apoio a uma ocorrência, que aconteceu no distrito de São João do Oeste, em Cascavel, com uma vítima de enforcamento. Segundo informações dos familiares, a paciente, uma criança de 08 anos de idade brincava em um balanço e enforcou-se com a corda do brinquedo. Os familiares deslocaram-se até o posto de atendimento da Ecocataratas, em busca de atendimento. Foram mobilizadas as equipes da Ecocataratas, que recebeu a paciente, SIATE e SAMU. A menina sofreu três paradas cardiorrespiratórias, que foram revertidas pelos socorristas. Os profissionais do SAMU encaminharam a criança ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), com vida.

15/02/2021

Vítima de queimadura é transferida  a Londrina.
Vítima de queimadura é transferida a Londrina.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Londrina, na manhã deste domingo (14), para transferência de um jovem de 28 anos, que se encontrava no Hospital Universitário do Oeste do Paraná em Cascavel, com 50% da superfície corpórea queimada, devido a um acidente domiciliar no último dia 06. O paciente foi transferido para o Hospital Universitário de Londrina, para a ala especializada em queimados. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel e do SAMU de Londrina.

14/02/2021

Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Palmas, na tarde deste Domingo (14), para realizar a transferência de um idoso de 76 anos, que se encontrava no Hospital Universitário do Oeste do Paraná de Cascavel, com Insuficiência Cardíaca descompensada. O paciente foi transferido para o Hospital Santa Pelizzari de Palmas. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel e do SAMU de Palmas.

14/02/2021

Profissionais do CONSAMU atendem vítima de grave acidente.
Profissionais do CONSAMU atendem vítima de grave acidente.

A equipe da ambulância de suporte avançado do SAMU de Palotina foi acionada, na noite de ontem (10), para prestar atendimento a uma vítima de grave acidente registrado na rodovia PR-364, entre Palotina e Encantado do Oeste. A vítima, um homem de 35 anos de idade, conduzia um caminhão que rolou a ribanceira e caiu em um rio. Ele ficou preso pelas pernas, com água ao nível do tórax e dificuldade de mobilização pelos bombeiros. A operação durou cerca de 4h, com uso de dois guinchos pesados. Durante a ocorrência, o nível do rio começou a subir, sendo cogitada a amputação das pernas, para evitar o afogamento, porém, os socorristas conseguiram drenar com bombas e a água estabilizou. O paciente recebeu suporte médico, após segurança de cena e estabilização do caminhão e maquinário . O condutor foi retirado, com fratura fechada em membro inferior e hipotermia. Em seguida os profissionais do SAMU o encaminharam ao hospital Quinto Abraão de Palotina, para maiores cuidados.

11/02/2021

Idoso é transferido pelos profissionais do CONSAMU.
Idoso é transferido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Francisco Beltrão, na manhã desta segunda (08), para transferência de um idoso de 80 anos, que se encontrava no suporte da Unidade de Pronto atendimento- UPA VENEZA em Cascavel, admitido nesta madrugada, com rebaixamento de nível de consciência, evoluindo para intubação endotraqueal. O paciente foi transferido para um centro médico de maior complexidade. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel. O idoso foi estabilizado e encaminhado para o Hospital Regional do Sudoeste, para cuidados especializados.

08/02/2021

Jovem é socorrida pelas equipes do CONSAMU.
Jovem é socorrida pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Palotina, na manhã deste sábado (06), para atendimento de uma jovem de 16 anos de idade, que teve um traumatismo cranioencefálico (TCE) grave após uma colisão AUTO X CAMINHÃO. A vítima estava internada no hospital municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina. A operação aérea contou com o apoio da unidade de suporte básico do SAMU de Palotina e de uma unidade de suporte básico do SAMU de Toledo. A paciente foi encaminhada ao Hospital Bom Jesus.

06/02/2021

Idosa é atendida pelo helicóptero.
Idosa é atendida pelo helicóptero.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Palotina, na tarde deste sábado (06), para atendimento a uma idosa de 72 anos, com suspeita de acidente vascular encefálico, necessitando ser transferida para um centro médico de maior complexidade. A paciente estava internada no hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Palotina e de uma unidade de suporte básico de vida do SAMU de Toledo. A paciente foi estabilizada e encaminhada para o Hospital Bom Jesus de Toledo, para cuidados especializados.

06/02/2021

Socorristas do CONSAMU atendem vítima de acidente.
Socorristas do CONSAMU atendem vítima de acidente.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Guaíra, na tarde deste sábado (06), para atendimento a uma jovem de 19 anos com ferimentos graves, proveniente do Paraguai, vítima de capotamento de automóvel, na madrugada de hoje. A paciente estava internada na UPA Guaíra, onde recebeu os primeiros atendimentos. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Toledo. A vítima foi encaminhada para o Hospital Bom Jesus de Toledo, para cuidados especializados.  

06/02/2021

Homem recebe atendimento das equipes do CONSAMU.
Homem recebe atendimento das equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Guaíra, na tarde deste sábado (06), para atendimento a um homem de 55 anos, cardiopata com taquicardia instável e rebaixamento de nível de consciência, o qual evoluiu para intubação endotraqueal. Paciente estava internado na UPA Guaíra, onde recebeu os primeiros atendimentos. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel. O paciente foi encaminhado para o Hospital do Coração, para cuidados especializados.

06/02/2021

Premiação 3ª edição Olimpíadas do CONSAMU.
Premiação 3ª edição Olimpíadas do CONSAMU.

No dia de ontem, aconteceu a premiação da 3ª edição das Olimpíadas do CONSAMU, realizada no dia 28 de Novembro de 2020. Conforme o regramento, poderiam inscrever-se nas Olimpíadas os funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (na modalidade de Suporte Avançado – equipe composta por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem) e das bases do SAMU (nas modalidades de Suporte Básico – equipe composta por técnico em enfermagem ou enfermeiro e motorista socorrista) e Suporte Avançado – equipe composta por médico, enfermeiro e motorista socorrista). As equipes participaram de provas como: retirada de vítima do veículo, parada cardiorrespiratória, atendimento ao paciente vítima de trauma, triagem de múltiplas vítimas pelo método START e outras. Os participantes foram: equipes da base do SAMU de Toledo, Cascavel, Cafelândia e Marechal Cândido Rondon. Durante a premiação estiveram presentes o diretor geral do CONSAMU, Sr. José Peixoto da Silva Neto, a diretora administrativa, Sra. Jéssica Cordeiro, o diretor de enfermagem, Sr. Éder Fernandes de Oliveira, a supervisora da base de Cascavel, Sra. Karen Reche, o diretor do NEP, Sr. Alison Faller, e demais integrantes da equipe de treinamentos. Houve premiação para as três primeiras colocações. O nosso parabéns aos participantes: Fabiula e Jhonathas (1ºlugar), Siliane e Alceu (2º lugar) e Maristela e Thiago (3º lugar).

03/02/2021

Profissionais do CONSAMU realizam parto em domicílio.
Profissionais do CONSAMU realizam parto em domicílio.

Na manhã desta terça-feira (02), a equipe da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Cascavel foi acionada para atender uma gestante de 21 anos, com idade gestacional de 36 semanas, em trabalho de parto. Ao chegar na residência, a gestante entrou em trabalho de parto ativo, que foi realizado em casa, foi necessário o apoio de uma Unidade de Suporte Avançado de Cascavel. A mãe e o bebê, sexo masculino, passam bem e foram encaminhados ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

02/02/2021

Equipes revertem parada cardiorrespiratória.
Equipes revertem parada cardiorrespiratória.

Na tarde deste sábado (30), as equipes da Unidade de Suporte Avançado e Unidade de Suporte Básico do SAMU de Toledo atenderam um homem de 65 anos de idade, em parada cardiorrespiratória. As equipes não mediram esforços e a parada cardiorrespiratória foi revertida com sucesso. O paciente foi encaminhado a um hospital de Toledo, HOESP, para cuidados especializados.

30/01/2021

Bebê nasce no interior da ambulância
Bebê nasce no interior da ambulância

Na manhã desta sexta-feira (29), a equipe da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Cascavel foi acionada para atender uma gestante de 25 anos, com idade gestacional de 38 semanas, apresentando contrações. Ao deslocar ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), a gestante entrou em trabalho de parto ativo, que foi realizado dentro da ambulância. Foi necessário o apoio de uma Unidade de Suporte Avançado de Cascavel. O recém-nascido, sexo feminino, nasceu no bairro Braz Madeira, em Cascavel. A mãe e a filha passam bem e foram encaminhados ao HUOP.

29/01/2021

Bebê nasce no interior da ambulância.
Bebê nasce no interior da ambulância.

Na madrugada desta segunda-feira (28), a equipe de Suporte Básico de Vida do SAMU de Cascavel realizou atendimento a uma gestante. Os profissionais realizaram os primeiros atendimentos, sendo necessário o apoio da Unidade de Suporte Avançado, devido a paciente apresentar hipertensão e estar em trabalho de parto. Durante o deslocamento para o hospital, ela evoluiu para trabalho de parto efetivo e o bebê do sexo feminino nasceu no interior da ambulância. Os profissionais encaminharam a mãe e o bebê ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), ambos estáveis.

28/12/2020

Bebê é socorrido pelas equipes do CONSAMU
Bebê é socorrido pelas equipes do CONSAMU

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Londrina, na manhã deste domingo (27), para realizar a transferência de um bebê, sexo feminino, com 09 meses de idade. Ela foi vítima de queimadura com água quente e teve 5% da superfície corporal queimada, precisando de atendimento especializado. A bebê foi encaminhada para o Hospital Universitário de Londrina, na ala de queimados. A operação contou com o apoio terrestre do SAMU de Cascavel e do SAMU de Londrina.

27/12/2020

Criança é socorrida pelos profissionais do CONSAMU
Criança é socorrida pelos profissionais do CONSAMU

Na tarde deste domingo (27), a equipe de Suporte Básico de Vida do SAMU de Guaíra foi acionada para prestar atendimento a uma criança do sexo feminino, de 09 anos de idade, que sofreu traumatismo cranioencefálico, em um acidente auto x auto. A equipe realizou os primeiros socorros e estabilização da vítima em protocolo de trauma e posteriormente a encaminhou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guaíra. Ao chegar à UPA, a paciente apresentou piora do quadro clínico, sendo necessário acionar o helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU para transportar esta criança até o Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP. Já em solo, uma equipe de Suporte Avançado do SAMU de Cascavel prestou apoio para encaminhar a criança do local de pouso até o hospital, para cuidados especializados.

27/12/2020