Notícias

 Equipes do helicóptero e Samu de Palotina atendem recém-nascido.
Equipes do helicóptero e Samu de Palotina atendem recém-nascido.

Recém-nascido de apenas 12 horas de vida foi transferido de helicóptero até o Hospital Bom Jesus, em Toledo, na última sexta-feira (28). Ele apresentou problemas respiratórios e necessitou de internamento em UTI Neonatal. A equipe de socorristas do Samu de Palotina realizou a transferência do bebê do Hospital Municipal até o local de pouso da aeronave. 

31/07/2017

Curso de Capacitação para Novos Profissionais - Turma XIV
Curso de Capacitação para Novos Profissionais - Turma XIV

  No dia 22/07/2017, encerraram-se as aulas teóricas e práticas do Curso de Capacitação para novos profissionais do CONSAMU, turma XIV, nomeados no último Concurso Público. Com duração de 12 dias, o curso foi ministrado pela equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do CONSAMU, e abordou como principais temas e situações de urgência e emergência: - Atendimento ao trauma; - Suporte básico e avançado de vida em parada cardiorrespiratória; - Urgências psiquiátricas; - Urgências obstétricas; - Aulas práticas nas ambulâncias; - Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas (AMUVI). Participaram da atividade 21 profissionais: enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas socorristas. Com a finalização do curso, estes profissionais estão passando por um período de estágios nas ambulâncias, para que estejam aptos a assumir a sua função.

28/07/2017

Samu de Marechal Cândido Rondon socorre motociclista.
Samu de Marechal Cândido Rondon socorre motociclista.

A equipe do Samu de Marechal Cândido Rondon foi acionada na tarde dessa quarta-feira (26) para realizar o atendimento a vítima de um acidente, ocorrido na avenida da cidade. A colisão envolveu uma motocicleta e um veículo. Devido ao impacto, a motociclista sofreu ferimentos, foi atendida pelos socorristas e encaminhada ao hospital.

27/07/2017

Samu de Palotina presta atendimento em acidente de trânsito
Samu de Palotina presta atendimento em acidente de trânsito

Um acidente de trânsito do tipo capotamento foi registrado na Avenida Independência, em Palotina, no último final de semana. A equipe do Samu de Palotina esteve no local para prestar atendimento as vítimas, que não apresentaram ferimentos graves. O veículo perdeu o controle da direção, capotou e atingiu um automóvel estacionado.

25/07/2017

Profissionais do Consamu participam de treinamento no Autódromo, em Cascavel.
Profissionais do Consamu participam de treinamento no Autódromo, em Cascavel.

Após a convocação do último Concurso Público realizado pelo Consamu, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores estão em fase de treinamento, que está sendo ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Consamu). Após a exposição do conteúdo teórico e prático, todos passarão por uma avaliação de desempenho. Nessa semana, um dos treinamentos aconteceu no Autódromo de Cascavel. Os profissionais receberam um treinamento de técnicas de atendimento e ambientação nas ambulâncias. Na sequência, os novos condutores participaram de técnicas de direção defensiva, posicionamento de veículos de emergência em cena de ocorrência, deslocamento em comboio e escolta de viaturas em deslocamento de emergência. Eles vivenciam simulações de atendimentos, na prática, para que estejam aptos e capacitados no momento do acionamento do Serviço 192.

21/07/2017

Adolescente é atendido pela equipe do Samu de Palotina.
Adolescente é atendido pela equipe do Samu de Palotina.

Adolescente sofre acidente em pista de bicicross, na tarde de ontem (18), em Palotina. Ele sofreu uma queda de bicicleta e apresentou ferimentos na perna. A equipe do Samu de Palotina prestou o atendimento imediato a vítima. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital Municipal da cidade. O pai da vítima elogiou a agilidade no atendimento prestado pelos socorristas do Samu.

19/07/2017

Equipe do Consamu realiza audiências nos municípios de Maripá, Palotina, Mercedes e Marechal Cândido Rondon.
Equipe do Consamu realiza audiências nos municípios de Maripá, Palotina, Mercedes e Marechal Cândido Rondon.

Na última sexta-feira (14) o presidente do Consamu, acompanhado do diretor geral, do diretor de enfermagem e da assessora do Consórcio estiveram realizando novas audiências em diferentes municípios da região. No município de Maripá, a audiência ocorreu na presença do prefeito, Anderson Bento Maria, para tratar sobre o atendimento realizado pelo Samu. Houve uma visita ao lago municipal e a Unidade de Pronto Atendimento, para conhecer um pouco dos serviços prestados a populaçãomaripaense.  Em Palotina, a diretoria do Consamu conheceu o Hospital Municipal Quinto Abrão Delazeri , um novo espaço que vai abrigar o Samu, em breve. A arquiteta, Daiane Basso, apresentou o projeto que está sendo finalizado. A secretária de saúde, Eliane Signor, o diretor do Hospital, Dr. Robson, a coordenadora, Mayara Kuki, a chefe de gabinete, Jaqueline Delai, e a equipe do Samu do município, acompanharam a visita. Em Mercedes, a reunião aconteceu com a prefeita, Cleci Loffi, e o secretário de saúde, Edson Schug. Em caso de ocorrência, a cidade é atendida pela ambulância do Samu de Marechal Cândido Rondon, e eventualmente, pelo Samu de Guaíra. A equipe foi até o Centro de Saúde para conversar com os profissionais da área.  Em Marechal Cândido Rondon, a audiência foi com o prefeito, Márcio Rauber. O município possui base uma base descentralizada do Samu e conta com nove unidades de saúde e um pronto atendimento 24 Hrs. Na oportunidade, foi realizada uma visita ao hospital do município e a base do Samu.  As audiências têm a finalidade de conhecer o suporte prestado pelo Samu e buscar soluções para melhorar o atendimento do serviço.

17/07/2017

Samu de Santa Helena atende idoso em acidente.
Samu de Santa Helena atende idoso em acidente.

Socorristas do Samu de Santa Helena prestaram atendimento a um idoso, 79 anos, vítima de um acidente ocorrido na manhã de ontem, em Santa Helena. Ele conduzia uma bicicleta elétrica e foi atingido por um veículo, que trafegava pelo local. Devido a queda, o idoso teve ferimentos na cabeça e sentia dores pelo corpo. A equipe realizou o primeiro atendimento e o encaminhou ao Pronto Atendimento Municipal, para maiores cuidados.

11/07/2017

Equipe do Consamu realiza audiências nos municípios de Quatro Pontes, Nova Santa Rosa e Guaíra.
Equipe do Consamu realiza audiências nos municípios de Quatro Pontes, Nova Santa Rosa e Guaíra.

Na manhã de ontem, o Presidente do Consamu, acompanhado do Diretor Geral e demais membros da equipe administrativa do Consamu estiveram realizando audiência na Prefeitura de Quatro Pontes, com o prefeito municipal, João Laufer, para tratar sobre o atendimento prestado pelo Samu. Na sequência, houve a visita na Unidade Básica de Saúde do município, para conhecer um pouco do atendimento realizado a população. O município com pouco mais de 4 mil habitantes não possui base do Samu, sendo atendido pela equipe de Marechal Cândido Rondon. O Secretário da Saúde, Max Wickert, também participou do encontro. Em Nova Santa Rosa, a audiência foi com o prefeito Norberto Pinz, onde também foram tratados assuntos sobre os serviços de urgência e emergência prestados pelo Samu no município. O atendimento é realizado pela base de Marechal Cândido Rondon ou Toledo. Houve também uma visita na Unidade de Saúde Lídia Boll, na companhia do prefeito e da enfermeira, Gládis Silva. O Diretor Geral do Consamu , Senhor José Peixoto, o Diretor de Enfermagem, Carlos Augusto Pereira e a Assessora, Nedir Constantin, acompanharam o encontro.  Na semana passada, a audiência aconteceu no município de Guaíra com o prefeito, Heraldo Trento, que fez uma avaliação do atendimento prestado pelo Samu. Na ocasião, foi realizada uma visita na base descentralizada do Samu-Guaíra, na presença do Prefeito da cidade, do Secretário de Saúde, Marcos Rigolon, e do Coordenador Administrativo Financeiro da Saúde, José Gonçalves Dias Neto. O município possui uma base que atende tanto as ocorrências de Guaíra quanto Terra Roxa. A equipe está realizando audiências nos 43 municípios consorciados para conhecer a realidade dos serviços prestados e procurar soluções para sanar eventuais problemas nos atendimentos do Samu.

07/07/2017

Consamu realiza palestra aos profissionais de saúde do município de Tupãssi.
Consamu realiza palestra aos profissionais de saúde do município de Tupãssi.

Profissionais do município de Tupãssi participaram de uma palestra, no dia 28 de junho de 2017, sobre a estrutura e funcionamento do CONSAMU. O tema foi ministrado pelos integrantes do Núcleo de Educação Permanente – NEP/Consamu. Estiveram presentes, o Secretário de Saúde do município, Senhor Lari Pedro Nunes, e cerca de 35 profissionais, entre eles: médicos, enfermeiros, assistente social, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, farmacêutica, psicóloga e funcionários do setor administrativo das Unidades de Saúde. 

05/07/2017

Samu de Palotina atende vítima de acidente.
Samu de Palotina atende vítima de acidente.

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã do último domingo (02), na rodovia PR-182, trecho entre Palotina e Vila Paraíso. A colisão entre dois veículos deixou um dos condutores com ferimentos leves na cabeça. Ele foi socorrido pela equipe do Samu de Palotina e encaminhado ao Hospital municipal.

04/07/2017

Paciente é atendido pela equipe do Samu de jesuítas e do aeromédico
Paciente é atendido pela equipe do Samu de jesuítas e do aeromédico

Após ser diagnosticado com IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), paciente, masculino, 56 anos de idade, foi transferido de Iracema do Oeste até o Hospital Nossa Senhora da Salete, na tarde de ontem (29). Foi necessário o atendimento da ambulância do Samu de Jesuítas e do Serviço Aeromédico, para que fosse possível a estabilização e a remoção da vítima até o Hospital de destino.

30/06/2017

Equipe do CONSAMU realiza audiências em Santa Tereza do Oeste e Lindoeste.
Equipe do CONSAMU realiza audiências em Santa Tereza do Oeste e Lindoeste.

Presidente do Consórcio e prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, realizou reuniões visando conhecer a demanda de cada município com relação ao atendimento do Samu. Conhecer a demanda relacionada aos atendimentos feitos pelo Samu nos 43 municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu) é um dos objetivos do presidente e prefeito de Palotina, Jucenir Stenzler, que realizou audiências nas cidades de Santa Tereza do Oeste e Lindoeste, na última quinta-feira, dia 22. Em Santa Tereza do Oeste, município com pouco mais de 12 mil habitantes, Jucenir manteve audiência com o prefeito Elio Marciniak, popularmente conhecido como “Kabelo” e o secretário de Finanças, Edivan Zen Amaral. Na oportunidade, o chefe do executivo salientou que o maior empecilho em relação ao Consórcio é a forma que estão sendo distribuídas as obrigações entre os entes da federação, onde a maior parte dos recursos aportados é dos municípios que integram o Consamu. Durante a conversa, Kabelo anunciou que em breve a base do Samu será transferida para um local próprio para melhor atender a população e oferecer melhores condições para as equipes de socorristas. Atualmente, a base está anexada à unidade de saúde. Em Lindoeste, o encontro na prefeitura foi com o prefeito José Romualdo, conhecido como “Zezinho” e a equipe de saúde. O município com cerca de 5.500 habitantes não possui base do Samu, sendo atendido pela ambulância de Capitão Leônidas Marques, e eventualmente, por Santa Tereza. Os pacientes recebem o primeiro atendimento no Hospital Municipal do município que conta com 21 leitos, e quando há casos mais graves são encaminhados para Cascavel. Zezinho relatou que a grande dificuldade muitas vezes está com relação à regulação, ou seja, o fechamento do diagnóstico para deslocamento da ambulância para prestar o atendimento. Para o diretor geral do Consamu, José Peixoto, essas audiências com os prefeitos, antes inexistentes, permitem conhecer a realidade de cada município e melhorar os serviços do Samu. “Esses encontros são benéficos para o Consórcio, pois assim podemos identificar eventuais problemas. Por isso, é importante que os responsáveis oficializem nossa equipe administrativa sobre o atendimento prestado para que possamos ter uma avaliação sobre o andamento do sistema”, destaca. O presidente do Consamu, Jucenir Stentzler, avaliou os encontros de maneira positiva e enalteceu o trabalho desempenhado pelos prefeitos em cada município. “Dessa forma poderemos avaliar o atendimento do Samu nos 43 municípios do Consórcio e buscar soluções para melhorar o atendimento a população”, disse. As audiências foram acompanhadas pelo Diretor geral do Consamu, José Peixoto; Diretor de Enfermagem, Carlos Augusto Pereira, e pela assessora, Nedir Constantin. Fonte: Assessoria de Comunicação de Palotina.

28/06/2017

Samu de Capitão Leônidas Marques realiza parto no interior da ambulância.
Samu de Capitão Leônidas Marques realiza parto no interior da ambulância.

A equipe do Samu de Capitão Leônidas Marques foi acionada, na madrugada de ontem (26). Inicialmente, seria apenas uma transferência da gestante até o Hospital Universitário de Cascavel. No entanto, as contrações intensificaram-se e o bebê nasceu, no interior da ambulância, com todo o suporte técnico da equipe. Em seguida, mãe e filha foram levadas ao HUOP-Cascavel para atendimento médico e outros procedimentos obrigatórios. De acordo com informações, ambas passam bem.

27/06/2017

Presidente do Consamu participa de audiência na Itaipu Binacional.
Presidente do Consamu participa de audiência na Itaipu Binacional.

O Encontro teve o objetivo de solicitar uma audiência com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. O presidente do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu) e prefeito de Palotina, Jucenir Leandro Stentzler esteve na última quinta-feira, dia 22, no Centro Executivo da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, onde realizou audiência com o assistente do diretor-geral brasileiro, Alexandre Teixeira. A reunião contou com a participação do diretor geral do Consamu, José Peixoto que realizou uma explanação das atividades promovidas pelo Samu no oeste paranaense. Além disso, foram apresentadas algumas demandas do consórcio como a substituição de 15 ambulâncias e a possibilidade de aporte de recursos por parte do Governo Federal. “Nossas ambulâncias já rodam há bastante tempo, algumas com 10 e 12 anos de uso. Portanto, necessitam ser trocadas para melhorar ainda mais o atendimento a população”, destacou Peixoto. Alexandre Teixeira atua como representante no estado do Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele se comprometeu a agendar uma audiência com o ministro para tratar do assunto já nos próximos dias. Atualmente, 43 municípios integram o Consamu, destes, 16 possuem base descentralizada. Fonte: Assessoria de Comunicação de Palotina.

27/06/2017

Samu de Santa Helena presta socorro em acidente na PR-488.
Samu de Santa Helena presta socorro em acidente na PR-488.

Um acidente registrado na manhã do último sábado (24) deixou uma criança ferida, na PR-488, entre Santa Helena e o distrito de Esquina Céu Azul. Houve uma colisão entre dois veículos. A equipe do SAMU de Santa Helena foi acionada e prestou o atendimento aos envolvidos e a criança, que foi encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal.

26/06/2017