Notícias

Samu de Três Barras e helicóptero atendem vítima de infarto.
Samu de Três Barras e helicóptero atendem vítima de infarto.

As equipes do Samu de Três Barras do Paraná e do helicóptero prestaram atendimento a um paciente, vítima de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), no último sábado. Ele recebeu o primeiro atendimento na unidade hospitalar do município de Três Barras do Paraná, mas precisou ser transferido ao Hospital Nossa Senhora Salete, em Cascavel. As equipes estabilizaram o paciente e realizaram o transporte seguro até o local de destino. 

16/01/2018

Idosa é atendida pela equipe do helicóptero.
Idosa é atendida pela equipe do helicóptero.

Idosa, 88 anos, com sintomas de infarto, deu entrada na Unidade Básica de Saúde do município de Quatro Pontes, na manhã de ontem (09). Foi acionado o helicóptero operacionalizado pelo CONSAMU para transferir a vítima, em caráter de urgência, até um hospital especializado, em Cascavel. Considerando-se o estado de saúde da paciente, foi imprescindível a agilidade no atendimento via transporte aéreo. Imagens: Marechal News.

10/01/2018

Helicóptero realiza missão de número 1.400.
Helicóptero realiza missão de número 1.400.

A missão aeromédica de número 1400 foi realizada, na tarde do dia 04/01/2018.  Um paciente, vítima de infarto agudo do miocárdio, foi transferido de Toledo até o Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete, em Cascavel,  que possui heliponto próprio. O transporte, rápido e qualificado,  visa oportunizar mais qualidade, reduzindo morbi e mortalidade nas doenças cardiovasculares. O helicóptero é operacionalizado pelo Consamu. Imagem: CGN.

05/01/2018

CONSAMU atende grave acidente registrado na BR-163.
CONSAMU atende grave acidente registrado na BR-163.

  Helicóptero e ambulância do CONSAMU mobilizaram-se, no último sábado (30), para prestar o atendimento as vítimas de um acidente ocorrido na BR-163, em Mercedes. Cinco pessoas foram envolvidas e todas ficaram feridas. O condutor de um dos veículos foi transferido de helicóptero até o Hospital Universitário de Cascavel. Uma criança de 7 anos de idade, que era passageira de um dos veículos, também precisou ser transferida a Cascavel, após a piora do seu quadro de saúde. A transferência foi realizada por uma ambulância de suporte avançado do SAMU de Toledo. Imagens: Marechal News.

02/01/2018

Presidente e Diretor Geral do CONSAMU participam de audiência com o Ministro da Saúde.
Presidente e Diretor Geral do CONSAMU participam de audiência com o Ministro da Saúde.

Na manhã desta sexta-feira (29) o Presidente do CONSAMU, senhor Jucenir L. Stentzler, e o Diretor Geral, senhor José Peixoto da Silva Neto, estiveram reunidos com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília.  A audiência tem como objetivo tratar de assuntos importantes para o Consórcio, tais como o investimento em novas bases descentralizadas e a substituição das ambulâncias do Consamu.

29/12/2017

Samu de Marechal Cândido Rondon presta atendimento em acidente de trânsito.
Samu de Marechal Cândido Rondon presta atendimento em acidente de trânsito.

Na manhã dessa quinta-feira (28) foi registrado um acidente do tipo colisão frontal, que envolveu um caminhão e um veículo de pequeno porte, no trevo do município de Marechal Cândido Rondon. Socorristas do Samu de Marechal Cândido Rondon prestaram o atendimento as vítimas. O helicóptero, operacionalizado pelo Consamu, também foi acionado, realizou a decolagem, porém, devido as condições climáticas não foi possível concluir a operação. O condutor do veículo sofreu maiores complicações. Já a passageira teve escoriações pelo corpo, sem gravidade. Ambos foram encaminhados à unidade hospitalar, pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros. Imagens: Portal Nova Santa Rosa.

28/12/2017

Profissionais do Consamu atendem acidente com múltiplas vítimas, na manhã de hoje.
Profissionais do Consamu atendem acidente com múltiplas vítimas, na manhã de hoje.

Consamu atende acidente com múltiplas vítimas, na manhã de hoje. Um acidente com múltiplas vítimas foi registrado nesta quarta-feira (20), entre Toledo e São Pedro do Iguaçu. Um micro-ônibus realizava o transporte de funcionários da BRF e tombou, resultando em um óbito e várias pessoas feridas. Equipes de socorristas do Consamu foram acionadas, além do Corpo de Bombeiros. Nas últimas horas, aconteceram três graves acidentes, com mais de vinte vítimas reguladas pelo Consamu. Imagens: CGN.

20/12/2017

Gestores do CONSAMU visitam a sede do CISSUL SAMU em Varginha-MG.
Gestores do CONSAMU visitam a sede do CISSUL SAMU em Varginha-MG.

Na manhã de hoje, o Diretor Geral do CONSAMU, Sr. José Peixoto da Silva Neto e o Supervisor Regional, Sr. Eder Fernandes de Oliveira estiveram em Varginha-MG, na sede do CISSUL SAMU, que é considerado o maior SAMU do Brasil. O CISSUL atende uma população estimada em 2 milhões e 700 mil pessoas, com 152 municípios consorciados e 35 bases descentralizadas. Os gestores do CONSAMU conheceram a sede do Consórcio e estiveram na Central de Regulação, onde são realizadas as triagens das ligações da população que necessita do atendimento de urgência e emergência do Samu 192. Atualmente, o CONSAMU possui 16 bases descentralizadas e atende uma população estimada em 930 mil habitantes de 43 municípios que integram a 10ª e 20ª Regional de Saúde do Paraná. A visita técnica teve como principal objetivo a troca de experiências entre os consórcios de saúde. 

19/12/2017

Equipes do CONSAMU atendem vítima de atropelamento.
Equipes do CONSAMU atendem vítima de atropelamento.

Uma vítima de atropelamento foi socorrida pelas equipes do CONSAMU na madrugada de hoje (15), em Guaíra. O paciente, masculino, 49 anos, sofreu um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave. Logo após o ocorrido, foi atendido pela ambulância de suporte avançado do Samu de Guaíra e encaminhado, em estado grave, para a UPA Guaíra. Na manhã de hoje, ele precisou ser transferido a um hospital , em Toledo, por meio do helicóptero e apoio da ambulância de suporte avançado do Samu de Toledo. 

15/12/2017

Médicos e Enfermeiros do CONSAMU recebem capacitação para uso de medicamento.
Médicos e Enfermeiros do CONSAMU recebem capacitação para uso de medicamento.

Médicos e Enfermeiros do CONSAMU receberam capacitação para uso de trombolítico para pacientes vítimas de um tipo específico de Infarto Agudo do Miocárdio . A medicação foi adquirida pela Secretaria Estadual de Saúde e ficará disponível junto ao helicóptero aeromedico, nesta primeira fase do projeto “Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio”. Em breve , as ambulâncias de Suporte Avançado também terão a medicação embarcada . A empresa fornecedora da medicação (Boehringer-Ingelheim) organizou o treinamento nas instalações do Centro Universitário FAG, que disponibilizou sala de aula e o laboratório de habilidades para que atendimentos fossem simulados, fortalecendo o processo de aprendizado. Foi entregue ainda, pelo Estado do Paraná, um aparelho de eletrocardiograma digital para comunicação com um centro de Telemedicina em Curitiba que dará suporte diagnóstico. Imagens: CATVE.

15/12/2017

Capacitação aos profissionais da base de Cascavel.
Capacitação aos profissionais da base de Cascavel.

Profissionais da base do Samu de Cascavel receberam um treinamento, no dia 08 de dezembro de 2017, ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU. O curso, com duração de 08 horas, abordou como principais temas: cinemática do trauma, avaliação primária e secundária no trauma, técnicas de utilização de bandagens, imobilização de fraturas, rolamento e imobilização em prancha rígida, utilização do tracionador de fêmur e manobras para retirada de vítima do veículo (rautek e KED). Participaram do treinamento: técnicos em enfermagem, enfermeiros, motoristas socorristas e médicos.

13/12/2017

 Curso de capacitação aos profissionais do município de Pato Bragado.
Curso de capacitação aos profissionais do município de Pato Bragado.

Profissionais do município de Pato Bragado participaram de um curso de capacitação nos dias 04 de novembro e 02 de dezembro de 2017. O curso sobre “Urgências clínicas, obstétricas e traumáticas” foi ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU, que desenvolveu aulas teóricas e práticas ao público envolvido. Participaram da atividade 20 profissionais, entre eles: médicos, enfermeiros, farmacêutico, recepcionistas, técnicos em enfermagem e motoristas.

12/12/2017

Criança em estado grave é atendida pelas equipes do CONSAMU.
Criança em estado grave é atendida pelas equipes do CONSAMU.

Um trágico acidente foi registrado na tarde de ontem, na BR -277, próximo ao município de Céu Azul. Dois veículos colidiram, uma criança de 9 anos ficou  gravemente ferida e três vítimas foram a óbito no local. A ocorrência mobilizou várias equipes de socorro, entre elas, uma ambulância do SAMU de Céu Azul e o helicóptero, que fez o transporte imediato da criança até o Hospital Universitário de Cascavel.

11/12/2017

Socorristas do Samu de Nova Aurora atendem policiais em acidente.
Socorristas do Samu de Nova Aurora atendem policiais em acidente.

Dois policiais de Toledo envolveram-se em um acidente, na manhã de hoje (08), entre Nova Aurora e Cafelândia. O veículo em que trafegavam colidiu contra um ônibus e ambos apresentaram ferimentos leves. Os socorristas do Samu de Nova Aurora prestaram o atendimento pré-hospitalar as vítimas, com apoio dos agentes da Defesa Civil. Em seguida, foram encaminhados ao Pronto Socorro. Imagens: Radar BO.

08/12/2017

Vítima de queimadura é atendida pelas equipes do Consamu.
Vítima de queimadura é atendida pelas equipes do Consamu.

Jovem, 20 anos, teve cerca de 40% do corpo queimado  na manhã de ontem (03), em Catanduvas. O helicóptero operacionalizado pelo Consamu foi acionado e realizou a transferência da vítima até Cascavel. Uma ambulância do Samu de Cascavel recebeu a paciente e a encaminhou ao Hospital Universitário para maiores cuidados. Ela aguarda transferência para um centro de queimados.

04/12/2017

Equipe do CONSAMU realiza treinamento aos profissionais da Unidade de Saúde da Família Cidade Verde, em Cascavel.
Equipe do CONSAMU realiza treinamento aos profissionais da Unidade de Saúde da Família Cidade Verde, em Cascavel.

Com o objetivo de promover a capacitação e aprimorar o conhecimento dos profissionais da Unidade de Saúde da Família Cidade Verde, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CONSAMU realizou uma Capacitação em Urgências e Emergências Clínicas aos profissionais.   O treinamento aconteceu no dia 21 de novembro de 2017. O público alvo recebeu instrução teórica e prática referente às principais situações de urgência e emergência clínicas, bem como instrução sobre suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória adulto e pediátrico. Participaram da atividade: técnicos em enfermagem, agentes comunitárias de saúde, médico, enfermeira, assistente social, atendente de farmácia e atendente administrativo.

29/11/2017