Notícias

Curso de Capacitação para Novos Profissionais do Consamu.
Curso de Capacitação para Novos Profissionais do Consamu.

Entre os dias 22 e 27 de maio de 2017, o CONSAMU ofereceu um curso de capacitação para os novos profissionais aprovados no último Processo Seletivo Simplificado. A equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) foi quem ministrou o curso. A atividade incluiu orientação sobre a estrutura e funcionamento do CONSAMU e instrução teórica e prática referente às principais situações de urgência, como o atendimento ao trauma, suporte básico à vida, suporte avançado à vida em parada cardiorrespiratória, manejo de vias aéreas, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas e outras urgências clínicas. Participaram da atividade aproximadamente quinze profissionais, que após o término do curso, passaram por um período de estágio prático.

06/06/2017

Samu de Quedas do Iguaçu atende vítima de disparos de arma de fogo.
Samu de Quedas do Iguaçu atende vítima de disparos de arma de fogo.

Paciente, sexo masculino, 30 anos, recebeu o atendimento da equipe do Samu de Quedas do Iguaçu, na noite de ontem (04). Após ser atingido por disparos de arma de fogo, o jovem foi socorrido e encaminhado, em estado grave, ao Hospital Universitário de Cascavel, para a realização de procedimentos cirúrgicos.  Imagens: CGN.

05/06/2017

Samu de Toledo atende acidente.
Samu de Toledo atende acidente.

Vítimas de acidente entre carro e moto foram atendidas pelos socorristas do Samu de Toledo. O fato ocorreu na Vila Pioneira, na tarde de ontem (01). As duas ocupantes da moto colidiram em um veículo estacionado e tiveram ferimentos pelo corpo. Ambas receberam o devido atendimento e em seguida foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento de Toledo.

02/06/2017

Adolescente é socorrida pela equipe do Samu de Cascavel.
Adolescente é socorrida pela equipe do Samu de Cascavel.

Na noite de ontem (29), socorristas do Samu de Cascavel foram acionados para atender uma adolescente, 16 anos, que fez a ingestão de medicamentos antidepressivos e sentiu-se mal. Foi atendida na região central de Cascavel e encaminhada ao Hospital São Lucas. Após o atendimento, ela apresentou quadro clínico estável. Imagens: CGN.

30/05/2017

Gestante é atendida pela equipe do Samu de Jesuítas.
Gestante é atendida pela equipe do Samu de Jesuítas.

O Samu de Jesuítas prestou atendimento a uma gestante, na manhã de ontem (25). Ela foi vítima de acidente automobilístico do tipo capotamento, na rodovia PR-317. A mulher teve ferimentos pelo corpo, recebeu os primeiros cuidados da equipe de socorristas e foi encaminhada a uma Unidade de Saúde, em Jesuítas.

26/05/2017

Samu de Santa Tereza do Oeste socorre vítima em acidente.
Samu de Santa Tereza do Oeste socorre vítima em acidente.

O acidente envolveu um veículo e uma carreta que seguia em sentido contrário. A colisão ocorreu após a tentativa de ultrapassagem do veículo, na manhã de ontem (24), em Lindoeste. O passageiro do Vectra ficou preso nas ferragens, sofreu ferimentos moderados e foi atendido por socorristas do SAMU de Santa Tereza do Oeste. O atendimento contou ainda com o apoio de uma ambulância do município de Lindoeste e do Siate para desencarcerar e encaminhar a vítima à UPA Veneza. Os condutores não se feriram.

25/05/2017

Samu de Palotina presta atendimento em acidente.
Samu de Palotina presta atendimento em acidente.

Uma motocicleta e um veículo envolveram-se em um acidente, na noite de ontem (22), em Palotina. A mulher que conduzia a moto sofreu escoriações e necessitou de atendimento imediato dos socorristas do SAMU de Palotina. Em seguida, precisou ser e transferida ao Hospital Municipal da cidade. Imagens: Radarbo.

23/05/2017

Samu de Santa Helena atende motociclista.
Samu de Santa Helena atende motociclista.

Uma colisão envolvendo um veículo e uma motocicleta ocorreu na manhã de hoje (18), no perímetro urbano da PR-31, em Santa Helena. Apenas o motociclista sofreu ferimentos leves. A equipe do Samu de Santa Helena foi acionada para prestar o atendimento no local do acidente e em seguida encaminhou o paciente ao Pronto Atendimento Municipal. Imagens: Correio do Lago.

18/05/2017

Unidade Saúde da Família de Cascavel recebe capacitação pela  equipe do Consamu.
Unidade Saúde da Família de Cascavel recebe capacitação pela equipe do Consamu.

No dia 10/05/2017, integrantes da equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do CONSAMU estiveram na Unidade de Saúde da Família do Parque Verde, em Cascavel, realizando uma Capacitação em Urgências e Emergências Clínicas aos profissionais.  O treinamento incluiu instrução teórica e prática referente às principais situações de urgência e emergência clínicas, bem como instrução sobre suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória neonatal, pediátrica e adulto. A atividade foi realizada para toda a equipe da Unidade de Saúde da Família: médicos, enfermeiros, assistente social, dentista, técnicos em enfermagem, agentes comunitárias de saúde, zeladoras, entre outros. O treinamento teve como objetivo promover um processo de capacitação e educação permanente dos trabalhadores da saúde, melhorando o atendimento às urgências e emergências.

15/05/2017

Equipes do Consamu revertem quadro de parada cardiorrespiratória.
Equipes do Consamu revertem quadro de parada cardiorrespiratória.

  A equipe de socorristas do Consamu de Assis Chateaubriand obteve êxito em mais uma ocorrência, na manhã de ontem (11). Idoso, 77 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória, e os socorristas, após muito trabalho e utilização de técnicas de massagem para reanimação conseguiram reverter o quadro. O resultado foi um sucesso e a vítima foi transferida pela USA (Unidade de Suporte Avançado) até o Hospital Bom Jesus, em Toledo. Imagens: Rádio Jornal AM.

12/05/2017

Consamu ministra palestra aos profissionais do Consultório de Rua de Cascavel.
Consamu ministra palestra aos profissionais do Consultório de Rua de Cascavel.

O Consamu ofereceu uma palestra, ministrada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente – NEP, no último dia (28). O assunto abordado: Urgências e Emergências Psiquiátricas foi destinado aos profissionais do Consultório de Rua de Cascavel. A atividade incluiu orientações sobre a abordagem ao paciente com transtorno mental, com instrução teórica e prática e atualização de procedimentos relacionados ao atendimento.

08/05/2017

Idosa é atendida pela equipe do Consamu.
Idosa é atendida pela equipe do Consamu.

Com diagnóstico de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), paciente idosa, 77 anos, foi transferida até o Hospital Nossa Senhora da Salete de Cascavel, na tarde do último sábado (06). A transferência da vítima ocorreu do Hospital São Francisco de Jesuítas e foi prestada pelas equipes do Consamu de Jesuítas e do Serviço do Helicóptero.

08/05/2017

Curso de Capacitação para novos profissionais - Turma XII
Curso de Capacitação para novos profissionais - Turma XII

No dia 29/04/17, encerrou-se o Curso de capacitação para novos profissionais do CONSAMU – turma XII, ministrado pela equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Consamu.  Os assuntos abordados foram: - Apresentação da estrutura e funcionamento do CONSAMU;  - Atendimento ao paciente vítima de trauma;  - Urgências psiquiátricas;  - Assistência ao trabalho de parto, parto e recém-nascido;  - Abordagem ao atendimento de múltiplas vítimas – AMUVI; parada cardio respiratória adulto e pediátrica e outras urgência clínicas.  O curso teve uma carga horária de 44 horas, com exposição de conteúdo teórico e prático, tendo como objetivo preparar o profissional para atuar no ambiente pré-hospitalar.

05/05/2017

Concurso Público.
Concurso Público.

As inscrições do Concurso Público para provimento de cargos vagos do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste/CONSAMU estão abertas e encerram-se no dia 10/05/2017. As vagas são para: Agente Administrativo, Assessor Jurídico, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico 24 horas, Médico 12 horas, Motorista Socorrista (Condutor de Ambulância), Rádio Operador, Técnico Auxiliar de Regulação Médica- TARM (telefonista) e Técnico em Enfermagem. As provas escritas objetivas serão realizadas nas seguintes cidades do Estado do Paraná: Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Corbélia, Guaíra , Guaraniaçu, Jesuítas , Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Palotina , Quedas do Iguaçu, Santa Helena , Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná. A íntegra do Edital e seus respectivos anexos encontram-se afixados em mural no CONSAMU e nos endereços eletrônicos:  www.consamu.com.br e  www.saber.srv.br , ou acesse o link: https: https://saber.srv.br/concursos/concurso/17

03/05/2017

Consamu de Assis Chateaubrind atende vítimas em acidente.
Consamu de Assis Chateaubrind atende vítimas em acidente.

Um acidente foi registrado, na manhã de hoje (03), em Assis Chateaubriand. Duas passageiras ficaram feridas após o capotamento do veículo em que trafegavam. As vítimas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pela equipe do Consamu de Assis Chateaubriand. Após os devidos cuidados, foram encaminhadas ao Hospital Beneficente da cidade.

03/05/2017

Consamu atende surto psicótico
Consamu atende surto psicótico

Uma equipe do Consamu foi acionada, na noite de ontem (26 ), para atender um caso de surto psicótico ocorrido no terminal leste, em Cascavel-PR. A vítima precisou ser contida, medicada, e em seguida encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Veneza, pelos socorristas. A Guarda Municipal de Cascavel também esteve presente e auxiliou o atendimento. Imagens: Catve.

27/04/2017